Todos os olhos estão voltados para você ao pilotar a nova Z500 ABS supernaked. Com uma carroçaria distinta e um potente motor de 451 cc, esta streetfighter de estilo agressivo é para quem não tem medo de ser visto.
Características
Novo motor de maior cilindrada
A aceleração suave e poderosa está disponível com um giro do pulso a partir de um novo motor de 451 cm3. A aceleração parece rápida graças à abundância de potência na faixa de baixa a média rotação e, quando o acelerador permanece ligado, potência suficiente na faixa de alta rotação para atingir velocidades mais altas com facilidade. Com uma potência bem equilibrada e uma forte aceleração em toda a gama de rotações, a combinação deste motor com um chassis leve torna a máquina adequada para uma grande variedade de situações de condução, incluindo a condução quotidiana.
Chassi leve e manobrável
A facilidade de utilização é a chave, uma vez que o chassis compacto foi concebido para ser o mais fácil de utilizar possível. O manuseio previsível graças a um chassi concebido tendo em mente o peso leve, a manobrabilidade e a centralização de massa proporciona excelente sensação e confiança inspiradora para uma ampla gama de pilotos. O fácil manuseio também facilita as manobras ao estacionar.
Design intenso e de alta classe
Não importa de que ângulo a Z500 seja vista, a sua face frontal distinta e as suas linhas elegantes e fluidas deixam claro que esta é um membro da família Ninja, com um visual de moto grande inspirado nas corridas. A forma da carenagem completa promove um sentimento de unidade com o piloto, ajudando-o a sentir-se em sintonia com a moto.
Tela TFT colorida de alta qualidade
O Z500 SE possui uma tela colorida de alta qualidade com tecnologia TFT (transistor de filme fino), proporcionando um alto nível de visibilidade. A cor de fundo da tela pode ser selecionada (preto ou branco) e o brilho da tela é ajustado automaticamente para se adequar à luz disponível.
Alcance Inspirador de Confiança
Embora a altura do assento seja de 785 mm, o design fino do assento e da parte traseira do motor proporciona aos condutores uma linha desobstruída para os pés alcançarem o solo. O formato plano do assento oferece amplo acolchoamento na parte frontal sem sacrificar o alcance confortável ao solo, o que ajuda os ciclistas a desfrutar da bicicleta com confiança.
Ergonomia para Controle
O triângulo de pilotagem descontraído acomoda uma ampla variedade de tamanhos de motociclistas e situações de pilotagem, contribuindo para seu caráter amigável ao piloto. A posição de condução relativamente vertical e o guiador largo colocam o condutor na posição ideal para um controlo ativo, facilitando uma condução dinâmica e desportiva.
Estrutura de treliça leve
O Z500 apresenta uma estrutura de treliça semelhante em design ao Ninja H2. A avançada análise de rigidez dinâmica da Kawasaki foi usada para garantir uma rigidez ideal com peso leve. O motor é montado de forma rígida e usado como membro tensionado. O design do quadro contribui significativamente para a baixa massa da moto.
Manuseio leve e previsível
O chassi tem um design de distância entre eixos curta e braço oscilante longo no estilo supersport, complementado por uma configuração de trilha otimizada que proporciona um manuseio leve e natural. O peso leve da bicicleta também contribui para um fácil manuseio e facilita as manobras fora da bicicleta, como ao estacionar.
Embreagem assistida e deslizante
A Embreagem Assistida e Deslizante da Kawasaki resulta em um leve puxão da embreagem para uma pilotagem ainda mais fácil e gerenciável em situações cotidianas, e redução de saltos e pulos da parte traseira para uma pilotagem mais esportiva e maior confiança.
Motor duplo paralelo de 451 cm3, potente e fácil de usar
A potência disponível do motor de 451 cm3 é encontrada em toda a faixa de rpm para facilitar o uso dos pilotos, independentemente do tipo de pilotagem que estejam fazendo, desde a potência baixa para acelerar fora da linha na cidade até a potência máxima rotações para andar na estrada. O motor do novo Z500 está à altura da tarefa, não importa qual seja.
Instrumentação com conectividade de smartphone
Tanto o painel de instrumentos LCD completo nos modelos padrão quanto o display TFT nos modelos SE oferecem conectividade com smartphones, permitindo que os motociclistas se conectem às suas máquinas para desfrutar de notificações no display, registros de pilotagem e recursos da comunidade.
Design Z "Face" mais recente
A “face” do Z500 é baseada em uma unidade de farol triplo recém-projetada, envolvida por uma carenagem frontal acentuada para dar-lhe uma aparência intensa.
Design Intenso Supernaked
A nova Z500 tem um estilo elegante e agressivo e mantém o design de grande volume de outras motos da série Z para criar um visual agressivo, ágil e voltado para as ruas. A sua carroçaria musculada e atlética reflecte o seu desempenho ao mesmo tempo que forma um design fluido que parece flutuar acima do motor. Tal como outros modelos da Série Z, os elementos de design sugomi (postura agachada, cabeça baixa e cauda levantada) conferem-lhe uma silhueta instantaneamente reconhecível como uma Kawasaki Supernaked.
Disco de freio de grande diâmetro Ø 310 mm
Medindo Ø 310 mm (o mesmo tamanho de disco usado na Z1000), o disco frontal semiflutuante da Z500 oferece um poder de parada seguro. Os modelos ABS oferecem maior segurança durante a condução.
Tecnologias
Embreagem assistida e deslizante
Com base no feedback das atividades de corrida, a embreagem assistida e deslizante usa dois tipos de cames (um came auxiliar e um came deslizante) para acionar o cubo da embreagem e a placa de operação juntos ou separados. Em operação normal, o came de assistência funciona como um mecanismo auto-servo, unindo o cubo da embreagem e a placa de operação para comprimir as placas da embreagem. Isto permite que a carga total da mola da embreagem seja reduzida, resultando em uma sensação mais leve na alavanca da embreagem ao operar a embreagem. Quando a frenagem excessiva do motor ocorre como resultado de reduções rápidas de marcha (ou uma redução acidental), o came deslizante entra em ação, forçando o cubo da embreagem e a placa de operação a se separarem. Isso alivia a pressão nos discos da embreagem para reduzir o torque de retorno e ajuda a evitar que o pneu traseiro salte e derrape. Esta função de estilo de corrida é particularmente útil em passeios esportivos ou em pista.
Conectividade para smartphones
A tecnologia inteligente permite que os pilotos se conectem à sua motocicleta sem fio. Através do aplicativo para smartphone RIDEOLOGY THE APP diversas funções do instrumento podem ser acessadas, contribuindo para uma experiência aprimorada de motociclismo. As informações do veículo (como hodômetro, medidor de combustível, cronograma de manutenção, etc.) podem ser visualizadas no smartphone. Os registros de pilotagem (variam de acordo com o modelo, mas podem incluir rota GPS, posição da marcha, rpm e outras informações) podem ser visualizados no smartphone. Quando conectado, avisos telefônicos (chamada, correio) são exibidos no painel de instrumentos. Os pilotos também podem fazer alterações nas configurações de exibição dos instrumentos da motocicleta (unidades preferidas, configuração de relógio e data, etc.) através do smartphone. E em alguns modelos, é ainda possível verificar e ajustar as configurações do veículo (como Rider Mode, recursos eletrônicos de suporte ao piloto e configurações de carga útil) usando o smartphone.
ERGO-FIT
O ajuste adequado é fundamental para o conforto e controle do piloto. No entanto, o ajuste ideal varia de piloto para piloto, dependendo das suas dimensões físicas e estilo de pilotagem. ERGO-FIT é um sistema de interface projetado para permitir que os pilotos encontrem sua posição ideal de pilotagem. Vários pontos da interface do chassi (guiador, pedais e assento, etc.) podem ser ajustados através de uma combinação de peças intercambiáveis e peças com posições ajustáveis. Isto permite que uma ampla gama de motociclistas encontre uma posição de pilotagem que ofereça conforto e controle. Sentindo-se em sintonia com a sua máquina, eles poderão experimentar como as máquinas Kawasaki são divertidas e gratificantes de pilotar. *As peças ajustáveis e sua faixa de ajuste variam de acordo com o modelo.
