O legado da KX criou uma longa linha de campeões. A vontade de produzir mais não diminuiu. A nossa nova máquina de corrida de topo, a KX450, oferece engenharia e potência de próximo nível para dominar a pista. Ao longo das décadas, aprendemos o que é necessário para vencer e permanecer no topo. A KX450 incorpora este legado ao máximo.
Características
Componentes e Afinação do Motor no Estilo Fábrica
O motor da KX450 sempre foi um ponto forte, mas os engenheiros da Kawasaki encontraram uma maneira de o tornar ainda mais potente. Oferecendo maior desempenho em toda a gama de rotações, o novo motor mais potente é apoiado por uma série de funcionalidades como o Modo de Controlo de Lançamento, arranque elétrico e embraiagem hidráulica, comprovadamente vantajosas para os pilotos na pista.
Chassi e Afinação no Estilo Fábrica
Complementando o seu aclamado desempenho em linha reta e manuseio ágil, um chassi redesenhado com equilíbrio de rigidez otimizado permite um desempenho melhorado em curvas, consistente numa ampla gama de condições, enquanto a massa mais centralizada também contribui para o manuseio melhorado. Componentes de travão Brembo premium e pegas ODI Lock-On aumentam tanto o desempenho como o reconhecimento da marca.
Tecnologia Avançada ao Seu Alcance
A nova KX450 e KX450X são os primeiros modelos KX a oferecer seleção de Modo de Potência e Controlo de Tração Kawasaki ao toque de um botão. E com conectividade com smartphone, os pilotos podem ajustar os mapas do motor diretamente do seu telefone*.
*Outra estreia da KX que elimina a necessidade de equipamento acessório, utilizando a aplicação para smartphones “RIDEOLOGY THE APP KX”.
Carroçaria Esbelta e Ergonómica
Já altamente aclamada pela sua ergonomia esbelta, a KX450 e a KX450X recebem uma carroçaria redesenhada que oferece uma interface ainda mais suave para o piloto. As novas coberturas, tampas laterais e para-lamas traseiros são mais firmes e eliminam pontos de agarramento, facilitando ainda mais o movimento do piloto.
Vantagem no Holeshot: Modo de Controlo de Lançamento
O sistema de controlo de lançamento no estilo fábrica aumenta as chances de obter uma boa partida, ajudando os pilotos a maximizar a tração ao arrancar numa superfície de baixa aderência.
Embraiagem Hidráulica
Comparada com uma embraiagem convencional, a embraiagem hidráulica oferece uma sensação mais direta e uma ação mais leve na alavanca. Menos folga à medida que a embraiagem aquece durante o uso intenso resulta numa sensação mais consistente.
Chassi de Alumínio Leve do Tipo Perimeter
Um chassi redesenhado acomoda as atualizações aos sistemas de admissão e escape do motor, proporcionando um alto nível de manuseio leve e ágil, com um carácter composto. O equilíbrio de rigidez otimizado contribui para uma maior sensação na dianteira, o que se traduz num melhor desempenho em curvas numa gama mais ampla de condições.
Suspensão Pronta para Corrida
O garfo invertido de mola helicoidal Ø 49 mm no estilo fábrica e a nova suspensão traseira Uni-Trak oferecem desempenho e ajustabilidade de suspensão prontos para corrida, permitindo que os pilotos ajustem as suas configurações para se adequar às condições.
Tampa Lateral de Liberação Rápida
A tampa lateral pode ser removida sem ferramentas, facilitando o acesso ao elemento do filtro de ar.
Ergonomia Ajustável
A escolha de quatro posições do guiador e duas posições dos apoios para os pés permite que os pilotos ajustem a sua posição de pilotagem para se adequar ao tamanho do corpo e preferências.
Motor Ainda Mais Forte
O layout de admissão downdraft e o alinhamento simétrico da admissão e escape proporcionam maior potência em toda a gama de rotações. A admissão redesenhada oferece uma rota muito mais direta para a mistura ar-combustível entrar no cilindro, enquanto um escape posicionado centralmente alinha-se com a admissão para uma alta eficiência de fluxo de ar, ambos contribuindo para um aumento de desempenho.
