A WR450F proporciona um nível totalmente novo de controlo para desfrutar da melhor performance em todos os tipos de terrenos rápidos, escorregadios e técnicos. Equipada com o potente motor de 450 cc de nova geração da Yamaha e com um novo chassis compacto em alumínio, ambos desenvolvidos diretamente a partir da mais recente YZ450F vencedora de MXGP, a nova WR450F garante-lhe o controlo absoluto.
Nascida para competir
Capaz de entregar níveis mais elevados de potência de forma linear, o motor de cabeça invertida de 450 cc é mais leve e mais rápido do que nunca. A ECU específica para enduro e a transmissão de 5 velocidades com relações de transmissão mais longas aumentam a performance e a tração ao longo de uma ampla gama de velocidades. A aplicação Power Tuner renovada facilita a seleção do mapeamento certo para desfrutar do controlo total numa grande variedade de condições de pista e climatéricas.
Equipada com um chassis leve em alumínio, a WR450F sente-se mais compacta e mais ágil do que nunca. A carroçaria integrada ultrafina e o assento mais plano tornam as mudanças de peso do condutor mais rápidas e fáceis, para desfrutar do mais elevado nível de manobrabilidade. Além disso, a melhor suspensão KYB do segmento está 10 mm mais baixa e conta com definições revistas para aumentar a performance em curva a baixa velocidade.
Características
Nova geração do motor baseado na YZ450F
Por vezes, não há substituto para a potência. A nova geração do motor de cabeça invertida, mais leve, de 450 cc a 4 tempos, conta com o mais robusto e mais avançado design alguma vez usado numa moto de enduro da Yamaha. A admissão virada para a frente e o cilindro inclinado para trás proporcionam mais potência em todos os regimes de motor, o que lhe dá a confiança para deixar a concorrência para trás.
Admissão de ar de maior eficiência
A admissão de ar voltada para a dianteira da WR450F é um design único que permite que o motor de 450 cc funcione com máxima eficiência em todas as rotações. A conduta de admissão direta até às válvulas de admissão de 39 mm proporciona uma resposta instantânea do acelerador para desfrutar de uma aceleração imediata sempre que precisa.
Embraiagem com molas de disco específicas para enduro
Para lidar com o aumento da potência do motor de 450 cc de última geração, os engenheiros da Yamaha desenvolveram uma embraiagem de aço de peça única, durável e compacta, com molas de disco que minimizam o peso do motor e mantém a largura do motor ao mínimo. Com um design específico, otimizado para o enduro, esta nova embraiagem duradoura proporciona arranques suaves, precisos e com grande sensibilidade, sendo concebida para lidar com as condições extremas da condução em enduro.
Transmissão de 5 velocidades, de peso reduzido, com relações longas
Para fazer face às condições de enduro mais exigentes, a WR450F está equipada com uma caixa de 5 velocidades com relações mais longas, especificamente desenvolvidas. Com engrenagens de maior resistência, esta robusta transmissão é ideal tanto para as secções técnicas como para as secções de alta velocidade.
Quadro compacto em alumínio
O chassis em alumínio da WR450F foi desenvolvido a partir da mais recente YZ450F, que tem um excelente registo de vitórias em corridas em MXGP e Supercross. A rigidez das duas traves do quadro foi otimizada para proporcionar um nível de flexibilidade controlado que melhora a absorção dos impactos. A WR450F está equipada com suportes de motor específicos para enduro que melhoram a sensação e a resposta do chassis com rigidez revista.
Carroçaria mais estreita e compacta
A equipa de design da Yamaha reformulou totalmente a carroçaria, o que confere à nova WR450F uma aparência e sensação ainda mais compactas. As tampas do radiador são 50 mm mais estreitas e a secção intermédia da moto também é muito mais fina. A par do assento mais plano, esta nova carenagem melhora a mobilidade do piloto. Os redesenhados guarda-lamas e painéis laterais dão um visual totalmente novo, além de sublinhar a sensação ultracompacta e ágil da moto.
Suspensão KYB melhorada
A WR450F está equipada com uma suspensão dianteira KYB sensível à velocidade e que é líder na classe, e um amortecedor traseiro leve, com afinações de suspensão específicas para enduro, que proporcionam um excelente caráter e uma grande resposta. O curso da suspensão dianteira e traseira é 10 mm inferior ao da moto de motocross, o que reduz a altura do assento e baixa o centro de gravidade para aumentar o controlo a baixa velocidade. Além disso, a suspensão dianteira oferece a possibilidade de fácil ajuste manual da compressão.
Aplicação Power Tuner
O Power Tuner possui uma função de Sintonização Rápida que lhe permite selecionar facilmente qualquer configuração do motor, de Suave a Agressivo, para melhor adaptação às diferentes condições. Também está disponível uma secção de perguntas frequentes que explica a forma mais eficaz de selecionar a melhor afinação do motor e da suspensão para qualquer situação, a par de uma série de sugestões de definições.
Ergonomia otimizada
A WR450F é uma moto concebida para proporcionar o máximo controlo. O triângulo do condutor, criado pela relação entre o banco plano, a posição do apoio para os pés e a localização do guiador, proporciona uma ergonomia idealizada para uma fácil mobilidade do condutor, permitindo-lhe mudar rapidamente a posição do corpo e mover o centro de gravidade para um controlo ideal ao travar, acelerar ou curvar.
Especificações completas para enduro
A WR450F está totalmente preparada para o enduro e inclui uma roda traseira de 18 polegadas, pneus de enduro, sistema de iluminação, painel de instrumentos, ECU especial e uma ventoinha de radiador. O depósito de combustível tem uma capacidade de 7,4 litros e permite um acesso sem ferramentas à caixa do ar, bem como uma proteção do motor e um silenciador do escape que completam as especificações de enduro.
Cor Icon Blue dinâmica
Com a sua carroçaria estreita e resistente com acabamento nas cores Yamaha Racing Icon Blue e com gráficos incorporados, a WR450F de última geração tem um aspeto de "fábrica", quer esteja limpa na linha de partida ou coberta de terra. As leves tampas do radiador realçam a forte herança de competição da moto, enquanto as placas frontais e laterais, com decoração harmonizada em tons de azul, realçam a sua postura agressiva.
Especificações
Motor
Tipo de motor: 4 válvulas, 4 tempos, Refrigeração líquida, DOHC, Monocilíndrico
Cilindrada: 450 cc
Diâmetro x curso: 97 × 60,8 mm
Taxa de compressão: 13,0 : 1
Sistema de lubrificação: Cárter seco
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: 5 velocidades, Sincronizada
Transmissão final: Corrente
Alimentação: Injeção de Combustível
Chassis
Quadro: Berço semiduplo
Ângulo do avanço de roda: 27º00
Trail: 121 mm
Sistema de suspensão dianteira: Suspensão KYB®, câmara dupla invertida totalmente ajustável com percurso sensível à velocidade
Sistema de suspensão traseira: Tipo Link, Braço oscilante
Curso dianteiro: 300 mm
Curso traseiro: 306 mm
Travão dianteiro: Hidráulico, um disco, Ø270 mm
Travão traseiro: Hidráulico, um disco, Ø240 mm
Pneu dianteiro: Com câmara 90/90-21 54R
Pneu traseiro: Com câmara 140/80-18 70R
Dimensões
Comprimento total: 2170 mm
Largura total: 825 mm
Altura total: 1270 mm
Altura do assento: 955 mm
Distância entre eixos: 1480 mm
Distância mínima ao solo: 320 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 119 kg
Capacidade Dep. Combustível: 7,9 l
Capacidade Dep. Óleo: 0,9 l