A nova motocicleta KX250X eleva as corridas de cross-country para o próximo nível. Afinada para corridas off-road, tecnologia avançada como a seleção de Modo de Potência e o Controlo de Tração Kawasaki (KTRC) combinam-se com um chassi de alto desempenho, um motor mais potente e uma suspensão pronta para off-road para equipar esta máquina de corrida comprovada em campeonatos para os terrenos mais técnicos. Suba rapidamente e com confiança com a moto construída para a vitória. Seja o próximo na KX250X.
Características
Componentes e Afinação do Motor no Estilo Fábrica
Os fatores básicos que tornaram o motor da KX250 um destaque na sua classe – atuação das válvulas por seguidores de dedo, admissão de estilo downdraft e injetores duplos – são complementados por um layout de admissão e escape revisto e um balancer primário de eixo único, para um pacote mais forte e com maior controlo, mais capaz de desafiar por resultados de corrida.
Componentes e Afinação do Chassi no Estilo Fábrica
O novo chassi da KX250 é baseado no da KX450 de 2024, e as atualizações para 2025, para se adequar ao novo layout de admissão e escape, ajudam a proporcionar um manuseio melhorado. A carroçaria suave foi projetada para facilitar o movimento e o controlo do piloto, e os componentes de suspensão e travões afinados contribuem ainda mais para o manuseio leve e ágil da KX250. Novas pegas ODI Lock-On e uma tampa lateral de liberação rápida adicionam conveniência.
Tecnologia Avançada ao Seu Alcance
Complementando um Modo de Controlo de Lançamento atualizado, a nova KX250 e KX250X oferecem seleção de Modo de Potência e Controlo de Tração Kawasaki ao toque de um botão. E com conectividade com smartphone, os pilotos podem ajustar os mapas do motor diretamente do seu telefone.
Conectividade com Smartphone
Usando a aplicação para smartphones “RIDEOLOGY THE APP KX”, os pilotos podem aceder e ajustar os mapas do motor da sua moto. A funcionalidade (ajustar o tempo de ignição e combustível) é semelhante à oferecida pelo kit de calibração KX FI usado em modelos anteriores. Registos de manutenção e configuração também estão disponíveis.
*O RIDEOLOGY THE APP KX não deve ser usado durante a operação do veículo. Use o RIDEOLOGY THE APP KX apenas quando o veículo não estiver em operação e for seguro fazê-lo.
Ergonomia Ajustável
A escolha de quatro posições do guiador e duas posições dos apoios para os pés permite que os pilotos ajustem a sua posição de pilotagem para se adequar ao tamanho do corpo e preferências.
Carroçaria Esbelta e Ergonómica
Já altamente aclamada pela sua ergonomia esbelta, a KX250 recebe uma carroçaria redesenhada que oferece uma interface ainda mais suave para o piloto. As novas coberturas, tampas laterais e para-lamas traseiros são mais firmes e eliminam pontos de agarramento, facilitando ainda mais o movimento do piloto.
Tampa Lateral de Liberação Rápida
A tampa lateral pode ser removida sem ferramentas, proporcionando acesso conveniente ao elemento do filtro de ar.
Rodas e Pneus para Cross-Country
Rodas F21”/R18” e pneus do tipo enduro são bem adequados para as situações encontradas em corridas de cross-country.
Equipamento Essencial para Cross-Country
O suporte lateral conveniente é equipamento de série.
Embraiagem Hidráulica
Comparada com uma embraiagem convencional, a embraiagem hidráulica oferece uma sensação mais direta e uma ação mais leve na alavanca. Menos folga à medida que a embraiagem aquece durante o uso intenso resulta numa sensação mais consistente.
Balancer Primário de Eixo Único
Um balancer primário de eixo único contribui para uma entrega de potência mais suave e menos vibrações, o que melhora o controlo, especialmente ao sair de curvas de baixa velocidade.
Controlo do Acelerador Melhorado
Complementando o aumento significativo do torque a baixas rotações e a entrega de potência mais suave, a resposta do acelerador é mais linear, fornecendo potência sem atrasos, proporcional à torção do punho do acelerador. Isso facilita muito o controlo, permitindo uma aceleração suave em superfícies desafiadoras ou de baixa tração, ajudando os pilotos a empurrar os limites com mais confiança e reduzindo a fadiga do piloto, para que possam manter o ritmo mais facilmente durante a corrida.
