Kawasaki / Motos / Supersport

Clique para aumentar

Ninja ZX 10RR

Face yourself

Refª: NINJA ZX 10RR

EM DESTAQUE

Podes vencer todos os adversários, mas há sempre um desafio que ainda tens de enfrentar: o que está dentro de ti. Para aqueles como tu, que enfrentam qualquer desafio, desenvolvemos a moto que um verdadeiro campeão merece. A nova Ninja ZX-10R & Ninja ZX-10RR têm o que é preciso para vencer: uma nova carenagem aerodinâmica com asas integradas, pequenos e leves faróis LED, painel de instrumentos TFT a cores e conectividade com smartphone, além de atualizações derivadas da experiência da Kawasaki Racing Team no Mundial de Superbike. Agora que tens a Ninja definitiva focada na competição, Enfrenta-te.

  

Características

  

Sistema VAI (Variable Air Intake)

 Instalado dentro da caixa de ar, o sistema VAI utiliza um conjunto de funis de admissão móveis para alterar a altura dos funis de admissão. Quando os funis VAI estão levantados, o ar de admissão contorna o sistema para um desempenho ideal em altas rotações; quando estão em baixo, o ar passa pelos funis de admissão mais altos, aumentando o desempenho em baixas e médias rotações. O movimento dos funis é regulado para maximizar a potência em todas as rotações. O uso do sistema VAI é limitado a aplicações em competição. Para ativar o sistema, a moto deve estar equipada com a ECU de competição e o sub-controlador do kit de corrida. Na configuração homologada para estrada, o sistema está inativo: os funis permanecem fixos na posição levantada.

 

Rodas Forjadas Marchesini

Rodas forjadas em alumínio de 7 raios multidirecionais, especialmente desenvolvidas pela Marchesini, contribuem para uma condução mais leve – especialmente nas mudanças de direção. Oferecem um equilíbrio entre alta rigidez e um momento de inércia significativamente reduzido, enquanto o acabamento maquinado contribui para um aspeto de alta qualidade.

  

Bielas de Titânio Pankl de Baixo Peso 

O uso de bielas leves em titânio contribui para o elevado limite de rotações da Ninja ZX-10RR, bem como para uma vantagem de 1 PS† de potência máxima em relação ao modelo standard Ninja ZX-10R.

  

Pistões Leves Pankl 

Pistões leves que poupam 20 g cada. O menor peso alternativo ajuda a atingir um limite de rotações mais elevado e contribui para uma subida de rotações mais suave.

  

Pinos de Pistão DLC

 Os pinos de pistão são combinados com os pistões e apresentam um revestimento DLC (Diamond-Like Carbon) para proteção contra o desgaste.

 

Cames Específicos da RR

Cames específicos da RR, projetados para otimizar o desempenho em altas rotações.

  

Transmissão de Relação Fechada

As relações de caixa da Ninja ZX-10R foram idealizadas para pilotagem em circuito. Uma cremalheira traseira maior (39T >> 41T) e relações mais curtas para a 1ª, 2ª e 3ª marchas oferecem uma forte aceleração em baixas e médias rotações para saídas de curva mais rápidas, bem como uma aceleração mais forte na partida.

  

Modos de Condução Integrados: Sport, Road, Rain, Rider (Manual)

 Os modos abrangentes que ligam o S-KTRC e o Power Mode permitem aos pilotos definir eficientemente o controlo de tração e a entrega de potência para se adequarem a cada situação de condução.

  

Radiador de Óleo Arrefecido a Ar

Com base no feedback da máquina WSB da Kawasaki, o novo radiador de óleo arrefecido a ar apresenta um circuito independente – um design frequentemente visto em modelos de alta performance.

  

Assento Único

O assento único reforça o foco em pista da Ninja ZX-10RR.

  

Painel de Instrumentos TFT a Cores

O novo painel de instrumentos digital compacto com ecrã TFT a cores confere ao cockpit um aspeto tecnológico e sofisticado. O novo visor também oferece funcionalidades adicionais não disponíveis no modelo anterior.

  

Pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP

A Ninja ZX-10RR vem equipada de série com pneus topo de gama Pirelli Diablo Supercorsa SP.

  

Design Ninja de Próxima Geração

A carenagem frontal aerodinâmica inspirada nas corridas, destacada pelos compactos faróis LED, nova entrada de Ram Air e um para-brisas mais alto, representa o "rosto" da próxima geração de design da Ninja ZX-10R.

  

Cruise Control Eletrónico

O sistema de controlo de velocidade de cruzeiro da Kawasaki permite manter uma velocidade desejada com um simples toque num botão. Uma vez ativado, o piloto não precisa de manter o acelerador constantemente aplicado, reduzindo o esforço da mão direita em viagens longas e proporcionando um nível elevado de conforto.

  

Sistema de Travagem de Alta Performance Brembo

Pinças Brembo M50 monobloco de alto desempenho agarram discos grandes de Ø 330 mm, com cilindro mestre radial especialmente preparado e tubagens de travagem em malha de aço* para proporcionar uma travagem de nível superior. *Tubagens de malha de aço apenas na Ninja ZX-10RR.

  

Asas Integradas

As asas embutidas na carenagem superior geram força descendente, ajudando a manter a roda dianteira no solo durante fortes acelerações.

