A Ninja 1000SX tem carácter sem compromissos. Infundida com o espírito Ninja desejado por pilotos de motas desportivas solitários e exigentes, a Ninja 1000SX leva o conceito mais longe com a versatilidade de turismo desportivo SX para partilhar com um companheiro de viagem. Desde o controlo de tração ao controlo de cruzeiro, a Ninja 1000SX tem a tecnologia para a viagem. A Ninja 1000SX Tourer Edition vem com um sistema de alforges de 56L com uma só chave e sacos interiores, combinados com a cor da moto, um grande pára-brisas transparente, pegas aquecidas, um kit de suporte universal para telemóvel, uma tomada de 12V e um protetor de ecrã.
Edição de Acessórios
Conjunto de Capas para Alforges, Prata Fantasma Metálica (GU)
Grande Pára-brisas Fumado
Conjunto de Pegas Aquecidas
Kit de Montagem de Alforges (Ninja 1000SX)
Kit de Suporte para Telemóvel SP Connect+
Conjunto de Listras Decorativas para Alforges, Verde Lima Candy Tipo 3 (51P)
Conjunto de Alforges (2 x 28L)
Conjunto de Sacos Interiores para Alforges (2 x 28L)
Características
Estilo e Desempenho Inspirados na Ninja
O motor e o chassi foram afinados para maximizar a emoção de pilotagem, complementados por um estilo mais desportivo e dinâmico.
Versatilidade Diária e Melhor Desempenho em Viagens
Uma posição de pilotagem erguida, entrega de potência controlável e manuseio seguro oferecem versatilidade para o uso diário, enquanto o aumento do conforto do banco, o Controlo de Cruzeiro Eletrónico e uma série de acessórios tornam ainda mais fácil escapar para o fim de semana.
Eletrónica Avançada
Complementando o mais recente pacote de eletrónica da Kawasaki com IMU, a Ninja 1000SX está equipada com Modos de Pilotagem Integrados, instrumentação digital TFT colorida de 4,3” e conectividade com smartphones.
KQS (Kawasaki Quick Shifter)
Complementando o carácter emocionante do motor da Ninja 1000SX, o quick shifter permite mudanças de velocidade sem embraiagem para aceleração suave e desaceleração rápida e fácil.
Motor Emocionante de Quatro Cilindros em Linha
O potente motor de 1.043 cm³, refrigerado a líquido, de quatro tempos e quatro cilindros em linha, puxa fortemente em todas as rotações e não desiste antes da linha vermelha. O motor oferece uma resposta soberba, um forte impacto na gama média e um uivo de admissão intoxicante – cada torção do acelerador recompensa o piloto com uma sensação física e auditivamente emocionante. Além de emissões mais limpas para 2020, uma mudança para Válvulas de Acelerador Eletrónicas permite a adição de Controlo de Cruzeiro Eletrónico, contribuindo também para uma entrega de potência suave.
Estilo Mais Desportivo e Dinâmico
Revisões nas carenagens e um novo silenciador de lado único dão à Ninja 1000SX um estilo mais desportivo e dinâmico que reflete o seu potencial de pilotagem desportiva e contribui para uma imagem mais forte da família Ninja. A iluminação totalmente LED acrescenta um toque de alta classe.
Conforto do Banco Aumentado
Os bancos do piloto e do passageiro, mais espessos e largos, oferecem maior conforto, facilitando horas mais longas na sela. A almofada do banco traseiro é mais larga do que a sua base, oferecendo uma maior área de superfície. Além disso, uma série de opções de bancos acessórios estão disponíveis para atender às necessidades e preferências do piloto e do passageiro.
Silenciador de Lado Único
O novo sistema de escape tem um arranjo 4-em-2-em-pré-câmara-em-1, contribuindo para o visual mais desportivo da Ninja 1000SX. O arranjo do silenciador de lado único economiza aproximadamente 2 kg de peso.
Excelente Proteção Contra o Vento
A proteção contra o vento proporcionada pela carroçaria full-fairing é complementada por um novo pára-brisas com quatro posições disponíveis. Como antes, o pára-brisas é ajustável manualmente (sem ferramentas).
Controlo de Cruzeiro Eletrónico
O sistema de controlo de cruzeiro da Kawasaki permite manter uma velocidade desejada com um simples pressionar de um botão. Uma vez ativado, o piloto não precisa de aplicar constantemente o acelerador. Isso reduz o stress na mão direita ao percorrer longas distâncias, permitindo uma condução relaxada e contribuindo para um alto nível de conforto na pilotagem.
Manuseio Desportivo e Composto
O quadro de alumínio altamente rígido da Ninja 1000SX oferece um alto grau de centralização de massa, proporcionando um equilíbrio entre agilidade e firmeza de manuseio. A moto responde rapidamente aos comandos do piloto, enquanto oferece uma excelente capacidade de absorver solavancos e buracos. Altamente composta, a excelente estabilidade em linha reta da Ninja 1000SX e a sua sensação de estabilidade nas curvas tornam fácil passar longas horas na sela.
Sistema de Alforges de Montagem Limpa
O sistema de montagem dos alforges acessórios permite que os alforges sejam colocados e removidos de forma muito simples, contribuindo para uma maior conveniência. Integrando-se perfeitamente com a traseira da moto, o sistema de montagem limpa posiciona os alforges próximos à linha central da moto, com um design limpo e sem desordem, garantindo que a traseira da moto ainda pareça bem com os alforges removidos.
Escape Akrapovic em Carbono
Dê à sua Ninja 1000SX um visual mais desportivo com o escape slip-on Akrapovic. Este sistema slip-on leve em carbono oferece um ótimo desempenho. (Projetado para ser usado em conjunto com o sistema de alforges)
Capa de Banco Individual
Capa de banco estilosa para melhorar a aparência desportiva da moto. Substitui o banco do passageiro.
Grande Pára-brisas Fumado
Grande Pára-brisas Fumado, projetado para proporcionar maior conforto ao piloto e estilo. Este pára-brisas é aproximadamente 24 mm mais alto do que o pára-brisas padrão montado.
Sistema de Alforges de Montagem Limpa
O sistema de montagem dos alforges acessórios permite que os alforges sejam colocados e removidos de forma muito simples, contribuindo para uma maior conveniência. Integrando-se perfeitamente com a traseira da moto, o sistema de montagem limpa posiciona os alforges próximos à linha central da moto, com um design limpo e sem desordem, garantindo que a traseira da moto ainda pareça bem com os alforges removidos.
Conectividade com Smartphone
Um chip Bluetooth integrado no painel de instrumentos permite que os pilotos se conectem à sua moto sem fios. Usando a aplicação para smartphones “RIDEOLOGY THE APP”, várias funções do painel de instrumentos podem ser acedidas, contribuindo para uma experiência de motociclismo aprimorada.
Tomada de 12V DC
Carregue os seus dispositivos portáteis em movimento com uma tomada de 12V DC.
Instala-se diretamente na porta de corte no painel do tablier
Recomenda-se instalação por um revendedor
Pegas Aquecidas
Pegas aquecidas estilosas com botão de controlo integrado e função automática de poupança de bateria. As pegas aquecidas apresentam 3 níveis de temperatura (100%, 60%, 20%, Desligado).
Protetores de Quadro
Protetores de quadro de plástico ABS preto de alta densidade com inserção de alumínio e logótipo da Kawasaki. Oferece proteção extra para a carroçaria.
Kit de Suporte para Telemóvel SP Connect+
Película resistente a riscos para o seu painel digital. Protegerá o ecrã contra riscos.
Almofada de Tanque
Protetor de tanque auto-adesivo de resina gel de alta qualidade. Semi-transparente, permitindo que a cor original do tanque seja visível.
Protetor de Ecrã do Painel de Instrumentos
Película resistente a riscos para o seu painel digital. Protegerá o ecrã contra riscos.