Modos de Potência
Usando o botão Modo (M) no guiador esquerdo, os pilotos podem alternar rapidamente e facilmente entre dois mapas de motor (Normal, Agressivo) fornecidos na ECU.
Controlo de Tração Kawasaki (KTRC)
Usando o botão Tração (T) no guiador esquerdo, os pilotos podem selecionar rapidamente entre dois níveis (Fraco, Forte) de controlo de tração para se adequar às condições e preferências. Os pilotos também podem optar por desligar o sistema.
Vantagem no Holeshot: Modo de Controlo de Lançamento
O sistema de controlo de lançamento no estilo fábrica aumenta as chances de obter uma boa partida, ajudando os pilotos a maximizar a tração ao arrancar numa superfície de baixa aderência.
Suspensão Pronta para Corrida
O garfo invertido de mola helicoidal Showa Ø 49 mm e a nova suspensão traseira Uni Trak oferecem desempenho e ajustabilidade de suspensão prontos para corrida, permitindo que os pilotos ajustem as suas configurações para se adequar às condições.
Motor Ainda Mais Forte com Admissão e Escape Alinhados Simetricamente
Uma admissão e escape alinhados simetricamente proporcionam uma forte sobrecarga e características de torque suave a baixas rotações. A admissão redesenhada oferece uma rota muito mais direta para a mistura ar-combustível entrar no cilindro, enquanto um escape posicionado centralmente alinha-se com a admissão para uma alta eficiência de fluxo de ar – ambos contribuindo para um aumento de desempenho. A admissão downdraft otimizada também adiciona desempenho a baixas rotações.
Arranque Elétrico
Ser capaz de reiniciar o motor rapidamente após uma queda pode significar a diferença entre manter a liderança ou ter que lutar para recuperar posições. O arranque elétrico torna a reinicialização do motor tão fácil quanto pressionar um botão.
Pegas ODI Lock-On
As pegas ODI Lock-On de composto médio oferecem uma excelente sensação de aderência, enquanto o seu sistema de fixação por parafusos facilita muito a tarefa de trocar as pegas.
Tecnologias
Conectividade com Smartphone
Tecnologia inteligente que permite que os pilotos se conectem à sua moto sem fios. Usando a aplicação para smartphones RIDEOLOGY THE APP, várias funções do painel de instrumentos podem ser acedidas, contribuindo para uma experiência de motociclismo aprimorada. Informações do veículo (como o odómetro, indicador de combustível, calendário de manutenção, etc.) podem ser visualizadas no smartphone. Registos de pilotagem (varia conforme o modelo, mas pode incluir rota GPS, posição da mudança, rpm e outras informações) podem ser visualizados no smartphone. Quando conectado, notificações de telefone (chamadas, mensagens) são exibidas no painel de instrumentos. Os pilotos também podem alterar as configurações do painel de instrumentos da moto (unidades preferidas, configuração do relógio e data, etc.) via smartphone. E em certos modelos, é até possível verificar e ajustar as configurações do veículo (como Modo de Pilotagem, funcionalidades de suporte eletrónico ao piloto e configurações de carga útil) usando o smartphone.
KTRC
Usando o botão Tração (T) no guiador esquerdo, os pilotos podem selecionar rapidamente entre dois níveis (Fraco, Forte) de controlo de tração para se adequar às condições e preferências. Os pilotos também podem optar por desligar o sistema.
Modos de Potência
Usando o botão Tração (T) no guiador esquerdo, os pilotos podem selecionar rapidamente entre dois níveis (Fraco, Forte) de controlo de tração para se adequar às condições e preferências. Os pilotos também podem optar por desligar o sistema.