Modos de Potência
Usando o botão Modo (M) no guiador esquerdo, os pilotos podem alternar rapidamente e facilmente entre dois mapas de motor (Normal, Resposta Suave) fornecidos na ECU.
Controlo de Tração Kawasaki (KTRC)
Usando o botão Tração (T) no guiador esquerdo, os pilotos podem selecionar rapidamente entre dois níveis (Fraco, Forte) de controlo de tração para se adequar às condições e preferências. Os pilotos também podem optar por desligar o sistema.
Arranque Elétrico
Ser capaz de reiniciar o motor rapidamente após uma queda pode significar a diferença entre manter a liderança ou ter que lutar para recuperar posições. O arranque elétrico torna a reinicialização do motor tão fácil quanto pressionar um botão.
Pegas ODI Lock-On
As pegas ODI Lock-On de composto médio oferecem uma excelente sensação de aderência, enquanto o seu sistema de fixação por parafusos facilita muito a tarefa de trocar as pegas.
Sistema de Travões Brembo de Alto Desempenho
Os componentes de travão revistos incluem discos perfurados Braking/Sunstar (Ø 270 mm/ Ø 240 mm) emparelhados com um caliper e cilindro mestre Brembo na frente e um caliper e cilindro mestre Nissin na traseira. O sistema de alto desempenho oferece maior controlabilidade nos travões, contribuindo para uma entrada em curva melhorada.
Conectividade com Smartphone
Usando a aplicação para smartphones “RIDEOLOGY THE APP KX”, os pilotos podem aceder e ajustar os mapas do motor da sua moto. A funcionalidade (ajustar o tempo de ignição e combustível) é semelhante à oferecida pelo kit de calibração KX FI usado em modelos anteriores. Registos de manutenção também estão disponíveis.
Tecnologias
Conectividade com Smartphone
Tecnologia inteligente que permite que os pilotos se conectem à sua moto sem fios. Usando a aplicação para smartphones RIDEOLOGY THE APP, várias funções do painel de instrumentos podem ser acedidas, contribuindo para uma experiência de motociclismo aprimorada. Informações do veículo (como o odómetro, indicador de combustível, calendário de manutenção, etc.) podem ser visualizadas no smartphone. Registos de pilotagem (varia conforme o modelo, mas pode incluir rota GPS, posição da mudança, rpm e outras informações) podem ser visualizados no smartphone. Quando conectado, notificações de telefone (chamadas, mensagens) são exibidas no painel de instrumentos. Os pilotos também podem alterar as configurações do painel de instrumentos da moto (unidades preferidas, configuração do relógio e data, etc.) via smartphone. E em certos modelos, é até possível verificar e ajustar as configurações do veículo (como Modo de Pilotagem, funcionalidades de suporte eletrónico ao piloto e configurações de carga útil) usando o smartphone.
Modos de Potência
Usando o botão Tração (T) no guiador esquerdo, os pilotos podem selecionar rapidamente entre dois níveis (Fraco, Forte) de controlo de tração para se adequar às condições e preferências. Os pilotos também podem optar por desligar o sistema.
KTRC
Usando o botão Tração (T) no guiador esquerdo, os pilotos podem selecionar rapidamente entre dois níveis (Fraco, Forte) de controlo de tração para se adequar às condições e preferências. Os pilotos também podem optar por desligar o sistema.
