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NINJA H2R 2025

SINTA A LIBERDADE

Refª: H2R

EM DESTAQUE

Empurrar os limites da engenharia e do desempenho é uma das poucas motocicletas que realmente merecem ser chamadas de Ícones Instantâneos. Criada sem compromissos e beneficiando da força coletiva da Kawasaki Heavy Industries, a Ninja H2R exige respeito e atrai os pilotos mais habilidosos e comprometidos.

A H2R apresenta: suspensão traseira Öhlins, quick-shifter ascendente e descendente, dispositivos aerodinâmicos, gestão em curva e um visor de ângulo de inclinação.

Ninja H2R, faça a sua parte na história.

Este veículo não é fabricado para uso em vias públicas.

  

Características

 

Supercompressor concebido internamente

O supercompressor utilizado na Ninja H2R foi concebido pelos engenheiros de motores de motociclos da Kawasaki, com assistência de outras empresas do Grupo KHI, nomeadamente a Gas Turbine & Machinery Company, a Aerospace Company e a Corporate Technology Division.

  

Unidade de potência concebida para suportar 300 PS de potência 

Apesar da sua familiar configuração de quatro cilindros em linha, a unidade de potência da Ninja H2R está carregada de tecnologia desenvolvida especificamente para este motor supercomprimido: algumas novas, outras com know-how do Grupo Kawasaki.

  

Transmissão de anéis deslizantes (Dog-ring Transmission) 

Para facilitar passagens de caixa suaves e rápidas, foi selecionada uma transmissão do tipo "dog-ring". Este tipo de transmissão é comummente encontrado no MotoGP ou na Fórmula 1 e foi desenvolvida com feedback da Kawasaki Racing Team.

  

Válvulas de aceleração eletrónicas 

O sistema de atuação totalmente eletrónico da Kawasaki permite que a ECU controle o volume tanto do combustível (através dos injetores de combustível) como do ar (através das válvulas de aceleração) fornecidos ao motor. 

A injeção ideal de combustível e a posição das válvulas de aceleração resultam numa resposta do motor suave e natural, bem como na potência ideal do motor. O sistema também contribui significativamente para a redução de emissões.

  

Carroçaria aerodinamicamente concebida 

Não é por acaso que, vista de lado, a Ninja H2R não parece ter a postura agressiva inclinada para a frente da maioria dos modelos modernos de supersport.

  

Geração de força descendente (Downforce) 

Em vez de espelhos retrovisores, a Ninja H2R possui asas de CFRP montadas na carenagem superior.

  

Sistema de escape totalmente em titânio 

O sistema de escape totalmente em titânio tem um design muito simples, consistindo no coletor de escape, tubos coletores, um tubo de ligação e um silenciador do tipo megafone reto.

  

Braço oscilante unilateral 

O braço oscilante unilateral permite que o silenciador de escape seja montado mais próximo da linha central da moto, garantindo um ângulo de inclinação elevado para curvas desportivas.

  

Pintura original Kawasaki Silver-mirror 

A nova pintura altamente durável da Kawasaki apresenta um revestimento especial que permite que os riscos se auto-reparem, mantendo assim o acabamento de alta qualidade†.

Os segmentos macios e duros do revestimento trabalham em conjunto como uma mola química, criando um efeito trampolim que absorve impactos.
† Notas: 1. Em alguns casos, pode demorar cerca de uma semana para a recuperação. 2. A pintura não se recupera no caso de riscos causados por moedas, chaves ou fechos de correr.
Embraiagem hidráulica e limitador de binário reverso (Back-torque Limiter)
Uma embraiagem hidráulica de alta qualidade requer menos manutenção, garantindo que a condição inicial de toque pode ser mantida. E com componentes Brembo, a linearidade soberba e a atuação suave também são benefícios.

  

Cabeça do cilindro 

Várias considerações foram feitas no design da cabeça do cilindro para garantir o desempenho de arrefecimento necessário para o motor supercomprimido. As grandes passagens de líquido de refrigeração resultam no arrefecimento ideal para a câmara de combustão.

  

Entrada de ar Ram Air 

O ar fornecido ao supercompressor entra através de duas entradas Ram Air na carenagem superior. A área frontal total das entradas é de aproximadamente 13.000 mm² — ilustrando a quantidade de ar necessária para atingir mais de 300 PS de potência.

  

Quadro em treliça 

A utilização de uma construção em treliça ofereceu uma solução elegante e leve para atender aos requisitos de desempenho do chassis.

  

Jatos de óleo 

No interesse de manter o motor compacto e simples, um único sistema de lubrificação fornece óleo de arrefecimento para os componentes do motor, supercompressor e transmissão.

  

Marca Kawasaki River Mark 

Foi obtida uma permissão especial para usar a River Mark na Ninja H2R. Normalmente, a sua utilização num produto é reservada para modelos de significado histórico.

  

Visor de ângulo de inclinação 

Os novos instrumentos incluem um visor de ângulo de inclinação e uma função de registo do ângulo máximo de inclinação (possível graças à adição da Unidade de Medição Inercial - IMU).