Modo de Controlo de Lançamento
Nas corridas de motocross, obter uma boa partida é crucial. Alguns décimos de segundo podem fazer a diferença entre conseguir o holeshot ou não. Em condições escorregadias, obter a máxima tração de uma moto de motocross requer um controlo preciso da embraiagem e do acelerador. O Modo de Controlo de Lançamento ajuda os pilotos a obter uma boa partida, complementando a técnica de alto nível com a gestão do motor. Presente numa moto de produção em série pela primeira vez na KX450F da Kawasaki, o sistema ativa um mapa de motor separado, projetado para obter uma partida mais eficiente. O sistema é projetado com as mesmas especificações usadas pelos nossos pilotos de fábrica que competem nos campeonatos AMA Supercross e Motocross. O Modo de Controlo de Lançamento é ativado simplesmente pressionando o botão no guiador. O mapa de Controlo de Lançamento retarda ligeiramente o tempo de ignição para ajudar a domar o forte torque do motor e reduzir o deslizamento da roda na partida. O Modo de Controlo de Lançamento só está ativo nas duas primeiras mudanças na partida, desligando-se e retornando ao mapa de motor padrão automaticamente assim que o piloto engata a 3ª mudança. O sistema dá aos pilotos uma grande vantagem ao alinhar na grelha e coloca-os numa melhor posição para vencer.
ERGO-FIT
O ajuste adequado é fundamental para o conforto e controlo do piloto. No entanto, o ajuste ideal varia de piloto para piloto, dependendo das suas dimensões físicas e estilo de pilotagem. O ERGO-FIT é um sistema de interface projetado para permitir que os pilotos encontrem a sua posição de pilotagem ideal. Vários pontos da interface do chassi (o guiador, os apoios para os pés e o banco, etc.) podem ser ajustados através de uma combinação de peças intercambiáveis e peças com posições ajustáveis. Isso permite que uma ampla gama de pilotos encontre uma posição de pilotagem que ofereça tanto conforto como controlo. Sentindo-se em sintonia com a sua máquina, eles poderão experimentar como as motos da Kawasaki são divertidas e gratificantes de pilotar. *As peças ajustáveis e a sua gama de ajustabilidade variam conforme o modelo.
Especificações
Motor
Tipo de motor: Refrigerado a líquido, 4 tempos, monocilíndrico
Taxa de compressão: 14.0:1
Sistema de válvulas: DOHC, 4 válvulas
Diâmetro x curso: 78.0 x 52.2 mm
Cilindrada: 249 cm³
Sistema de combustível: Injeção de combustível: 44 mm x 1
Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter semi-seco
Sistema de partida: Elétrico
Sistema de ignição: Digital
Desempenho e Transmissão
Transmissão: 5 velocidades, retorno de mudança
Embraiagem: Úmida, multidisco
Redução primária: 3.350 (67/20)
Relação de transmissão 1ª: 2.077 (27/13)
Relação de transmissão 2ª: 1.688 (27/16)
Relação de transmissão 3ª: 1.438 (23/16)
Relação de transmissão 4ª: 1.235 (21/17)
Relação de transmissão 5ª: 1.045 (23/22)
Transmissão final: Corrente
Redução final: 3.846 (50/13)
Quadro e Dimensões
Tipo de quadro: Perimeter, alumínio
Trilho: 123 mm
Curso da roda dianteira: 305 mm
Curso da roda traseira: 307 mm
Pneu, dianteiro: 90/90-21 54R
Pneu, traseiro: 140/80-18 70R
L x W x H: 2.185 x 820 x 1.260 mm
Ângulo de direção L/R: 42° / 42°
Distância entre eixos: 1.485 mm
Distância ao solo: 330 mm
Capacidade de combustível: 6.2 litros
Altura do banco: 950 mm
Massa em ordem de marcha: 110.6 kg
Travões e Suspensão
Tipo de travão dianteiro: Disco petal semi-flutuante único
Diâmetro do travão dianteiro: Ø 270 mm
Tipo de caliper dianteiro: Duplo-pistão
Tipo de travão traseiro: Disco petal único
Diâmetro do travão traseiro: Ø 240 mm
Tipo de caliper traseiro: Monopistão
Tipo de suspensão dianteira: Garfo invertido com amortecimento de compressão e retorno ajustáveis
Diâmetro da suspensão dianteira: Ø 49 mm
Tipo de suspensão traseira: Uni-Trak, com amortecimento de compressão de dupla gama (alta/baixa velocidade) e amortecimento de retorno ajustáveis, e ajustabilidade de pré-carga da mola