Tecnologias
KCMF - Função de Gestão de Curvas da Kawasaki
O KCMF monitoriza os parâmetros do motor e do chassi ao longo da curva, desde a entrada, passando pelo ápice, até à saída da curva, modulando a força de travagem e a potência do motor para facilitar a transição suave da aceleração para a travagem e vice-versa, e para auxiliar os pilotos a traçar a linha pretendida através da curva. O KCMF supervisiona os seguintes sistemas (quando disponíveis): KTRC (incluindo controlo de tração, controlo de empinamento e controlo de deslizamento), KIBS (incluindo controlo de inclinação), Controlo de Travagem do Motor da Kawasaki.
IMU - Unidade de Medição Inercial
IMU significa Consciência Aprimorada da Orientação do Chassi. A força da eletrónica de ponta da Kawasaki sempre foi a programação altamente sofisticada que, usando hardware mínimo, dá à ECU uma imagem precisa em tempo real do que o chassi está a fazer. O programa de modelação dinâmica proprietário da Kawasaki faz uso habilidoso do modelo de pneu da fórmula mágica enquanto examina mudanças em múltiplos parâmetros, permitindo-lhe ter em conta as condições variáveis da estrada e dos pneus. A adição de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) permite monitorizar a inércia ao longo de 6 DOF (graus de liberdade). A aceleração ao longo dos eixos longitudinal, transversal e vertical, além da taxa de rotação e inclinação, é medida. A taxa de guinada é calculada pela ECU. Este feedback adicional contribui para uma imagem ainda mais clara da orientação do chassi em tempo real, permitindo uma gestão ainda mais precisa para o controlo no limite. Com a adição da IMU e a mais recente evolução do software de modelação avançada da Kawasaki, a tecnologia de gestão eletrónica do motor e do chassi da Kawasaki dá um passo para o próximo nível, mudando de sistemas de tipo de configuração e reação para sistemas de tipo de feedback para oferecer níveis ainda maiores de emoção na pilotagem.
KTRC (3 modos)
O KTRC de 3 modos combina a tecnologia de controlo de tração do KTRC de 1 modo, que proporciona maior estabilidade em situações escorregadias, prevenindo o deslizamento das rodas, e do S-KTRC, que ajuda a manter a tração ideal em situações de pilotagem desportiva, prevendo a taxa de deslizamento da roda traseira durante a aceleração, num único sistema. O comutador conveniente no guiador permite que o tipo de controlo de tração seja alterado instantaneamente, selecionando um dos três modos, mesmo durante a pilotagem. Os modos 1 e 2 mantêm a tração ideal durante as curvas, como o S-KTRC. Projetados com a pilotagem desportiva em mente, permitem uma aceleração forte nas saídas das curvas, maximizando a tração da roda traseira. Os modos 1 e 2 diferem na quantidade de intervenção. O modo 1, definido para condições de estrada secas e com boa aderência, mantém a taxa de deslizamento ideal para garantir a tração ótima. O modo 3 funciona como o KTRC de 1 modo, reduzindo a potência para permitir que a aderência seja recuperada quando é detetado o deslizamento da roda traseira. É ideal para pilotagem em condições escorregadias ou na chuva. Permitindo que os pilotos alterem facilmente o caráter do controlo de tração, o KTRC de 3 modos é o sistema de gestão de motor mais avançado da Kawasaki.
KQS - Kawasaki Quick Shifter
Projetado para ajudar os pilotos a maximizar a sua aceleração no circuito, permitindo mudanças de velocidade sem embraiagem com o acelerador totalmente aberto, o KQS deteta que a alavanca de mudanças foi acionada e envia um sinal para a ECU para cortar a ignição, de modo que a próxima mudança possa ser engrenada sem ter de usar a embraiagem. Nos modelos que oferecem mudanças de velocidade sem embraiagem durante a desaceleração, o sistema controla automaticamente a velocidade do motor para que a próxima mudança mais baixa possa ser selecionada sem operar a embraiagem.