  

KQS (Kawasaki Quick Shifter) 

A Ninja H2R foi a primeira motocicleta da Kawasaki a ser equipada de fábrica com um quick shifter. A partir de 2017, o quick shifter também permite reduções de marcha sem embraiagem.

  

KCMF (Kawasaki Cornering Management Function) 

O KCMF monitoriza os parâmetros do motor e do chassis durante toda a curva — desde a entrada, passando pelo ápice, até à saída da curva — modulando a força de travagem e a potência do motor para facilitar uma transição suave entre aceleração e travagem e vice-versa, ajudando os pilotos a seguir a trajetória pretendida.

  

Na Ninja H2, o KCMF supervisiona os seguintes sistemas: 

  • KTRC (incluindo controlo de tração, wheelie e deslizamento)
  • KLCM
  • KIBS (incluindo controlo de inclinação e travagem em curva)
  • Kawasaki Engine Brake Control
  • Posição de condução e ergonomia
  • A posição de condução foi projetada para velocidades ultra-altas e pilotagem em circuito. Para ajudar a suportar o piloto durante acelerações intensas, apoios para a anca flanqueiam a parte traseira do assento. O suporte para a anca é ajustável 15 mm para trás para se adaptar ao tamanho do piloto.

 

Travões Brembo 

Um par de enormes discos Brembo semi-flutuantes Ø 330 mm com uma espessura de 5,5 mm oferecem uma força de travagem soberba.

  

Suspensão traseira Öhlins TTX36 

A adição do amortecedor TTX da Öhlins oferece numerosos benefícios ao piloto:

  • Maior estabilidade traseira
  • Amortecimento excelente e maior conforto de condução
  • Maior estabilidade a alta velocidade
  • Amortecedor de direção eletrónico Öhlins
  • O amortecedor de direção eletrónico da Kawasaki foi desenvolvido em conjunto com a Öhlins, um dos fabricantes de amortecedores de direção mais populares e respeitados.

 

Bosch IMU

A utilização da compacta IMU da Bosch permite adicionar uma camada adicional de precisão aos já avançados sistemas KTRC, KLCM e KIBS. A IMU monitoriza a inércia ao longo de 6 graus de liberdade (DOF). Aceleração nos eixos longitudinal, transversal e vertical, além da taxa de rotação e taxa de inclinação, são medidas.

 

Especificações

 

Motor

Tipo de motor: Refrigerado a líquido, 4 tempos, quatro cilindros em linha com Supercharger
Relação de compressão: 8.3:1
Sistema de válvulas: DOHC, 16 válvulas
Diâmetro x curso: 76,0 x 55,0 mm
Cilindrada: 998 cm³
Sistema de alimentação: Injeção de combustível com dupla injeção: 50 mm x 4
Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter húmido
Sistema de arranque: Elétrico
Sistema de ignição: Digital

 

Performance & Transmissão

Potência máxima: 228,0 kW {310 PS} / 14.000 rpm
Potência máxima com RAM Air: 240,0 kW {326 PS} / 14.000 rpm
Binário máximo: 165,0 N•m {16,8 kgf•m} / 12.500 rpm
Transmissão: 6 velocidades, retorno
Embraiagem: Húmida, multi-disco
Relação de redução primária: 1.551 (76/49)
Relação de caixa 1ª: 3.188 (51/16)
Relação de caixa 2ª: 2.526 (48/19)
Relação de caixa 3ª: 2.045 (45/22)
Relação de caixa 4ª: 1.727 (38/22)
Relação de caixa 5ª: 1.524 (32/21)
Relação de caixa 6ª: 1.348 (31/23)
Transmissão final: Corrente selada
Relação de redução final: 2.333 (42/18)

 

Chassis & Dimensões

Tipo de quadro: Treliça, aço de alta resistência
Avanço: 108 mm
Curso da roda dianteira: 120 mm
Curso da roda traseira: 135 mm
Pneu dianteiro: 120/600 R17
Pneu traseiro: 190/650 R17
Comprimento x Largura x Altura: 2.070 x 850 x 1.160 mm
Ângulo de direção E/D: 27° / 27°
Distância entre eixos: 1.450 mm
Distância ao solo: 130 mm
Capacidade do depósito: 17,0 litros
Altura do assento: 830 mm
Peso em ordem de marcha: 216 kg

 

Travões & Suspensão

Tipo de travão dianteiro: Discos duplos semiflutuantes Brembo
Diâmetro do travão dianteiro: Ø 330 mm
Tipo de pinça do travão dianteiro: Brembo radial-mount, Stylema monobloco, oposta de 4 pistões
Tipo de travão traseiro: Disco simples
Diâmetro do travão traseiro: Ø 250 mm
Tipo de pinça do travão traseiro: Brembo, oposta de dois pistões
Tipo de suspensão dianteira: Forquilha invertida com ajuste de compressão, retorno, pré-carga da mola e molas de topo
Diâmetro da suspensão dianteira: Ø 43 mm
Tipo de suspensão traseira: Uni-Trak, amortecedor Öhlins TTX36 a gás com reservatório piggyback, ajuste de compressão, retorno, pré-carga da mola e mola de topo

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