Nos últimos 40 anos, as motocicletas Ninja conquistaram os corações dos entusiastas das motos esportivas em todo o mundo. Nunca nos desviamos das nossas raízes, mas sempre fomos revolucionários no desenvolvimento. Lideramos o setor em desempenho, engenharia, tecnologia e manuseio emocionantes. Ninja não é apenas um nome reconhecível, é uma lenda.
Características
Conectividade para smartphones
Um chip Bluetooth integrado no painel de instrumentos permite que os pilotos se conectem à sua motocicleta sem fio. Através do aplicativo para smartphone “RIDEOLOGY THE APP”, diversas funções do instrumento podem ser acessadas, contribuindo para uma experiência aprimorada de motociclismo.
Os mais recentes pneus desportivos da Bridgestone
Os pneus Bridgestone Battlax Hypersport S22 contribuem para uma condução mais leve, ao mesmo tempo que oferecem maior aderência em piso seco e molhado, o que se traduz numa maior confiança e prazer do condutor.
Emocionante motor quatro em linha
O potente motor quatro tempos em linha, 1.043 cm3, com refrigeração líquida e quatro tempos, funciona com força em todas as rotações e não desiste antes da linha vermelha.O motor proporciona uma resposta soberba, um impacto forte a médios e um uivo de admissão inebriante – cada rotação do acelerador recompensa o condutor com uma sensação física e auditiva estimulante.
Além de emissões mais limpas para 2020, uma mudança nas válvulas de aceleração eletrônicas permite a adição do controle de cruzeiro eletrônico, ao mesmo tempo que contribui para um fornecimento de energia suave.
Estilo mais esportivo e dinâmico
As revisões nas carenagens e um silenciador unilateral totalmente novo conferem à Ninja 1000SX um estilo mais desportivo e dinâmico que reflete o seu potencial de condução desportiva e contribui para uma imagem mais forte da família Ninja. A iluminação totalmente LED adiciona um toque de alta classe.
Maior conforto do assento
Os assentos mais grossos e largos do condutor e do passageiro proporcionam maior conforto, facilitando mais horas no selim. A almofada do banco traseiro é mais larga que a sua base, oferecendo uma maior área de superfície. Além disso, uma série de opções de assentos acessórios estão disponíveis para atender às necessidades e preferências do condutor e do passageiro.
Silenciador unilateral
O novo sistema de escapamento 1 possui um arranjo 4 em 2 em pré-câmara em 1, contribuindo para a aparência esportiva aprimorada da Ninja 1000SX. O arranjo do silenciador unilateral economiza aproximadamente 2 kg de peso.
Excelente proteção contra vento
A proteção contra o vento proporcionada pela carenagem completa é complementada por um novo para-brisa com quatro posições disponíveis. Como antes, o pára-brisa é ajustável manualmente (sem ferramentas).
Controle de cruzeiro eletrônico
O sistema de controle de cruzeiro da Kawasaki permite que a velocidade desejada seja mantida com o simples toque de um botão. Uma vez ativado, o piloto não precisa acelerar constantemente. Isto reduz o stress na mão direita ao percorrer longas distâncias, permitindo uma condução descontraída e contribuindo para um elevado nível de conforto de condução.
KQS (mudança rápida Kawasaki)
Complementando o caráter estimulante do motor da Ninja 1000SX, o quick shifter permite mudanças de marcha mais altas e mais baixas sem embreagem para aceleração contínua e desaceleração rápida e fácil.
Instrumentação de cores TFT
A nova e compacta instrumentação colorida TFT totalmente digital dá ao cockpit uma aparência de alta tecnologia e alta qualidade. O novo medidor também oferece recursos adicionais não disponíveis no modelo anterior.
Manuseio composto e esportivo
O quadro de alumínio altamente rígido da Ninja 1000SX oferece um alto grau de centralização de massa, oferecendo um equilíbrio entre agilidade e manuseio firme. A bicicleta responde rapidamente às solicitações do piloto, ao mesmo tempo que oferece uma excelente capacidade de absorver solavancos e sulcos. Altamente composta, a excelente estabilidade em linha reta da Ninja 1000SX e sua sensação de firmeza nas curvas facilitam a passagem de longas horas no selim.
