Yamaha / Motos / Super Desportivas

Clique para aumentar

R1 RACE

HERANÇA CRIADA NA COMPETIÇÃO

EM DESTAQUE

A R1 é um ícone. Com provas dadas nas pistas, só na última década ganhou um Campeonato Mundial de Superbike, dois títulos do Mundial de Resistência e inúmeros campeonatos a nível nacional. Inspirada na YZR-M1 de MotoGP, a R1 RACE atinge níveis ainda mais elevados de desempenho em pista, com novos apêndices aerodinâmicos, suspensão melhorada e sistema de travagem Brembo.

HERANÇA CRIADA NA COMPETIÇÃO
Concebida para demonstrar as verdadeiras capacidades de competição da R1 em circuito, a R1 RACE é um modelo exclusivo para pista, com tecnologia de ponta e que foi desenvolvida a partir do conhecimento adquirido graças à participação da Yamaha em competições ao mais alto nível. O extraordinário motor de 4 cilindros e 998 cc 'crossplane' é um descendente direto do motor YZR-M1 e tem o sofisticado pack eletrónico da R1, desenvolvido em colaboração direta com as equipas de competição da Yamaha.

As asas aerodinâmicas com novo desenho, ao estilo do MotoGP, maximizam os efeitos do anti-cavalinho da R1, além de melhorarem a sensação dianteira e o feedback durante a travagem e em curva, oferecendo um desempenho em pista de nível superior sem comprometer o design aerodinâmico e evocativo do R1. Derivada da competição e pronta para a pista, a R1 RACE levará a sua condução para o nível seguinte.

 

Características

 

Novas asas inspiradas no MotoGP

As asas aerodinâmicas ao estilo do MotoGP montadas na parte superior da carenagem principal foram concebidas e desenvolvidas a partir do feedback técnico da equipa Yamaha Factory Racing MotoGP. Feitas em fibra de carbono para garantir o mínimo peso possível mas com a máxima força e rigidez, as asas não só geram um efeito aerodinâmico descendente, como também aumentam a sensação de estabilidade e de resposta da dianteira.

 

Nova geração da forquilha dianteira KYB

A nova forquilha dianteira invertida KYB de 43 mm foi totalmente reformulada e inclui agora ajustes separados para a compressão e recuperação nas bainhas de suspensão esquerda e direita, com regulação nos dois sentidos. Cada jarra da forquilha tem agora uma válvula na base, concebida para otimizar a pressão no cilindro ao limitar ou impedir totalmente o fluxo de óleo para a parte inferior da suspensão, o que melhora a resposta de amortecimento, aumenta a sensação de contacto e melhora estabilidade global.

 

Desempenho de travagem de nível superior com Brembo

Reativo e de elevada performance, o novo sistema de travagem dianteiro com cilindro principal Brembo e pinças Stylema eleva a potência de travagem da R1 RACE a um novo patamar. O cilindro mestre radial possui um pistão que se move na mesma direção do curso da alavanca de travão, aplicando pressão de forma linear à medida que o piloto pressiona a alavanca. As aligeiradas pinças Stylema foram concebidas para otimizar o fluxo de ar e permitir um arrefecimento eficiente, reduzindo a fadiga dos travões em circuito.

 

Foco absoluto na pista, com a remoção de todos os componentes de estrada

A R1 RACE é entregue pronta para a pista, sem componentes para a estrada. Isto não só reduz o peso da R1, como também facilita a chegada às boxes, pronta a entrar na pista pela primeira vez. O assento do passageiro é substituído por uma cobertura específica.

 

Nova capa de assento com elevada aderência

Um novo material de cobertura do banco, com nova textura, oferece maior aderência, ao mesmo tempo que permite ao condutor transferir facilmente o seu peso na moto. Nas curvas, isto ajuda o piloto a sentir-se mais ligado à sua R1 e aumenta a reconhecida sensação de estabilidade do chassis.

 

Motor de 4 cilindros 'crossplane' de 998cc com entrega de binário muito linear

Uma característica fundamental do motor de 4 cilindros de 998 cc do R1 é a cambota 'crossplane', com uma sequência de ignição alternada que proporciona um binário forte e linear. Com um sistema de admissão de alta eficiência, juntamente com martelos de válvulas acionados por balanceiros exclusivos, este motor desenvolvido para corridas proporciona um desempenho notável em toda a gama de rotações.

 

Pack de eletrónica sofisticada

As sofisticados ajudas eletrónicas à condução da R1 RACE, controladas por um 'sistema inteligente' derivado do MotoGP sob a forma de uma IMU de seis eixos, incluem Controlo de Tração (TCS), Controlo de Deslizamento (SCS), Controlo de Travagem (BC), Controlo de Elevação (LIF), Controlo de Arranque (LCS), Gestão do Travão-Motor (EBM) de três modos. Além disso, a R1 RACE também conta com a mais recente evolução do Sistema Quickshift (QSS) e os modos de seleção de potência (PWR) da Yamaha.

 

Acelerador APSG ride-by-wire

O controlo eletrónico do acelerador Yamaha (YCC-T) é ativado por um punho de alta tecnologia que confere uma sensação natural de controlo preciso. Com uma mola, um cursor e engrenagens que proporcionam uma sensação natural e progressiva, o novo e leve punho com sensor de posição do acelerador (APSG) ride-by-wire oferece uma resposta de acelerador instantânea.

 

Especificações

 

Motor

 Tipo de motor: 4 tempos, Refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas, In-Line Four-Cylinder
Cilindrada: 998 cc
Diâmetro x curso: 79,0 × 50,9 mm
Taxa de compressão: 13,0 : 1
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Alimentação: Injeção de Combustível

 

Chassis

 Quadro: Diamante
Ângulo do avanço de roda: 24º
Trail: 102 mm
Sistema de suspensão dianteira: Forquilha telescópica
Sistema de suspensão traseira: suspensão de ligação por braço, Braço oscilante
Curso dianteiro: 120 mm
Curso traseiro: 120 mm
Travão dianteiro: Disco duplo hidráulico, Ø320 mm
Travão traseiro: Disco hidráulico único, Ø220 mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17M/C (58W) sem câmara de ar
Pneu traseiro: 190/55 ZR17M/C (75W) sem câmara de ar

 

Dimensões

 Comprimento total: 2055 mm
Largura total: 690 mm
Altura total: 1165 mm
Altura do assento: 855 mm
Distância entre eixos: 1405 mm
Distância mínima ao solo: 130 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 201 kg
Capacidade Dep. Combustível: 17 l
Capacidade Dep. Óleo: 4,9 l

Marcas Representadas

Top
(6) items
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
Items 6
Subtotal 2.150