A RSV4 é muito mais do que um par de rodas e um motor potente. É o culminar de um ambicioso projeto levado a cabo pelo Departamento Racing da Aprilia. Fruto da mais avançada tecnologia disponivel na atualidade, compreende apoios aerodinâmicos, 217 CV, o binário mais elevado de sempre e a ciclística típica da Aprilia. É uma verdadeira obra de arte, destinada a acelerar corações.
Uma vez mais, a Aprilia superou o que parecia impossível, levando a eficiência aerodinâmica ao próximo nível com as asas aerodinâmicas integradas e a carenagem dupla. Para além disso, tem também o novo braço oscilante derivado da competição e um novo pack eletrónico com um novo APRC.
DESIGN
Aerodinâmica MotoGP
No seu novo design, as asas aerodinâmicas encontram-se integradas na carenagem dupla. A sua eficiência foi analisada através de software específico e em tunel de vento, e posteriormente testada em estrada por Engenheiros da Aprilia. O resultado é uma moto que entrega uma excelente estabilidade, aerodinâmica e performance.
MOTOR
Um motor que faz vibrar o coração
As novas RSV4 e RSV4 Factory estão equipadas com o mesmo propulsor de 1100cc, o primeiro motor de produção em série de alta performance V4. Leve e compacto como nenhum outro, entrega um binário de 125Nm às 10500 rpm e a potência atinge os 217 CV, sendo agora Euro 5 e ultrapassando os 305 km/h.
PERFORMANCE
Desenhada para o conforto
A ergonomia foi amplamente melhorada graças ao novo depósito de combustível, ao novo assento mais baixo em 9 mm e aos pousa-pés em posição rebaixada. Também nova, é a centralina Magneti Marelli ECU 11MP, que faz a gestão das Ohlins Smart EC 2.0 de forma a garantir uma experiência de condução única.
Aprilia RSV4 e RSV4 Factory
A RSV4 está também disponível na versão Factory. Comum a ambas as versões, é o novo motor V4 1099cc, mas na Factory encontramos as jantes em alumínio forjado, suspensões eletrónicas Ohlins Smart EC 2.0 e pinças Brembo Stylema.
Luzes diurnas DRL
O grupo ótico está agora dotado de um triplo LED com luz diurna DRL e luzes de curva, para uma visibilidade superior em quaisquer circunstâncias.
Fórmula vencedora
Este modelo conhece uma alteração dramática no braço oscilante, agora mais leve e reforçado. Inspirado no protótipo de MotoGP, esta inovação reduz o peso e aumenta a estabilidade da traseira na aceleração.
Um motor sem rival
O primeiro motor 4 cilindros em V de alta performance produzido em série é o mais potente de sempre. Apesar de cumprir as normas de emissões Euro 5, tal não afetou a performance, com uma potência máxima de 217 CV, graças ao novo sistema de escape e ao aumento de cilindrada de 1077 cc para 1099 cc.
É difícil descrever as emoções em pista. Mas podemos tentar.
Imagina as emoções de pilotar uma moto numa pista. Os arrepios que correm pelo corpo quando atinges a velocidade máxima, a adrenalina quando aceleras em curva, a respiração quando cruzas a linha de meta. Bem-vindo à experiência RSV4 Factory. Uma superbike premium no topo da sua categoria, pensada para condutores que exigem a máxima performance sem comprometer a qualidade e a segurança que são sinónimos com Aprilia.
MOTOR
Evolução contínua
A potência mantém-se nuns impressionantes 217 CV às 13.000 rpm. Um valor difícil de bater, mas agora em cumprimento com a norma Euro 5, que permite ultrapassar os 305 km/h de velocidade máxima. A nova centralina Magneti Marelli ECU 11MP e o novo escape, mais leve e com menos inércia térmica, contribuem para reduzir as emissões.
TECNOLOGIA
Trabalho de equipa
A RSV4 Factory vem equipada com a fantástica suspensão Ohlins Smart EC 2.0 semiativa, que foi afinada conjuntamente com técnicos e engenheiros suecos e de Noale. Após testes em diversas pistas, como Imola e Mugello, ambas as equipas ficaram muito satisfeitas com os resultados das afinações, constatando melhorias significativas.
CICLÍSTICA
Ideal para qualquer estilo de condução
A tecnologia das suspensões semiativas Smart EC 2.0 permitem a sua fácil calibração tanto da forquilha como da traseira, e também com opção de modalidade manual. Por outro lado, estão ainda disponíveis diversas opões de personalização através de 3 mapas de regulação.
Luzes diurnas DRL
O grupo ótico frontal de triplo LED inclui luz diurna DRL perimetral e integra as luzes de curva, que incrementam a visibilidade no interior das curvas.
Look dinâmico
A RSV4 Factory está disponível em Lava Red ou Aprilia Black, ambas com jantes em alumínio forjado. A versão Lava Red contém elementos em roxo que prestam homenagem ao modelo RS 250 Replica Reggiani, de 1994, uma moto que é hoje um símbolo para os colecionadores da Era dos dois tempos. A versão Aprilia Black tem detalhes em vermelho que enfatizam as linhas do quadro em alumínio.
217 cavalos, zero compromissos
A RSV4 sempre procurou oferecer uma experiência o mais próximo possível das motos de competição, e a RSV4 Factory não é exceção. Mantendo uns impressionantes 217 CV e aumentando o binário de 122 Nm para 125 Nm às 10.500 rpm, esta superbike atinge performances sem precedentes.
Descobre as condições especiais de campanha para aquisição da Aprilia RSV4 1100.