Sistema de pannier de montagem limpa
O sistema de montagem dos cestos acessórios permite que os cestos sejam fixados e removidos de forma muito simples, contribuindo para uma maior comodidade. Integrando perfeitamente as malas com a traseira da bicicleta, o sistema de montagem limpa posiciona as malas perto da linha central da bicicleta, o seu design limpo e descomplicado garante que a traseira da bicicleta ainda fica bem com as malas removidas.
Tecnologias
IMU - Unidade de Medição Inercial
IMU significa Conscientização Aprimorada da Orientação do Chassi. A força da electrónica de ponta da Kawasaki sempre foi a programação altamente sofisticada que, utilizando hardware mínimo, dá à ECU uma imagem precisa e em tempo real do que o chassis está a fazer.
O programa de modelagem dinâmica proprietário da Kawasaki faz uso habilidoso do modelo de pneu de fórmula mágica ao examinar mudanças em vários parâmetros, permitindo levar em consideração as mudanças nas condições da estrada e dos pneus. A adição de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) permite monitorar a inércia ao longo de 6 DOF (graus de liberdade). A aceleração ao longo dos eixos longitudinal, transversal e vertical, além da taxa de rotação e da inclinação são medidas. A taxa de guinada é calculada pelo ECU. Este feedback adicional contribui para uma imagem em tempo real ainda mais clara da orientação do chassis, permitindo uma gestão ainda mais precisa para controlo no limite.
Com a adição do IMU e a mais recente evolução do software de modelagem avançada da Kawasaki, o motor eletrônico e a tecnologia de gerenciamento de chassi da Kawasaki dão um passo para o próximo nível, mudando de sistemas de ajuste e reação para sistemas de feedback para oferecer níveis ainda maiores. de excitação de pilotagem.
KCMF - Função de gerenciamento de curvas Kawasaki)
O KCMF monitora os parâmetros do motor e do chassi durante toda a curva, desde a entrada, passando pelo ápice, até a saída da curva, modulando a força de frenagem e a potência do motor para facilitar a transição suave da aceleração para a frenagem e vice-versa, e para ajudar os pilotos a traçar a linha pretendida na curva.
KCMF supervisiona os seguintes sistemas (quando disponíveis): KTRC (incluindo controle de tração, cavalinho e deslizamento), KIBS (incluindo controle de inclinação), controle de freio do motor Kawasaki
KQS - Mudança rápida Kawasaki
Projetado para ajudar os pilotos a maximizar sua aceleração no circuito, permitindo mudanças de marcha sem embreagem com o acelerador totalmente aberto, o KQS detecta que a alavanca de câmbio foi acionada e envia um sinal para a ECU para desligar a ignição para que a próxima marcha possa ser engatada sem ter que use a embreagem.
Nos modelos que oferecem reduções de marcha sem embreagem, durante a desaceleração o sistema controla automaticamente a rotação do motor para que a próxima marcha mais baixa possa ser selecionada sem acionar a embreagem.
KIBS
A Kawasaki desenvolveu o KIBS para ter em conta as características específicas de condução das motos supersport, garantindo uma travagem altamente eficiente com o mínimo de intrusão durante uma condução desportiva intensa. É o primeiro sistema de freio de produção em massa a conectar a ECU ABS (Unidade de Controle Eletrônico) e a ECU do motor.
Além da velocidade das rodas dianteiras e traseiras, o KIBS monitora a pressão hidráulica da pinça do freio dianteiro, a posição do acelerador, a rotação do motor, o acionamento da embreagem e a posição da marcha. Essas diversas informações são analisadas para determinar a pressão hidráulica ideal do freio dianteiro.
Através de um controle preciso, as grandes quedas de pressão hidráulica observadas nos sistemas ABS padrão podem ser evitadas. Além disso, a tendência nos modelos supersport de levantar a roda traseira sob frenagem brusca pode ser suprimida e a controlabilidade do freio traseiro pode ser mantida durante a redução de marcha.
