Quando conduz a Ténéré 700 Rally, está a conduzir a suprema mota de aventura para condução em fora de estrada. Equipada com o premiado motor CP2 da Yamaha montado num quadro em aço resistente mas leve, concebida para enfrentar os terrenos mais difíceis, a Rally eleva a Ténéré 700 a um novo nível. Com suspensão totalmente ajustável desenvolvida pela KYB, 255 mm de distância ao solo e especificações concebidas para dar ao condutor o controlo absoluto nas condições mais extremas, é uma moto para quem quer viver a vida sem limites.
Ultrapasse os seus limites
Com tecnologia de rali, incluindo a suspensão dianteira KYB de longo curso, totalmente ajustável e com bainhas reforçadas, um protetor de cárter de alumínio de 4 mm, os leves poisa-pés de titânio serrilhados e a carenagem estreita, a Ténéré 700 Rally é uma moto verdadeiramente orientada para a aventura. Elemento distintivo desta versão Rally é o esquema de cores único inspirado na herança da marca, com jantes douradas e o icónico design 'Speedblock' da Yamaha, complementado com o guarda-lamas dianteiro elevado, sinónimo de condução no deserto.
O novo assento da Ténéré 700 Rally, com uma altura ao solo de 910 mm, juntamente com o depósito de combustível redesenhado e a tampa da embraiagem modificada oferecem mais flexibilidade para andar em todo-o-terreno. O posto de condução apresenta um novo painel de instrumentos TFT de 6,3", que vem com um exclusivo layout 'Raid' que apresenta apenas as informações mais relevantes que você precisa ao enfrentar o terreno mais desafiador. Com uma apresentação idêntica a um 'roadbook' de rali, é um dos três layouts do painel de instrumentos e apenas uma das formas de personalizar a sua experiência de condução e adaptá-la às condições.
Características
Forquilha dianteira KYB de longo curso, totalmente ajustável
A Ténéré 700 Rally possui suspensão dianteira KYB de 43 mm de elevada qualidade e totalmente ajustável. Com as bainhas reforçados e um revestimento especial para reduzir o atrito, o curso da suspensão foi aumentado 20 mm em relação à Ténéré 700 de série, para proporcionar um curso de 230 mm na roda dianteira e uma grande distância ao solo de 255 mm.
Amortecedor traseiro com maior curso e totalmente ajustável
Concebida para funcionar em perfeita harmonia com a forquilha dianteira, a unidade de suspensão traseira da Ténéré 700 Rally foi concebida para se destacar nas condições mais adversas. Com curso de roda de 220 mm, mais 20 mm do que na Ténéré 700 de série, conta com uma biela traseira e amortecedor completamente redesenhados. Possui um batente maior para lidar com terrenos acidentados, enquanto o amortecedor possui um reservatório separado 'piggyback' com estrutura de alumínio para manter a temperatura do óleo baixa e, consequentemente, um amortecimento consistente em todas as condições. Como seria de esperar, é totalmente regulável, com um ajustador manual que permite que a pré-carga seja alterada sem quaisquer ferramentas.
Decoração exclusiva
Em comemoração da célebre história da Ténéré, a Ténéré 700 Rally presta homenagem ao passado com uma impressionante decoração dos anos 80, complementada por jantes com raios dourados e pelo icónico design 'Speedblock' da Yamaha. Com o guarda-lamas dianteiro em posição elevada e a silhueta clássica da Ténéré, não há como confundir o ADN desta verdadeira moto de aventura, construída para os pilotos mais exigentes.
Para-lamas dianteiro de rali em posição elevada
A completar o visual distinto da Ténéré encontra-se o icónico guarda-lamas dianteiro em posição elevada. Na cor da moto e concebido para ser prático e chamativo, o guarda-lamas mais alto reduz a projeção de lama em condições húmidas e elimina o risco de obstrução com lama entre o pneu e o guarda-lamas.
Assento de rali plano de uma só peça específico
Exclusivo deste modelo, o assento de rali de peça única oferece uma posição de condução ligeiramente mais alta e vertical do que o banco da Ténéré 700 de série. A espuma adicional combina-se com a suspensão mais alta para proporcionar uma imponente altura do assento de 910 mm, 35 mm acima da de série, com a cobertura premium de dois materiais gravada com o logótipo Rally. O assento é moldado para oferecer um maior controlo na condução em pé fora de estrada, ao mesmo tempo que aumenta o conforto na posição sentada.
Ergonomia focada no todo-o-terreno
A Ténéré 700 Rally foi cuidadosamente atualizada para oferecer uma sensação ainda maior de ligação entre o condutor e máquina. O novo depósito de combustível foi movido para a frente e a tampa de combustível fica mais baixa para uma melhor distribuição do peso, enquanto a forma é mais estreita para oferecer uma melhor aderência aos joelhos para o máximo controlo em todos os tipos de superfícies. Isto é complementado por um novo assento plano estilo rali que é estreito e facilita a movimentação do peso do corpo na condução em todo-o-terreno.
