Quando está a andar na Ténéré 700, está a pilotar uma lenda. Foi construída para ser resistente. Desde a nova suspensão ajustável até à posição de condução cuidadosamente estudada e ajudas eletrónicas que pode desligar quando necessário, é uma moto capaz de enfrentar qualquer terreno que queira desafiar. Mais leve do que a concorrência e com um motor afinado a pensar no binário, esta moto vai a todo o lado e incorpora o próprio espírito da vida em duas rodas e o sentido de aventura que existe dentro de todos nós.
Persiga o próximo horizonte
A Ténéré 700 está equipada com o premiado motor CP2 de 690 cc da Yamaha, especificamente afinado para este modelo. Agora equipada com o acelerador eletrónico YCC-T, a Ténéré 700 2025 introduz um conjunto de funcionalidades para adaptar a experiência de condução a todas as condições, incluindo dois modos de condução, Sport e Explorer, dando-lhe a possibilidade de escolher as melhores características de potência e binário para satisfazer as suas necessidades de condução. ABS e TCS também podem ser desligados para lhe dar controlo total, o que é particularmente útil em caminhos de terra ou trilhos. Nenhuma outra moto de aventura oferece um equilíbrio tão abrangente de potência e controlo; uma máquina criada nos ralis para enfrentar tudo o que lhe surgir pela frente.
O mais recente chassis em aço resistente da Ténéré 700 é robusto, foi melhorado e concebido para oferecer uma condução de fácil controlo mas entusiasmante numa grande variedade de ambientes. A suspensão ajustável de elevado curso e as grandes jantes com raios contribuem para uma grande distância ao solo e uma posição de condução dominante, que se destaca dentro e fora de estrada, quer escolha uma posição em pé ou sentada. A carenagem de impressionante leveza foi desenhada para o proteger das piores condições climatéricas, enquanto um painel de instrumentos TFT de 6,3" e fácil leitura fornece rapidamente todas as informações essenciais de que necessita.
Características
O mais recente motor CP2 EU5+ 690 cc a quatro tempos
Atualizado na mais recente Ténéré 700, o aclamado motor CP2 beneficia da adoção do acelerador eletrónico YCC-T, que facilita a utilização de uma série de novas funcionalidades, e oferece uma curva de binário melhorada. Uma nova admissão de ar e mudanças de velocidades mais suaves são algumas das atualizações, enquanto exteriormente uma nova tampa da embraiagem garante mais espaço para as pernas, tanto sentado como de pé.
Novo design dos faróis e da carenagem de rally
O novo design dos faróis e da carroçaria presta homenagem à herança dos ralis da Yamaha. A silhueta é clássica da Ténéré, sendo alta e vertical na dianteira, mas baixa e leve na traseira. Cada painel foi cuidadosamente desenhado para manter o peso ao mínimo, enquanto o icónico farol LED quádruplo também foi redesenhado para proporcionar um aspeto fresco e agressivo, ao mesmo tempo que oferece uma iluminação melhorada durante a condução noturna.
Carenagem compacta e delgada, com assento plano e depósito de combustível redesenhado
A Ténéré 700 foi cuidadosamente atualizada para oferecer uma agilidade ainda maior na condução fora de estrada. O novo depósito de combustível foi movido para a frente e a tampa de combustível está mais baixa para uma melhor distribuição do peso, enquanto a forma é mais estreita para oferecer uma melhor aderência aos joelhos para o máximo controlo em todos os tipos de superfícies. Isto é complementado por um novo assento plano estilo rali que é estreito e facilita a movimentação do peso do corpo.
Quadro de duplo berço em aço tubular
Devidamente testado no programa de rali-raid da Yamaha, o robusto quadro tubular de aço de berço duplo combina força com leveza. A combinação de uma curta distância entre eixos e um perfil estreito cria uma moto ágil com muito espaço para se movimentar, enquanto a suspensão alta oferece 240 mm de distância ao solo para enfrentar terrenos difíceis.
Suspensão de longo curso atualizada
A suspensão de alta qualidade e longo curso conferem à Ténéré 700 uma posição alta e distância ao solo de 240 mm. As forquilhas dianteiras de 43 mm, resistentes à flexão, são agora totalmente reguláveis, ganhando um novo ajuste em pré-carga para 2025. A traseira beneficia de um amortecedor traseiro totalmente ajustável, atualizado com um depósito piggyback, concebido para trabalhar em perfeita harmonia com a suspensão dianteira e melhorar o desempenho mesmo nas condições mais duras.
Acelerador eletrónico e modos de condução
O YCC-T permite dois modos de condução, dando-lhe a oportunidade de escolher o mapa do acelerador que melhor se adapta ao seu estilo de condução. O Sport proporciona a resposta mais pronta do acelerador, enquanto o Explorer proporciona uma entrega de potência mais suave.