Válvulas de aceleração eletrônica
O sistema de atuação do acelerador totalmente eletrônico da Kawasaki permite que a ECU controle o volume de combustível (por meio de injetores de combustível) e de ar (por meio de válvulas de aceleração) fornecidos ao motor. A injeção de combustível e a posição ideais da válvula do acelerador resultam em uma resposta suave e natural do motor e na potência ideal do motor. O sistema também contribui significativamente para a redução de emissões.
As válvulas de aceleração eletrônicas também permitem um controle mais preciso dos sistemas eletrônicos de gerenciamento do motor, como S-KTRC e KTRC, e permitem a implementação de sistemas eletrônicos como KLCM, Kawasaki Engine Brake Control e Electronic Cruise Control.
Suspensão Traseira Horizontal Back-link
Em comparação com a suspensão traseira Uni-Trak tradicional da Kawasaki, que monta a unidade de choque verticalmente, com suspensão traseira Horizontal Back-link, a unidade de choque é quase horizontal.
O arranjo original da suspensão da Kawasaki localiza a unidade do amortecedor muito próximo do centro de gravidade da moto, contribuindo enormemente para a centralização da massa. E como não existe nenhuma ligação ou unidade de choque saliente por baixo do braço oscilante, isto liberta espaço para uma pré-câmara de escape maior (uma câmara de expansão de escape situada mesmo a montante do silenciador).
Com uma pré-câmara maior, o volume do silenciador pode ser reduzido e os componentes pesados do escape podem ser concentrados mais perto do centro da moto, contribuindo ainda mais para a centralização da massa. O resultado é um manuseio muito melhorado. Outro benefício é que a unidade de choque é colocada longe do calor de exaustão.
Como é mais difícil que o calor do sistema de escape afete negativamente a pressão do óleo e do gás da suspensão, o desempenho da suspensão é mais estável. A suspensão traseira horizontal Back-link oferece vários benefícios secundários como este.
Controle de cruzeiro eletrônico
O Cruise Control Eletrônico permite que a velocidade desejada (rpm do motor) seja mantida com o simples toque de um botão. Uma vez ativado, o piloto não precisa acelerar constantemente. Isto reduz o stress na mão direita ao percorrer longas distâncias, permitindo uma condução descontraída e contribuindo para um elevado nível de conforto de condução.
Conectividade para smartphones
A tecnologia inteligente permite que os pilotos se conectem à sua motocicleta sem fio. Através do aplicativo para smartphone RIDEOLOGY THE APP diversas funções do instrumento podem ser acessadas, contribuindo para uma experiência aprimorada de motociclismo. As informações do veículo (como hodômetro, medidor de combustível, cronograma de manutenção, etc.) podem ser visualizadas no smartphone.
Os registros de pilotagem (variam de acordo com o modelo, mas podem incluir rota GPS, posição da marcha, rpm e outras informações) podem ser visualizados no smartphone. Quando conectado, avisos telefônicos (chamada, correio) são exibidos no painel de instrumentos. Os pilotos também podem fazer alterações nas configurações de exibição dos instrumentos da motocicleta (unidades preferidas, configuração de relógio e data, etc.) através do smartphone.
E em alguns modelos, é ainda possível verificar e ajustar as configurações do veículo (como Rider Mode, recursos eletrônicos de suporte ao piloto e configurações de carga útil) usando o smartphone.
KTRC (3 modos)
O KTRC de 3 modos combina a tecnologia de controle de tração do KTRC de 1 modo, que proporciona maior estabilidade em situações escorregadias, evitando o deslizamento das rodas, e do S-KTRC, que ajuda a manter a tração ideal em situações de pilotagem esportiva, prevendo a taxa de deslizamento da roda traseira durante aceleração, em um único sistema. O conveniente interruptor na alavanca permite que o tipo de controle de tração seja alterado instantaneamente, selecionando um dos três modos, mesmo durante a condução. Os modos 1 e 2 mantêm a tração ideal nas curvas, como o S-KTRC.
