O seu estilo de vida não tem lugar para falsidades. Se procura um Modern Classic com o legado para entregar os valores de ontem, mas com funcionalidades técnicas e melhorias de suspensão focadas nas estradas de hoje, a Z900RS SE é a única resposta. Uma unidade traseira Öhlins e uma suspensão dianteira retrabalhada, juntamente com outros detalhes, combinam com o espírito visceral de uma lenda dos anos 70, a icónica Z1. Estilo, espetáculo e desempenho, a Z900RS SE tem tudo.
Características
Primeiro Escape Sintonizado da Kawasaki
Embora os motores de quatro cilindros em linha da Kawasaki sejam historicamente conhecidos pelos seus escapes de grande sonoridade, esta é a primeira vez que a Kawasaki realizou pesquisas de som para criar a nota de escape ideal de um modelo. Projetado para provocar uma resposta do piloto, a sintonização do som focou-se no rugido inicial do motor ao ganhar vida, no ralenti e na condução a baixa velocidade, onde o piloto pode desfrutar melhor do ronco profundo do escape.
Bomba Radial
O cilindro mestre da bomba radial dos travões dianteiros também contribui para o controlo e sensação excecionais oferecidos pelas pinças. Para maior segurança na travagem, o ABS é uma funcionalidade padrão na Z900RS SE.
Motor de Quatro Cilindros em Linha Forte e Suave
Tal como a Z1, a Z900RS apresenta um motor de quatro cilindros em linha de 948 cc – uma configuração de motor que oferece inerentemente um grande equilíbrio entre potência e manuseabilidade. A sintonização foca-se na faixa de baixa e média rotação. As rotações aumentam de forma medida, mas muito determinada, dando ao piloto uma sensação de conexão entre o acelerador e a roda traseira.
Travões Brembo
O conjunto de travões dianteiros com componentes Brembo (discos, pinças, pastilhas) oferece maior poder de travagem e contribui para um controlo ainda mais preciso e maior facilidade de utilização.
Embreagem Assistida e Anti-Rebote
A tecnologia de embreagem inspirada nas corridas oferece uma sensação muito mais leve na alavanca, bem como uma função limitadora de torque que ajuda a evitar o salto da roda traseira durante as reduções de marcha.
KTRC (Controlo de Tração Kawasaki)
Contribuindo para a tranquilidade do piloto, a Z900RS SE está equipada com tecnologia avançada de suporte ao piloto da Kawasaki. O KTRC apresenta dois modos que cobrem uma ampla gama de condições de condução, oferecendo maior desempenho em condução desportiva ou a tranquilidade para negociar superfícies escorregadias com confiança. Os pilotos também podem optar por desligar o sistema.
Suspensão Macia
Complementando o garfo invertido de grande diâmetro, a suspensão traseira Öhlins oferece maior conforto de condução e uma sensação mais estável.
Estilo Atemporal
Com uma mistura perfeita de elementos de estilo inspirados na Z1 e artesanato moderno – desde o icónico depósito de combustível em forma de lágrima até à inovadora luz traseira LED oval – a Z900RS oferece um visual atemporal com uma atenção exímia aos detalhes e um acabamento de alta qualidade que resulta numa aparência de muito alto nível.
Instrumentação de Dois Mostradores com LCD Multifuncional
Mostradores de velocímetro e tacómetro de estilo analógico são complementados por um ecrã LCD multifuncional, equilibrando o visual retro com a funcionalidade moderna. O LCD tem um visor de fácil leitura, com fundo preto e letras brancas. As caixas dos mostradores em forma de bala são um toque apropriado para um modelo retro desportivo, enquanto o acabamento em espiral nas faces dos mostradores acrescenta ao seu design de alta qualidade.
Iluminação
Carenagem Traseira Inspirada na Z1 e Luz Traseira LED: O design fluido da carenagem traseira foi inspirado na carenagem traseira em forma de bico de pato da Z1.
Farol Redondo LED: Uma mistura de designs retro e modernos, o grande farol LED de ø170 mm emite uma luz branca brilhante para uma excelente visibilidade noturna.
ERGO-FIT
Para acomodar todos os pilotos, a Kawasaki oferece um banco acessório ERGO-FIT que reduz a altura do banco em 35 mm. Arraste o controlo deslizante para ver a diferença. Os bancos elegantes em dois tons utilizam materiais diferentes para o topo e os lados, criando um design de alta qualidade. A costura dupla acrescenta à imagem de alta qualidade.