Embraiagem Assistida e Anti-Rebote
Baseada no feedback das atividades de corrida, a embraiagem assistida e anti-rebote usa dois tipos de cames (um came assistido e um came anti-rebote) para unir ou separar o cubo da embraiagem e a placa de operação. Em operação normal, o came assistido funciona como um mecanismo de auto-servo, puxando o cubo da embraiagem e a placa de operação juntos para comprimir os discos da embraiagem. Isso permite que a carga total da mola da embraiagem seja reduzida, resultando numa sensação mais leve na alavanca da embraiagem ao operar a embraiagem. Quando ocorre uma travagem excessiva do motor devido a mudanças de velocidade rápidas (ou uma mudança de velocidade acidental), o came anti-rebote entra em ação, forçando a separação do cubo da embraiagem e da placa de operação. Isso alivia a pressão nos discos da embraiagem para reduzir o torque de retorno e ajuda a evitar que a roda traseira salte e derrape. Esta função de estilo de corrida é particularmente útil na pilotagem desportiva ou em pista.
Válvulas de Acelerador Eletrónicas
O sistema de atuação de acelerador totalmente eletrónico da Kawasaki permite que a ECU controle o volume de combustível (via injetores de combustível) e ar (via válvulas de acelerador) entregue ao motor. A injeção de combustível ideal e a posição da válvula de acelerador resultam numa resposta suave e natural do motor e na saída ideal do motor. O sistema também contribui significativamente para a redução de emissões. As válvulas de acelerador eletrónicas também permitem um controlo mais preciso dos sistemas de gestão eletrónica do motor, como o S-KTRC e o KTRC, e permitem a implementação de sistemas eletrónicos como o KLCM, o Controlo de Travagem do Motor da Kawasaki e o Controlo de Cruzeiro Eletrónico.
Conectividade com Smartphone
Tecnologia inteligente que permite que os pilotos se conectem à sua moto sem fios. Usando a aplicação para smartphones RIDEOLOGY THE APP, várias funções do painel de instrumentos podem ser acedidas, contribuindo para uma experiência de motociclismo aprimorada. Informações do veículo (como o odómetro, indicador de combustível, calendário de manutenção, etc.) podem ser visualizadas no smartphone. Registos de pilotagem (varia conforme o modelo, mas pode incluir rota GPS, posição da mudança, rpm e outras informações) podem ser visualizados no smartphone. Quando conectado, notificações de telefone (chamadas, mensagens) são exibidas no painel de instrumentos. Os pilotos também podem alterar as configurações do painel de instrumentos da moto (unidades preferidas, configuração do relógio e data, etc.) via smartphone. E em certos modelos, é até possível verificar e ajustar as configurações do veículo (como o Modo de Pilotagem, funcionalidades de suporte eletrónico ao piloto e configurações de carga útil) usando o smartphone.
Controlo de Cruzeiro Eletrónico
O Controlo de Cruzeiro Eletrónico permite que uma velocidade desejada (rpm do motor) seja mantida com um simples pressionar de um botão. Uma vez ativado, o piloto não precisa de aplicar constantemente o acelerador. Isso reduz o stress na mão direita ao percorrer longas distâncias, permitindo uma condução relaxada e contribuindo para um alto nível de conforto na pilotagem.
KIBS
A Kawasaki desenvolveu o KIBS para levar em consideração as características de manuseio específicas das motos supersportivas, garantindo uma travagem altamente eficiente com mínima intrusão durante a pilotagem desportiva intensa. É o primeiro sistema de travagem de produção em massa a ligar a ECU (Unidade de Controlo Eletrónico) do ABS e a ECU do motor. Além da velocidade das rodas dianteira e traseira, o KIBS monitoriza a pressão hidráulica do caliper da travagem dianteira, a posição do acelerador, a velocidade do motor, a atuação da embraiagem e a posição da mudança. Esta informação diversificada é analisada para determinar a pressão hidráulica ideal da travagem dianteira. Através de um controlo preciso, as grandes quedas de pressão hidráulica vistas nos sistemas ABS padrão podem ser evitadas. Além disso, a tendência nos modelos supersportivos de a roda traseira levantar sob travagem forte pode ser suprimida e a controlabilidade da travagem traseira pode ser mantida ao reduzir a velocidade.