Concebidos tendo em mente a condução desportiva, permitem uma aceleração acentuada à saída das curvas, maximizando a tração dianteira da roda traseira. Os modos 1 e 2 diferem na quantidade de intervenção. O modo 1, definido para condições de estrada seca e com boa aderência, mantém a relação de deslizamento ideal para garantir uma tração ideal. O modo 3 funciona como o KTRC de modo 1, reduzindo a potência para permitir que a aderência seja recuperada quando a patinagem da roda traseira é detectada. É ideal para andar em condições escorregadias ou molhadas.
Permitindo que os pilotos alterem facilmente o caráter do controle de tração, o KTRC de 3 modos é o sistema de gerenciamento de motor mais avançado da Kawasaki.
Modos de energia
Os modelos equipados com vários Power Modes oferecem aos condutores uma escolha facilmente selecionável de potência do motor para se adequar às condições ou preferências de condução. Além do modo Full Power, são fornecidos um (Baixo) ou dois (Médio, Baixo) modos alternativos nos quais a potência máxima é limitada e a resposta do acelerador é mais suave.
Embreagem assistida e deslizante
Com base no feedback das atividades de corrida, a embreagem assistida e deslizante usa dois tipos de cames (um came auxiliar e um came deslizante) para acionar o cubo da embreagem e a placa de operação juntos ou separados.
Em operação normal, o came de assistência funciona como um mecanismo auto-servo, unindo o cubo da embreagem e a placa de operação para comprimir as placas da embreagem. Isto permite que a carga total da mola da embreagem seja reduzida, resultando em uma sensação mais leve na alavanca da embreagem ao operar a embreagem.
Quando a frenagem excessiva do motor ocorre como resultado de reduções rápidas de marcha (ou uma redução acidental), o came deslizante entra em ação, forçando o cubo da embreagem e a placa de operação a se separarem. Isso alivia a pressão nos discos da embreagem para reduzir o torque de retorno e ajuda a evitar que o pneu traseiro salte e derrape. Esta função de estilo de corrida é particularmente útil em passeios esportivos ou em pista.
ERGO-FIT
O ajuste adequado é fundamental para o conforto e controle do piloto. No entanto, o ajuste ideal varia de piloto para piloto, dependendo das suas dimensões físicas e estilo de pilotagem. ERGO-FIT é um sistema de interface projetado para permitir que os pilotos encontrem sua posição ideal de pilotagem.
Vários pontos da interface do chassi (guiador, pedais e assento, etc.) podem ser ajustados através de uma combinação de peças intercambiáveis e peças com posições ajustáveis. Isto permite que uma ampla gama de motociclistas encontre uma posição de pilotagem que ofereça conforto e controle. Sentindo-se em sintonia com a sua máquina, eles poderão experimentar como as máquinas Kawasaki são divertidas e gratificantes de pilotar.
*As peças ajustáveis e sua faixa de ajuste variam de acordo com o modelo.
Indicador de condução econômica
Utilizando controle eletrônico de alta precisão para gerenciamento do motor, os modelos Kawasaki podem atingir um alto nível de eficiência de combustível. No entanto, o consumo de combustível é muito afetado pelo uso do acelerador, seleção de marcha e outros elementos sob controle do piloto.
O indicador de condução econômica é uma função que indica quando as condições atuais de condução consomem pouca quantidade de combustível. O sistema monitora continuamente o consumo de combustível, independentemente da velocidade do veículo, rotação do motor, posição do acelerador e outras condições de condução. Quando o consumo de combustível é baixo para uma determinada velocidade (ou seja, a eficiência de combustível é elevada), aparece uma marca “ECO” no ecrã LCD do painel de instrumentos. Ao conduzir de forma que a marca “ECO” permaneça acesa, o consumo de combustível pode ser reduzido.
Embora a velocidade efetiva do veículo e a rotação do motor possam variar consoante o modelo, prestar atenção às condições que fazem com que a marca "ECO" apareça pode ajudar os condutores a melhorar a eficiência de combustível – uma forma prática de aumentar a autonomia de cruzeiro. Além disso, manter o consumo de combustível baixo também ajuda a minimizar o impacto negativo no ambiente.