Travões Dianteiros de Montagem Radial
Na frente, discos de travão de ø300 mm (diâmetro efetivo: ø267 mm) são apertados por pinças monobloco de montagem radial de 4 pistões opostos. As pinças monobloco dos travões dianteiros oferecem um toque inicial firme, o nível de força de travagem é muito fácil de controlar e o desempenho geral dos travões é excelente. As pinças monobloco usinadas apresentam um revestimento de alumite e são gravadas a laser com o logótipo da Kawasaki, acrescentando ao visual desportivo de alta qualidade da mota.
Chassis Treliça Leve
Complementando um peso total leve (notável assim que a mota é levantada do cavalete lateral), a rigidez do chassis e a geometria foram selecionadas para oferecer uma condução leve e natural. Tal como o motor, o chassis responde às entradas do piloto de forma previsível, indo para onde o piloto deseja sem resistência. Mantendo o carácter de modelo retro desportivo, a postura da Z900RS é menos inclinada para a frente do que a Z900.
Motor e Escape
Design Simples e Desimpedido do Motor: Numa moto naked, o motor é um elemento importante do estilo, e com o seu design simples e desimpedido, o motor acrescenta à presença da Z900RS.
Forma, Construção, Material e Acabamento do Escape Cuidadosamente Considerados: No design do sistema de escape, mais de 20 variações foram consideradas antes de chegar ao design final, que enfatiza a presença do motor de quatro cilindros em linha.
Tecnologias
Sintonização de Som
A Kawasaki tem uma longa reputação de construir motos com um som excelente – uma característica inerente à arquitetura dos motores da Kawasaki – mas só recentemente foi feito um esforço para criar uma experiência auditiva específica através de uma cuidadosa sintonização do som do sistema de admissão ou escape. Projetado especificamente para permitir que os pilotos desfrutem das suas motos tanto auditivamente como fisicamente, as notas auditivas cuidadosamente elaboradas podem ser componentes-chave da emoção da condução na estrada oferecida por modelos que beneficiaram da sintonização de som. A sintonização de som pode incluir a realização de pesquisas de som, o design de componentes do sistema de admissão e escape com base em testes acústicos realizados numa sala de som, e a consideração cuidadosa de cada detalhe dos componentes de um sistema para garantir um equilíbrio entre desempenho e o som desejado.
KTRC (3 Modos)
O KTRC de 3 modos combina a tecnologia de controlo de tração do KTRC de 1 modo, que proporciona maior estabilidade em situações escorregadias ao evitar o deslizamento das rodas, e do S-KTRC, que ajuda a manter a tração ideal em situações de condução desportiva ao prever a taxa de deslizamento da roda traseira durante a aceleração, num único sistema. O comando conveniente no guiador permite que o tipo de controlo de tração seja alterado instantaneamente ao selecionar um dos três modos, mesmo durante a condução. Os modos 1 e 2 mantêm a tração ideal durante as curvas, como o S-KTRC. Projetados com a condução desportiva em mente, permitem uma aceleração forte nas saídas das curvas ao maximizar a tração da roda traseira. Os modos 1 e 2 diferem na quantidade de intervenção. O modo 1, definido para condições de estrada seca e com boa aderência, mantém a taxa de deslizamento ideal para garantir a tração ótima. O modo 3 funciona como o KTRC de 1 modo, reduzindo a potência para permitir a recuperação da aderência quando é detetado o deslizamento da roda traseira. É ideal para condução em condições escorregadias ou molhadas. Permitindo que os pilotos alterem facilmente o carácter do controlo de tração, o KTRC de 3 modos é o sistema de gestão de motor mais avançado da Kawasaki.
Embreagem Assistida e Anti-Rebote
Baseada em feedback de atividades de corrida, a embreagem assistida e anti-rebote utiliza dois tipos de cames (um came assistido e um came anti-rebote) para unir ou separar o cubo da embreagem e a placa de operação. Em operação normal, o came assistido funciona como um mecanismo de autosservo, puxando o cubo da embreagem e a placa de operação juntos para comprimir os discos da embreagem. Isto permite que a carga total da mola da embreagem seja reduzida, resultando numa sensação mais leve na alavanca da embreagem ao operar a embreagem. Quando ocorre uma travagem excessiva do motor devido a reduções rápidas de marcha (ou uma redução acidental), o came anti-rebote entra em ação, forçando a separação do cubo da embreagem e da placa de operação. Isto alivia a pressão nos discos da embreagem para reduzir o torque de reação e ajuda a evitar que a roda traseira salte e derrape. Esta função de estilo de corrida é particularmente útil em condução desportiva ou em pista.