Suspensão Traseira Horizontal Back-link
Comparada à suspensão traseira tradicional Uni-Trak da Kawasaki, que monta a unidade de amortecedor verticalmente, com a suspensão traseira Horizontal Back-link, a unidade de amortecedor está quase horizontal. O arranjo original de suspensão da Kawasaki coloca a unidade de amortecedor muito próxima do centro de gravidade da moto, contribuindo grandemente para a centralização de massa. E como não há ligação ou unidade de amortecedor a sobressair por baixo do braço oscilante, isso liberta espaço para uma maior pré-câmara de escape (uma câmara de expansão de escape situada logo a montante do silenciador). Com uma pré-câmara maior, o volume do silenciador pode ser reduzido, e os componentes pesados do escape podem ser concentrados mais perto do centro da moto, contribuindo ainda mais para a centralização de massa. O resultado é um manuseio muito melhorado. Outro benefício é que a unidade de amortecedor é colocada longe do calor do escape. Como é mais difícil que o calor do sistema de escape afete adversamente o óleo da suspensão e a pressão do gás, o desempenho da suspensão é mais estável. A suspensão traseira Horizontal Back-link oferece inúmeros benefícios secundários como este.
Modos de Potência
Modelos equipados com múltiplos Modos de Potência oferecem aos pilotos uma escolha facilmente selecionável de entrega de potência do motor para se adequar às condições de pilotagem ou preferência. Além do Modo de Potência Total, um (Baixo) ou dois (Médio, Baixo) modo(s) alternativo(s) nos quais a potência máxima é limitada e a resposta do acelerador é mais suave são fornecidos.
ERGO-FIT
O ajuste adequado é fundamental para o conforto e controlo do piloto. No entanto, o ajuste ideal varia de piloto para piloto, dependendo das suas dimensões físicas e estilo de pilotagem. O ERGO-FIT é um sistema de interface projetado para permitir que os pilotos encontrem a sua posição de pilotagem ideal. Vários pontos da interface do chassi (o guiador, os apoios para os pés e o banco, etc.) podem ser ajustados através de uma combinação de peças intercambiáveis e peças com posições ajustáveis. Isso permite que uma ampla gama de pilotos encontre uma posição de pilotagem que ofereça tanto conforto como controlo. Sentindo-se em sintonia com a sua máquina, eles poderão experimentar como as motos da Kawasaki são divertidas e gratificantes de pilotar. *As peças ajustáveis e a sua gama de ajustabilidade variam conforme o modelo.
Indicador de Condução Económica
Usando controlo eletrónico de alta precisão para a gestão do motor, os modelos da Kawasaki podem alcançar um alto nível de eficiência de combustível. No entanto, o consumo de combustível é grandemente afetado pelo uso do acelerador, seleção de mudanças e outros elementos sob o controlo do piloto. O Indicador de Condução Económica é uma função que indica quando as condições atuais de condução estão a consumir uma baixa quantidade de combustível. O sistema monitoriza continuamente o consumo de combustível, independentemente da velocidade do veículo, rotações do motor, posição do acelerador e outras condições de condução. Quando o consumo de combustível é baixo para uma determinada velocidade (ou seja, a eficiência de combustível é alta), uma marca "ECO" aparece no ecrã LCD do painel de instrumentos. Ao conduzir de forma a que a marca "ECO" permaneça ligada, o consumo de combustível pode ser reduzido. Embora a velocidade efetiva do veículo e as rotações do motor possam variar conforme o modelo, prestar atenção às condições que fazem a marca "ECO" aparecer pode ajudar os pilotos a melhorar a sua eficiência de combustível – uma maneira útil de aumentar a autonomia. Além disso, manter o consumo de combustível baixo também ajuda a minimizar o impacto negativo no ambiente.