ABS
A aplicação excessiva repentina dos freios ou a frenagem em superfícies de baixa aderência (superfícies com baixo coeficiente de atrito), como asfalto molhado ou tampas de bueiros, podem fazer com que as rodas da motocicleta travem e escorreguem. O ABS foi desenvolvido para prevenir tais incidentes.
Os sistemas ABS da Kawasaki são controlados por uma programação de alta precisão e altamente confiável, formulada com base em testes completos de inúmeras situações de pilotagem. Ao garantir um desempenho de travagem estável, oferecem ao condutor uma segurança que contribui para um maior prazer de condução. E para satisfazer os requisitos especiais de determinados condutores, também estão disponíveis sistemas ABS especializados.
Por exemplo, o KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System) é um sistema de travagem de alta precisão concebido especificamente para modelos supersport, permitindo que a condução desportiva seja desfrutada por uma gama mais vasta de condutores. E ao vincular os freios dianteiro e traseiro, o ABS K-ACT (Tecnologia Avançada de Frenagem Coativa Kawasaki) proporciona a confiança necessária para desfrutar de passeios em modelos pesados. A Kawasaki trabalha continuamente no desenvolvimento de outros sistemas ABS avançados.
Especificações
Motor
Tipo de motor: Refrigeração líquida, 4 tempos, quatro em linha
Taxa de compressão: 11.8:1
Sistema de válvula: DOHC, 16 válvulas
Diâmetro x curso: 77,0x56,0mm
Cilindrada: 1043cm³
Sistema de combustível: Injeção de combustível: 38 mm x 4
Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter úmido com resfriador de óleo
Iniciando sistema: Elétrico
Ignição: Digital
Desempenho e transmissão
Força maxima: 104,5 kW {142 CV}/10.000 rpm
Torque máximo: 111,0 N•m {11,3 kgf•m} / 8.000 rpm
Emissão de CO2: 135 g/km
Consumo de combustível: 5,8l/100km
Kit de emissão de CO2 85 kW: 135 g/km
Kit de consumo de combustível 85 kW: 6,0 l/100 km
Transmissão: 6 velocidades, mudança de retorno
Embreagem: Molhado, multidisco
Razão de redução primária: 1.627 (83/51)
Relações de transmissão 1ª: 2.600 (39/15)
Relações de transmissão 2ª: 1.950 (39/20)
Relações de transmissão 3ª: 1.600 (24/15)
Relações de transmissão 4º: 1.389 (25/18)
Relações de transmissão 5º: 1.238 (26/21)
Relações de transmissão 6º: 1.107 (31/28)
Comando final: Corrente selada
Taxa de redução final: 2.733 (41/15)
Estrutura e Dimensões
Tipo de moldura: Alumínio de tubo duplo
Trilha: 98 milímetros
Curso da roda dianteira: 120 milímetros
Curso da roda traseira: 144 milímetros
Pneu, dianteiro: 120/70 ZR17 M/C (58W)
Pneu, traseiro: 190/50 ZR17 M/C (73W)
C x L x A: 2.100 x 825 x 1.190 mm Tela de posição alta de 1.225 mm
Ângulo de direção LR: 31° / 31°
Distância entre eixos: 1.440 milímetros
Distância ao solo: 135 milímetros
Capacidade de combustível: 19,0 litros
Altura do assento: 835 milímetros
Massa do meio-fio: 235kg
Freios e Suspensão
Tipo de freio dianteiro: Discos semi-flutuantes duplos
Diâmetro do freio dianteiro: Ø300mm
Tipo de pinça de freio dianteiro: Montagem radial, monobloco, 4 pistões opostos
Tipo de freio traseiro: Disco único
Diâmetro do freio traseiro: Ø 250 mm
Tipo de pinça de freio traseiro: Pistão único
Tipo de suspensão dianteira: Garfo invertido com amortecimento de compressão e recuperação e ajuste de pré-carga da mola
Diâmetro da suspensão dianteira: Ø 41mm
Tipo de suspensão traseira: Back-link horizontal, amortecedor carregado a gás, amortecimento de recuperação e ajuste de pré-carga da mola