Válvulas de Acelerador Duplas
As motos desportivas de modelo recente costumam usar corpos de acelerador de grande diâmetro para gerar altos níveis de potência. No entanto, com aceleradores de grande diâmetro, quando um piloto abre repentinamente o acelerador, a resposta de torque sem restrições pode ser forte. A tecnologia de válvulas de acelerador duplas foi projetada para suavizar a resposta do motor enquanto contribui para o desempenho. Nos modelos com válvulas de acelerador duplas, existem duas válvulas de acelerador por cilindro: além das válvulas principais, que estão fisicamente ligadas ao punho do acelerador e controladas pelo piloto, um segundo conjunto de válvulas, aberto e fechado pela ECU, regula precisamente o fluxo de ar de admissão para garantir uma resposta natural e linear. Com o ar que passa pelos corpos do acelerador a tornar-se mais suave, a eficiência da combustão é melhorada e a potência é aumentada.
Suspensão Traseira Horizontal Back-Link
Comparada com a suspensão traseira Uni-Trak tradicional da Kawasaki, que monta a unidade de amortecedor verticalmente, com a suspensão traseira Horizontal Back-link, a unidade de amortecedor está quase horizontal. O arranjo de suspensão original da Kawasaki coloca a unidade de amortecedor muito próxima do centro de gravidade da moto, contribuindo muito para a centralização da massa. E como não há ligação ou unidade de amortecedor a sobressair por baixo do braço oscilante, isto liberta espaço para uma pré-câmara de escape maior (uma câmara de expansão do escape situada logo a montante do silencioso). Com uma pré-câmara maior, o volume do silencioso pode ser reduzido, e os componentes pesados do escape podem ser concentrados mais perto do centro da moto, contribuindo ainda mais para a centralização da massa. O resultado é uma melhoria significativa no manuseio. Outro benefício é que a unidade de amortecedor é colocada longe do calor do escape. Como é mais difícil que o calor do sistema de escape afete adversamente o óleo e a pressão do gás da suspensão, o desempenho da suspensão é mais estável. A suspensão traseira Horizontal Back-link oferece inúmeros benefícios secundários como este.
ERGO-FIT
O ajuste adequado é fundamental para o conforto e controlo do piloto. No entanto, o ajuste ideal varia de piloto para piloto, dependendo das suas dimensões físicas e estilo de condução. O ERGO-FIT é um sistema de interface projetado para permitir que os pilotos encontrem a sua posição de condução ideal. Vários pontos da interface do chassis (o guiador, os apoios dos pés e o banco, etc.) podem ser ajustados através de uma combinação de peças intercambiáveis e peças com posições ajustáveis. Isto permite que uma ampla gama de pilotos encontre uma posição de condução que ofereça tanto conforto como controlo. Sentindo-se em sintonia com a sua máquina, eles poderão experimentar como as motos da Kawasaki são divertidas e gratificantes de conduzir. *As peças ajustáveis e a sua gama de ajustabilidade variam conforme o modelo.
Indicador de Condução Económica
Utilizando controlo eletrónico de alta precisão para a gestão do motor, os modelos da Kawasaki podem alcançar um alto nível de eficiência de combustível. No entanto, o consumo de combustível é muito afetado pelo uso do acelerador, seleção de marchas e outros elementos sob o controlo do piloto. O Indicador de Condução Económica é uma função que indica quando as condições de condução atuais estão a consumir uma baixa quantidade de combustível. O sistema monitoriza continuamente o consumo de combustível, independentemente da velocidade do veículo, rotações do motor, posição do acelerador e outras condições de condução. Quando o consumo de combustível é baixo para uma determinada velocidade (ou seja, a eficiência de combustível é alta), uma marca "ECO" aparece no ecrã LCD do painel de instrumentos. Ao conduzir de forma a que a marca "ECO" permaneça ligada, o consumo de combustível pode ser reduzido. Embora a velocidade efetiva do veículo e as rotações do motor possam variar conforme o modelo, prestar atenção às condições que fazem aparecer a marca "ECO" pode ajudar os pilotos a melhorar a sua eficiência de combustível – uma forma prática de aumentar a autonomia. Além disso, manter o consumo de combustível baixo também ajuda a minimizar o impacto negativo no ambiente.