ABS
A aplicação súbita e excessiva dos travões, ou a travagem em superfícies de baixa aderência (superfícies com um baixo coeficiente de atrito), como asfalto molhado ou tampas de esgoto, podem fazer com que a(s) roda(s) de uma moto bloqueiem e derrapem. O ABS foi desenvolvido para prevenir tais incidentes. Os sistemas ABS da Kawasaki são controlados por programação de alta precisão e altamente confiável, formulada com base em testes rigorosos de inúmeras situações de condução. Ao garantir um desempenho de travagem estável, eles oferecem ao piloto a tranquilidade que contribui para uma maior diversão na condução. E para atender às necessidades especiais de certos pilotos, sistemas ABS especializados também estão disponíveis. Por exemplo, o KIBS (Sistema de Travagem Inteligente Anti-bloqueio da Kawasaki) é um sistema de travagem de alta precisão projetado especificamente para modelos supersportivos, permitindo que a pilotagem desportiva seja desfrutada por uma gama mais ampla de pilotos. E ao ligar os travões dianteiros e traseiros, o ABS K-ACT (Tecnologia de Travagem Coativa Avançada da Kawasaki) proporciona a confiança para desfrutar de viagens em modelos pesados. A Kawasaki está continuamente a trabalhar no desenvolvimento de outros sistemas ABS avançados.
Especificações
Motor
Tipo de motor: Refrigerado a líquido, 4 tempos, em linha quatro
Taxa de compressão: 11.8:1
Sistema de válvulas: DOHC, 16 válvulas
Diâmetro x curso: 77.0 x 56.0 mm
Cilindrada: 1.043 cm³
Sistema de combustível: Injeção de combustível: 38 mm x 4
Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter úmido com refrigerador de óleo
Sistema de partida: Elétrico
Sistema de ignição: Digital
Desempenho e Transmissão
Potência máxima: 104.5 kW {142 PS} / 10.000 rpm
Torque máximo: 111.0 N•m {11.3 kgf•m} / 8.000 rpm
Emissões de CO2: 135 g/km
Consumo de combustível: 5.8 l/100km
Emissões de CO2 com kit de 85 kW: 135.0 g/km
Consumo de combustível com kit de 85 kW: 6.0 l/100km
Transmissão: 6 velocidades, retorno de mudança
Embraiagem: Úmida, multidisco
Redução primária: 1.627 (83/51)
Relação de transmissão 1ª: 2.600 (39/15)
Relação de transmissão 2ª: 1.950 (39/20)
Relação de transmissão 3ª: 1.600 (24/15)
Relação de transmissão 4ª: 1.389 (25/18)
Relação de transmissão 5ª: 1.238 (26/21)
Relação de transmissão 6ª: 1.107 (31/28)
Transmissão final: Corrente selada
Redução final: 2.733 (41/15)
Quadro e Dimensões
Tipo de quadro: Alumínio twin-tube
Trilho: 98 mm
Curso da roda dianteira: 120 m
Curso da roda traseira: 144 mm
Pneu, dianteiro: 120/70 ZR17 M/C (58W)
Pneu, traseiro: 190/50 ZR17 M/C (73W)
L x W x H: 2.100 x 825 x 1.190 mm (1.225 mm com pára-brisas alto)
Ângulo de direção L/R: 31° / 31°
Distância entre eixos: 1.440 mm
Distância ao solo: 135 mm
Capacidade de combustível: 19.0 litros
Altura do banco: 835 mm
Massa em ordem de marcha: 235 kg
Travões e Suspensão
Tipo de travão dianteiro: Discos semi-flutuantes duplos
Diâmetro do travão dianteiro: Ø 300 mm
Tipo de caliper dianteiro: Montagem radial, monobloco, oposto de 4 pistões
Tipo de travão traseiro: Disco único
Diâmetro do travão traseiro: Ø 250 mm
Tipo de caliper traseiro: Monopistão
Tipo de suspensão dianteira: Garfo invertido com amortecimento de compressão e retorno, e ajustabilidade de pré-carga da mola
Diâmetro da suspensão dianteira: Ø 41 mm
Tipo de suspensão traseira: Horizontal Back-link, amortecedor a gás, amortecimento de retorno e ajustabilidade de pré-carga da mola