ABS e TCS comutáveis com o premir de um botão
Garantindo-lhe o máximo controlo quando conduz fora de estrada, tanto o ABS como o controlo de tração podem ser totalmente desligados premindo um botão. O ABS tem três definições, que podem ser selecionadas através de um botão específico colocado no cockpit ou através do menu do painel de instrumentos TFT utilizando os novos comandos. Além de poder estar ligado ou desligado em simultâneo nas duas rodas, o ABS pode ser desativado apenas na roda traseira, permitindo que utilize o travão traseiro e o acelerador para pilotar sobre superfícies mais escorregadias, sem deixar de desfrutar dos benefícios do ABS na roda dianteira.
TFT a cores de 6,3 polegadas com conectividade e navegação
O grande ecrã TFT a cores de 6,3'' realça o design premium da Ténéré 700 e tem duas opções temáticas distintas, permitindo-lhe concentrar-se nas informações da forma que melhor se adapta à sua condução, enquanto a conectividade com smartphones desbloqueia uma série de funcionalidades, incluindo atender chamadas telefónicas, ouvir música e ter navegação curva-a-curva através da aplicação MyRide. A tomada de carregamento USB-C também é equipamento de série.
Rodas de raios, de 21"/18"
Tal como as motos oficiais da equipa de fábrica de ralis da Yamaha, a Ténéré 700 está equipada com uma roda dianteira de 21 polegadas e uma roda traseira de 18 polegadas, combinando baixo peso com imensa força e extraordinária resistência ao choque. Para níveis elevados de tração e durabilidade em terra e estrada, estas rodas de alumínio com raios estão equipadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR.
Componentes focados no fora de estrada
Os detalhes são importantes para a Ténéré 700 de 2025. Como a moto de aventura mais robusta que você pode comprar, os componentes foram atualizados para melhorar a utilização em off-road sem comprometer o desempenho no asfalto. Os poisa-pés maiores e o assento de uma só peça de estilo rali ajudam o condutor a manter o controlo em superfícies com menos aderência, enquanto o interruptor do descanso lateral redesenhado, as robustas proteções para as mãos e proteção do motor oferecem uma defesa adicional para enfrentar os inevitáveis impactos e solavancos.
Novos comandos intuitivos
Os novos comandos, ergonomicamente concebidos para fácil manuseamento e agora equipados com um joystick de cinco direções, oferecem mais funcionalidade face aos da geração anterior da Ténéré 700, tornando a deslocação pelas muitas funções fácil e intuitiva. Os piscas também foram atualizados, com novos recursos disponíveis a partir do comutador do lado esquerdo: Sinalização de três flashes ou piscas contínuos com cancelamento automático.
Versão rebaixada de fábrica disponível
A Ténéré 700 inclui com uma versão de altura do assento mais baixa, disponível diretamente da fábrica. Esta versão, com menos 20 mm de curso da suspensão dianteira e traseira, bem como um suporte lateral mais curto, tem uma altura do assento de 860 mm e mantém a posição de condução dominante, ao mesmo tempo que abre a experiência da Ténéré para aqueles que preferem uma altura do assento mais baixa.
Especificações
Motor
Tipo de motor: 4 tempos, 2 cilindros, Refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada: 689 cc
Diâmetro x curso: 80 x 68,6 mm
Taxa de compressão: 11,5 : 1
Potência máxima: 54 kW (73,4 PS) a 9000 rpm
Versão com potência limitada: 35 kW (47,6 PS) a 8000 rpm
Binário máximo: 68 Nm a 6500 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Consumo de combustível: 4,3 l/100 km
emissões CO2: N/A
Alimentação: Injeção Electrónica de Combustível
Chassis
Quadro: berço duplo, Estrutura tubular em aço
Ângulo do avanço de roda: 27º
Trail: 105 mm
Sistema de suspensão dianteira: Suspensão telescópica invertida, Ø 43 mm
Sistema de suspensão traseira: suspensão de ligação por braço, Braço oscilante
Curso dianteiro: Standard: 210 mm; Low: 190 mm
Curso traseiro: Standard: 200 mm; Low: 180 mm
Travão dianteiro: Hidráulico, dois discos, Ø282 mm
Travão traseiro: Hidráulico, um disco, Ø 245 mm
Pneu dianteiro: 90/90 - 21 M/C 54 V
Pneu traseiro: 150/70 R 18 M/C 70 V
Dimensões
Comprimento total: Standard: 2.370 mm; Low: 2.350 mm
Largura total: 935 mm
Altura total: Standard: 1.455 mm; Low: 1.440 mm
Altura do assento: Standard: 875 mm; Low: 860 mm
Distância entre eixos: 1.595 mm
Distância mínima ao solo: Standard: 240 mm; Low: 225 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 208 kg
Capacidade Dep. Combustível: 16,0 l
Capacidade Dep. Óleo: 3 l
Screen & Connectivity
Screen type: TFT
Screen size: 6.3 polegadas
Smartphone Connectivity:MyRide
Adaptive Cruise Control: Não
On-screen Navigation: MyRide turn-by-turn