Quadro em aço resistente para lidar com as condições extremas
Uma moto radical precisa de um chassis resistente e não há muitos mais resistentes do que o da Ténéré 700 Rally. O quadro de berço duplo em tubos de aço combina resistência com baixo peso e dimensões compactas, permitindo-lhe realmente dominar a sua moto em terrenos acidentados.
Componentes robustos inspirados nos ralis
A Ténéré 700 Rally é uma das motos de aventura mais robustas que pode comprar, com muitas peças atualizadas para melhorar a capacidade de utilização em todo-o-terreno nas condições mais difíceis, incluindo grandes mas leves poisa-pés de titânio serrilhados e uma proteção de cárter de alumínio de 4 mm resistente, que oferece proteção adicional para enfrentar os inevitáveis impactos e solavancos.
O mais recente motor CP2 EU5+ 690 cc a quatro tempos
Atualizado para 2024, o aclamado motor CP2 beneficia da adoção do acelerador eletrónico YCC-T, que facilita a utilização de uma série de novas funcionalidades, e oferece uma curva de binário mais linear. Entre as atualizações, encontram-se a nova admissão de ar que melhora a experiência auditiva, bem como as mudanças de velocidades mais suaves. Externamente, uma nova tampa da embraiagem dá-lhe mais espaço para as pernas tanto na posição sentada como na condução em pé.
Acelerador eletrónico e modos de condução para o máximo controlo
O acelerador eletrónico YCC-T oferece uma ligação perfeita entre o condutor e o motor e permite dois modos de condução, dando-lhe a oportunidade de escolher o mapa do acelerador que melhor se adapta ao seu estilo de condução. O Sport proporciona a resposta mais pronta do acelerador, enquanto o Explorer proporciona uma entrega de potência mais suave, extremamente útil em condições de baixa aderência.
ABS e TCS comutáveis com o premir de um botão
Proporcionando-lhe o máximo controlo quando conduz fora de estrada, tanto o ABS como o controlo de tração podem ser totalmente desligados premindo um botão. O ABS tem três definições, que podem ser selecionadas através de um botão específico colocado no cockpit ou através do menu do painel de instrumentos TFT utilizando os novos comandos. Além de poder estar ligado ou desligado em simultâneo nas duas rodas, o ABS pode ser desativado apenas na roda traseira, permitindo que utilize o travão traseiro e o acelerador para pilotar sobre superfícies mais escorregadias, sem deixar de desfrutar dos benefícios do ABS na roda dianteira.
TFT a cores de 6,3 polegadas com tema Raid, conectividade e navegação
Posicionado como um 'roadbook' de rali, o grande ecrã TFT a cores de 6,3'' realça o design premium da Ténéré 700 Rally e tem três opções temáticas distintas, incluindo um ecrã adicional 'Raid'. A conectividade com smartphones desbloqueia uma série de funcionalidades, incluindo atender chamadas telefónicas, ouvir música e ter navegação curva-a-curva através da aplicação MyRide. A tomada de carregamento USB-C também é equipamento de série.
Especificações
Motor
Tipo de motor: 4 tempos, 2 cilindros, Refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada: 689 cc
Diâmetro x curso: 80 x 68,6 mm
Taxa de compressão: 11,5 : 1
Potência máxima: 54 kW (73,4 PS) a 9000 rpm
Versão com potência limitada: 35 kW (47,6 PS) a 8000 rpm
Binário máximo: 68 Nm a 6500 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Consumo de combustível: 4,3 l/100 km
emissões CO2: N/A
Alimentação: Injeção Electrónica de Combustível
Chassis
Quadro: berço duplo, Estrutura tubular em aço
Ângulo do avanço de roda: 27º
Trail: 105 mm
Sistema de suspensão dianteira: Suspensão telescópica invertida, Ø 43 mm
Sistema de suspensão traseira: suspensão de ligação por braço, Braço oscilante
Curso dianteiro: 230 mm
Curso traseiro: 220 mm
Travão dianteiro: Hidráulico, dois discos, Ø282 mm
Travão traseiro: Hidráulico, um disco, Ø 245 mm
Pneu dianteiro: 90/90 - 21 M/C 54 V
Pneu traseiro: 150/70 R 18 M/C 70 V
Dimensões
Comprimento total: 2.370 mm
Largura total: 935 mm
Altura total: 1.490 mm
Altura do assento: 910 mm
Distância entre eixos: 1.595 mm
Distância mínima ao solo: 255 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 210 kg
Capacidade Dep. Combustível: 16,0 l
Capacidade Dep. Óleo: 3 l
Screen & Connectivity
Screen type: TFT
Screen size: 6.3 polegadas
Smartphone Connectivity: MyRide
Adaptive Cruise Control: Não
On-screen Navigation: MyRide turn-by-turn