ABS
A aplicação súbita e excessiva dos travões, ou a travagem em superfícies com baixa aderência (superfícies com um baixo coeficiente de atrito), como asfalto molhado ou tampas de esgoto, pode fazer com que a(s) roda(s) de uma moto bloqueiem e derrapem. O ABS foi desenvolvido para evitar tais incidentes. Os sistemas ABS da Kawasaki são controlados por programação de alta precisão e alta confiabilidade, formulada com base em testes rigorosos de inúmeras situações de condução. Ao garantir um desempenho de travagem estável, eles oferecem tranquilidade ao piloto, contribuindo para uma maior diversão na condução. E para atender às necessidades especiais de certos pilotos, também estão disponíveis sistemas ABS especializados. Por exemplo, o KIBS (Sistema de Travagem Inteligente Kawasaki) é um sistema de travagem de alta precisão projetado especificamente para modelos supersportivos, permitindo que a condução desportiva seja desfrutada por uma gama mais ampla de pilotos. E ao ligar os travões dianteiros e traseiros, o ABS K-ACT (Tecnologia de Travagem Coativa Avançada Kawasaki) proporciona a confiança para desfrutar de viagens em modelos pesados. A Kawasaki está continuamente a trabalhar no desenvolvimento de outros sistemas ABS avançados.
Especificações
Motor
Tipo de motor: 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigerado a líquido
Relação de compressão: 10.8:1
Sistema de válvulas: DOHC, 16 válvulas
Cilindrada x curso: 73.4 x 56.0 mm
Cilindrada: 948 cm³
Sistema de combustível: Injeção de combustível com sub-aceleradores: 36 mm x 4
Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter úmido
Sistema de partida: Elétrico
Sistema de ignição: Digital
Desempenho e Transmissão
Potência máxima: 82.0 kW {111 PS} / 8,500 rpm
Torque máximo: 98.5 N•m {10.0 kgf•m} / 6,500 rpm
Emissões de CO2: 124 g/km
Consumo de combustível: 5.2 l/100km
Transmissão: 6 velocidades, retorno por pedal
Embreagem: Úmida, multidisco
Relação de redução primária: 1.627 (83/51)
Relações de transmissão:
1.ª: 2.917 (35/12)
2.ª: 2.059 (35/17)
3.ª: 1.650 (33/20)
4.ª: 1.409 (31/22)
5.ª: 1.222 (33/27)
6.ª: 0.967 (29/30)
Transmissão final: Corrente selada
Relação de redução final: 2.800 (42/15)
Chassis e Dimensões
Tipo de chassis: Treliça, aço de alta resistência
Trail: 98 mm
Curso da roda dianteira: 120 mm
Curso da roda traseira: 140 mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17 M/C (58W)
Pneu traseiro: 180/55 ZR17 M/C (73W)
L x A x A: 2,100 x 865 x 1,150 mm
Ângulo de direção L/R: 35° / 35°
Distância entre eixos: 1,470 mm
Altura do solo: 130 mm
Capacidade do depósito: 17.0 litros
Altura do banco: 835 mm
Peso em ordem de marcha*: 215 kg
*O peso em ordem de marcha inclui todos os materiais e fluidos necessários para operar corretamente, tanque de combustível cheio (mais de 90% da capacidade) e kit de ferramentas (se fornecido).
Peso seco estimado**: 196 kg
**O peso seco estimado não inclui todos os materiais e fluidos necessários para operar corretamente, tanque de combustível cheio (mais de 90% da capacidade) e kit de ferramentas (se fornecido).
Travões e Suspensão
Tipo de travão dianteiro: Discos semi-flutuantes duplos
Diâmetro do travão dianteiro: Ø 300 mm
Tipo de pinça dianteira: Montagem radial, monobloco, 4 pistões opostos
Tipo de travão traseiro: Disco simples
Diâmetro do travão traseiro: Ø 250 mm
Tipo de pinça traseira: Monopistão
Tipo de suspensão dianteira: Garfo invertido com amortecimento de compressão e extensão, e ajustabilidade de pré-carga da mola
Diâmetro da suspensão dianteira: Ø 41 mm
Tipo de suspensão traseira: Horizontal Back-link, amortecedor a gás, amortecimento de extensão e ajustabilidade de pré-carga da mola