  

Kawasaki River Mark

Em reconhecimento do sucesso no Campeonato do Mundo de Superbike, foi concedida permissão especial para utilizar o emblema River Mark na Ninja ZX-10RR. Esta é a primeira vez que é utilizado num modelo de produção em massa não sobrealimentado.

  

Posição de Condução Aerodinâmica

A posição do guiador e dos apoios para os pés contribui para uma posição de condução mais agressiva e focada no circuito, enquanto o novo design do assento ajuda os pilotos a minimizar o arrasto ao se protegerem atrás do para-brisas nas retas.

  

Motor Potente de 998 cm³, 4 Tempos, Refrigerado a Líquido, de Quatro Cilindros em Linha

As atualizações no motor potente da Ninja ZX-10R oferecem emissões mais limpas, mantendo o desempenho do modelo anterior.

  

Suspensão de Alta Qualidade

 A forquilha BFF (Balance Free Front Fork) e o amortecedor traseiro BFRC lite (Balance Free Rear Cushion), desenvolvidos no WSB, beneficiam de configurações mais focadas na pista, incluindo uma taxa de mola mais baixa (21,5 N/mm >> 21,0 N/mm), complementada por uma maior compressão e uma menor amortecimento de retorno. Estas configurações tornam mais fácil carregar peso sobre a roda dianteira e contribuem para uma condução mais ágil.

  

A Evolução do Desempenho Provado no WSBK

Com um motor e um quadro projetados para serem os mais rápidos em pista, a Ninja ZX-10R oferece um elevado nível de potencial para condução em circuito. Para garantir que continua a vencer corridas, os engenheiros da Kawasaki realizaram uma série de melhorias que beneficiarão pilotos e equipas do Mundial de Superbike.

  

Experiência Aprimorada em Condução na Estrada

Tecnologias para o prazer da condução em estrada: características como Cruise Control Eletrónico, painel de instrumentos TFT a cores e conectividade com smartphone contribuem para a experiência.

  

Eletrónica Avançada da Kawasaki

Desenvolvida com o programa de modelação dinâmica proprietário da Kawasaki e melhorada com entrada de um IMU da Bosch, a eletrónica de ponta da Ninja ZX-10R contribui para a emoção de pilotar uma SuperSport de alta performance. Novas funcionalidades, como os Modos de Condução Integrados, Cruise Control Eletrónico e o painel TFT com conectividade para smartphone, aumentam o prazer da condução em estrada.

  

Tecnologias

  

KCMF - Função de Gestão de Curvas Kawasaki

O KCMF monitoriza os parâmetros do motor e do chassis ao longo da curva, desde a entrada, passando pelo ápice, até à saída, modulando a força de travagem e a potência do motor para facilitar a transição suave entre aceleração e travagem, ajudando os motociclistas a seguir a linha pretendida. O KCMF supervisiona os seguintes sistemas (quando disponíveis): KTRC (incluindo controlo de tração, wheelie e deslizamento), KIBS (incluindo controlo de inclinação), Controlo de Travagem do Motor Kawasaki.

  

IMU - Unidade de Medição Inercial

A IMU significa uma Consciência Aprimorada da Orientação do Chassis. A força da eletrónica de ponta da Kawasaki sempre residiu na programação altamente sofisticada que, utilizando hardware mínimo, fornece à ECU uma imagem precisa e em tempo real do comportamento do chassis. O programa de modelação dinâmica proprietário da Kawasaki usa habilmente a fórmula mágica do modelo de pneus para analisar mudanças em vários parâmetros, permitindo-lhe considerar as condições da estrada e dos pneus. A adição da IMU (Unidade de Medição Inercial) permite monitorizar a inércia ao longo de seis graus de liberdade (DOF). Aceleração nos eixos longitudinal, transversal e vertical, bem como a taxa de rotação e inclinação, são medidas. A taxa de guinada é calculada pela ECU. Este feedback adicional contribui para uma imagem ainda mais clara da orientação do chassis em tempo real, permitindo uma gestão mais precisa para controlo no limite. Com a adição da IMU e a mais recente evolução do software avançado de modelação da Kawasaki, a gestão eletrónica do motor e do chassis da Kawasaki dá um passo em frente, passando de sistemas do tipo reativo e predefinido para sistemas de feedback, oferecendo ainda mais emoção na condução.

  

S-KTRC

O S-KTRC, o sistema de controlo de tração preditivo original da Kawasaki, utiliza a mesma tecnologia base das motos de competição da marca. Projetado para maximizar a aceleração, permite conduzir no limite da tração na pista. Esta tecnologia controla continuamente o deslizamento da roda traseira quando a potência é aplicada, garantindo a aceleração ideal. Em geral, a máxima transferência de potência para o asfalto exige um certo nível de deslizamento. Para garantir esta eficácia, o S-KTRC monitoriza o rácio de deslizamento em tempo real e ajusta a entrega de potência do motor para otimizar a tração da roda traseira.
O S-KTRC monitoriza diversos parâmetros, incluindo velocidade das rodas dianteira e traseira, rotação do motor, posição do acelerador e aceleração. As condições são verificadas a cada 5 milissegundos, analisando não apenas cada parâmetro, mas também a sua taxa de variação. Esta abordagem exclusiva da Kawasaki permite interpolar os dados e calibrar a potência do motor para se adaptar às condições de tração.

  

Conectividade com Smartphone

A tecnologia inteligente permite que os motociclistas conectem os seus smartphones à moto sem fios. