O universo R chama por si. A R3 é a suprema superdesportiva ligeira da Yamaha, inspirada na mota de corrida Yamaha M1 de MotoGP, com um chassis ágil e compacto, um motor de 321cc muito rotativo que proporciona uma aceleração extraordinária, e uma carroçaria aerodinâmica derivada da competição e incluindo asas aerodinâmicas.
O universo R chama por si
Com nova imagem para 2025, os fãs da Série R reconhecerão instantaneamente a nova R3 como um verdadeiro modelo Yamaha Supersport, com a nova frente brilhante, de dois 'olhos' com potentes faróis e luzes de posição integrados, ladeando a conduta de ar inspirada na M1 por cima das novas asas aerodinâmicas.
O painel de instrumentos multifunções LCD e a conectividade para smartphones desbloqueiam um mundo de informações sobre a R3 através da app MyRide, enquanto a forquilha invertida de 37 mm de elevadas especificações garante uma sensação de amortecimento e um feedback precisos em todos os tipos de condução. Além disso, o perfil ergonómico mais estreito facilita a colocação dos pés no solo.
Características
Estilo da próxima geração da Série R
Com o estilo vanguardista da Série R, inspirada no modelo R9 de estrada e nos modelos R1GYTR e RACE de pista, esta é a R3 mais incisiva e sofisticada alguma vez construída. Com uma conduta de ar central estilo M1 ladeada por dois elegantes faróis e luzes de posição em LED, além de asas aerodinâmicas, a R3 é uma genuína máquina superdesportiva da Série R.
Asas aerodinâmicas integradas
A eficiência aerodinâmica foi levada para um nível superior na R3 com asas situadas abaixo da entrada de ar ao estilo da M1, estabelecendo um novo padrão na categoria das superesportivas ligeiras. O fluxo de ar é agora gerido e direcionado rapidamente em torno da nova e elegante carenagem em direção à parte traseira da Série R, gerando um efeito aerodinâmico concebido para corridas.
Faróis duplos e luzes de posição
A frente da R3 irradia o ADN da próxima geração da Série R. Com potentes faróis e luzes de presença LED integradas no novo e elegante design da carenagem, a R3 exala estilo e sofisticação.
Perfil ergonómico esguio
O novo perfil ergonómico estreito da R3 apresenta uma largura total do assento mais fina e painéis laterais mais finos. Isto torna ainda mais fácil ao motociclista apoiar os pés no solo e sentir-se em total controlo em cada paragem.
Nova embraiagem A&S
As especificações premium da R3 incluem uma embraiagem assistida e deslizante (Assist & Slipper) que confere ao condutor o máximo controlo mesmo nas reduções mais bruscas, ao mesmo tempo que evita o excesso de rotações do motor e o ressalto da roda traseira, resultando num comportamento mais previsível e controlável.
Conectividade com smartphone através da aplicação MyRide
A conectividade com smartphone através de Bluetooth desbloqueia todo um novo mundo de dados e informações da R3, ao mesmo tempo que permite chamadas, mensagens de texto e notificações por e-mail através do painel de instrumentos multifunções LCD. Depois de cada viagem, consulte as estatísticas de deslocação, informações importantes sobre a moto e sobre a viagem, disponíveis através da aplicação MyRide.
Motor EURO5+ de 321cc muito rotativo
Com uma taxa de compressão de 11,2:1, dupla árvores de cames à cabeça (DOHC) e quatro válvulas por cilindro, o motor de dois cilindros de 321 cc foi concebido para rápidas subidas de rotação e eficiência nos regimes mais elevados. Com uma potência máxima de 30,9 kW (42 PS) às 10750 rpm, o potente motor EU5+ da R3 oferece uma aceleração incrível, muita potência e uma condução excitante.
Suspensão de elevadas especificações
A R3 está equipada com forquilha invertida KYB de 37 mm que proporciona uma ótima sensibilidade na dianteira. Quer se desloque nas ruas de uma qualquer cidade ou esteja ao ataque dos tempos por volta em circuito, o equilíbrio perfeito entre absorção de choques e estabilidade de condução da R3 proporciona o máximo feedback e confiança ao piloto.
Potente desempenho de travagem
O travão de disco flutuante de 298 mm na dianteira garante uma potência de travagem excelente com muito feedback na manete, enquanto um disco flutuante de 220 mm oferece boa performance de travagem na traseira. Com o seu sistema de travagem antibloqueio ABS, a R3 pode ser conduzida com confiança, mesmo quando a aderência é reduzida em piso molhado ou escorregadio.
Painel de instrumentos multifunções LCD
Conferindo um toque final de inspiração nas corridas ao posto de condução da R3, o novo painel de instrumentos LCD apresenta as principais informações sobre a condução e sobre o veículo. Além disso, quando um smartphone está ligado via Bluetooth através da aplicação MyRide, as notificações de chamada, SMS e e-mail também podem ser exibidas no ecrã.
Especificações
Motor
Tipo de motor: 4 tempos, 2 cilindros, Refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada: 321 cc
Diâmetro x curso: 68,0 × 44,1 mm
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência máxima: 30,9 kW (42,0 PS) @ 10.750 rpm
Binário máximo: 29,5 Nm (3,0 kgm) @ 9.000rpm
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: Eléctrico
Sistema de arranque: TCI
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Alimentação: Injeção de Combustível
Chassis
Quadro: Diamante
Ângulo do avanço de roda: 25°00′
Trail: 95 mm
Sistema de suspensão dianteira: Forquilha telescópica
Sistema de suspensão traseira: Braço oscilante
Curso dianteiro: 130 mm
Curso traseiro: 125 mm
Travão dianteiro: Travão hidráulico, um disco, Ø 298 mm
Travão traseiro: Travão hidráulico, um disco, Ø 220 mm
Pneu dianteiro: 110/70R17M/C 54H Tubeless
Pneu traseiro: 140/70R17M/C 66H Tubeless
Dimensões
Comprimento total: 2,090 mm
Largura total: 735 mm
Altura total: 1140 mm
Altura do assento: 780 mm
Distância entre eixos: 1380 mm
Distância mínima ao solo: 160 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 169 kg
Capacidade Dep. Combustível: 14,0 L
Capacidade Dep. Óleo: 2,50 L
Screen & Connectivity
Smartphone Connectivity: MyRide