Indicador de condução econômica
Utilizando controle eletrônico de alta precisão para gerenciamento do motor, os modelos Kawasaki podem atingir um alto nível de eficiência de combustível. No entanto, o consumo de combustível é muito afetado pelo uso do acelerador, seleção de marcha e outros elementos sob controle do piloto. O indicador de condução econômica é uma função que indica quando as condições atuais de condução consomem pouca quantidade de combustível. O sistema monitora continuamente o consumo de combustível, independentemente da velocidade do veículo, rotação do motor, posição do acelerador e outras condições de condução. Quando o consumo de combustível é baixo para uma determinada velocidade (ou seja, a eficiência de combustível é elevada), aparece uma marca “ECO” no ecrã LCD do painel de instrumentos. Ao conduzir de forma que a marca “ECO” permaneça acesa, o consumo de combustível pode ser reduzido. Embora a velocidade efetiva do veículo e a rotação do motor possam variar consoante o modelo, prestar atenção às condições que fazem com que a marca "ECO" apareça pode ajudar os condutores a melhorar a eficiência de combustível – uma forma prática de aumentar a autonomia de cruzeiro. Além disso, manter o consumo de combustível baixo também ajuda a minimizar o impacto negativo no ambiente.
ABS
A aplicação excessiva repentina dos freios ou a frenagem em superfícies de baixa aderência (superfícies com baixo coeficiente de atrito), como asfalto molhado ou tampas de bueiros, podem fazer com que as rodas da motocicleta travem e escorreguem. O ABS foi desenvolvido para prevenir tais incidentes. Os sistemas ABS da Kawasaki são controlados por uma programação de alta precisão e altamente confiável, formulada com base em testes completos de inúmeras situações de pilotagem. Ao garantir um desempenho de travagem estável, oferecem ao condutor uma segurança que contribui para um maior prazer de condução. E para satisfazer os requisitos especiais de determinados condutores, também estão disponíveis sistemas ABS especializados. Por exemplo, o KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System) é um sistema de travagem de alta precisão concebido especificamente para modelos supersport, permitindo que a condução desportiva seja desfrutada por uma gama mais vasta de condutores. E ao vincular os freios dianteiro e traseiro, o ABS K-ACT (Tecnologia Avançada de Frenagem Coativa Kawasaki) proporciona a confiança necessária para desfrutar de passeios em modelos pesados. A Kawasaki trabalha continuamente no desenvolvimento de outros sistemas ABS avançados.
Especificações
Motor
Tipo de motor: Refrigeração líquida, 4 tempos, duplo paralelo
Taxa de compressão: 11.3:1
Sistema de válvula: DOHC, 8 válvulas
Diâmetro x curso: 70,0x58,6mm
Cilindrada: 451cm³
Sistema de combustível: Injeção de combustível: 32 mm x 2
Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter úmido
Iniciando sistema: Elétrico
Ignição: Digital
Desempenho e transmissão
Força maxima: 33,4 kW {45,4 CV}/9.000 rpm
Torque máximo: 42,6 N•m {4,3 kgf•m} / 6.000 rpm
Emissão de CO2: 89g/km
Consumo de combustível: 3,8l/100km
Transmissão: 6 velocidades, mudança de retorno
Embreagem: Molhado, multidisco
Razão de redução primária: 2.029 (69/34)
Relações de transmissão 1ª: 2.929 (41/14)
Relações de transmissão 2ª: 2.056 (37/18)
Relações de transmissão 3ª: 1.619 (34/21)
Relações de transmissão 4º: 1.333 (32/24)
Relações de transmissão 5º: 1.154 (30/26)
Relações de transmissão 6º: 1.037 (28/27)
Comando final: Corrente selada
Taxa de redução final: 3.071 (43/14)
Estrutura e Dimensões
Tipo de moldura: Treliça, aço de alta resistência
Trilha: 92 milímetros
Curso da roda dianteira: 120 milímetros
Curso da roda traseira: 130 milímetros
Pneu, dianteiro: 110/70R17 M/C 54H
Pneu, traseiro: 150/60R17 M/C 66H
C x L x A: 1.995 x 800 x 1.050 mm
Ângulo de direção LR: 35° / 35°
Distância entre eixos: 1.375 milímetros
Distância ao solo: 145 milímetros
Capacidade de combustível: 14,0 litros
Altura do assento: 785 milímetros
Massa do meio-fio: 168kg
Freios e Suspensão
Tipo de freio dianteiro: Disco semi-flutuante único
Diâmetro do freio dianteiro: Ø310mm
Tipo de pinça de freio dianteiro: Pistão duplo de atuação balanceada
Tipo de freio traseiro: Disco único
Diâmetro do freio traseiro: Ø 220 mm
Tipo de suspensão dianteira: Garfo telescópico
Diâmetro da suspensão dianteira: Ø 41mm
Tipo de suspensão traseira: Uni-Trak de link inferior, amortecedor carregado a gás e ajuste de pré-carga da mola