Modo de Controlo de Lançamento
Nas corridas de motocross, obter uma boa partida é crucial. Alguns décimos de segundo podem fazer a diferença entre conseguir o holeshot ou não. Em condições escorregadias, obter a máxima tração de uma moto de motocross requer um controlo preciso da embraiagem e do acelerador. O Modo de Controlo de Lançamento ajuda os pilotos a obter uma boa partida, complementando a técnica de alto nível com a gestão do motor. Presente numa moto de produção em série pela primeira vez na KX450F da Kawasaki, o sistema ativa um mapa de motor separado, projetado para obter uma partida mais eficiente. O sistema é projetado com as mesmas especificações usadas pelos nossos pilotos de fábrica que competem nos campeonatos AMA Supercross e Motocross. O Modo de Controlo de Lançamento é ativado simplesmente pressionando o botão no guiador. O mapa de Controlo de Lançamento retarda ligeiramente o tempo de ignição para ajudar a domar o forte torque do motor e reduzir o deslizamento da roda na partida. O Modo de Controlo de Lançamento só está ativo nas duas primeiras mudanças na partida, desligando-se e retornando ao mapa de motor padrão automaticamente assim que o piloto engata a 3ª mudança. O sistema dá aos pilotos uma grande vantagem ao alinhar na grelha e coloca-os numa melhor posição para vencer.
ERGO-FIT
O ajuste adequado é fundamental para o conforto e controlo do piloto. No entanto, o ajuste ideal varia de piloto para piloto, dependendo das suas dimensões físicas e estilo de pilotagem. O ERGO-FIT é um sistema de interface projetado para permitir que os pilotos encontrem a sua posição de pilotagem ideal. Vários pontos da interface do chassi (o guiador, os apoios para os pés e o banco, etc.) podem ser ajustados através de uma combinação de peças intercambiáveis e peças com posições ajustáveis. Isso permite que uma ampla gama de pilotos encontre uma posição de pilotagem que ofereça tanto conforto como controlo. Sentindo-se em sintonia com a sua máquina, eles poderão experimentar como as motos da Kawasaki são divertidas e gratificantes de pilotar. *As peças ajustáveis e a sua gama de ajustabilidade variam conforme o modelo.
Especificações
Motor
Tipo de motor: Refrigerado a líquido, 4 tempos, monocilíndrico
Taxa de compressão: 12.5:1
Sistema de válvulas: DOHC, 4 válvulas
Diâmetro x curso: 96.0 x 62.1 mm
Cilindrada: 449 cm³
Sistema de combustível: Injeção de combustível: 44 mm x 1
Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter semi-seco
Sistema de partida: Elétrico
Sistema de ignição: Digital DC-CDI
Desempenho e Transmissão
Transmissão: 5 velocidades, retorno de mudança
Embraiagem: Úmida, multidisco
Redução primária: 2.727 (60/22)
Relação de transmissão 1ª: 1.750 (28/16)
Relação de transmissão 2ª: 1.412 (24/17)
Relação de transmissão 3ª: 1.188 (19/16)
Relação de transmissão 4ª: 1.000 (19/19)
Relação de transmissão 5ª: 0.875 (21/24)
Transmissão final: Corrente
Redução final: 3.846 (50/13)
Quadro e Dimensões
Tipo de quadro: Perimeter, alumínio
Trilho: 115 mm
Curso da roda dianteira: 305 mm
Curso da roda traseira: 307 mm
Pneu, dianteiro: 80/100-21 51M
Pneu, traseiro: 120/80-19 63M
L x W x H: 2.180 x 820 x 1.270 mm
Ângulo de direção L/R: 42° / 42°
Distância entre eixos: 1.480 mm
Distância ao solo: 345 mm
Capacidade de combustível: 6.2 litros
Altura do banco: 960 mm
Massa em ordem de marcha: 112.9 kg
Travões e Suspensão
Tipo de travão dianteiro: Disco petal semi-flutuante único
Diâmetro do travão dianteiro: Ø 270 mm
Tipo de caliper dianteiro: Brembo duplo-pistão
Tipo de travão traseiro: Disco petal único
Diâmetro do travão traseiro: Ø 240 mm
Tipo de caliper traseiro: Monopistão
Tipo de suspensão dianteira: Garfo invertido com amortecimento de compressão e retorno ajustáveis
Diâmetro da suspensão dianteira: Ø 49 mm
Tipo de suspensão traseira: Uni-Trak, com amortecimento de compressão de dupla gama (alta/baixa velocidade) e amortecimento de retorno ajustáveis, e ajustabilidade de pré-carga da molaadjustability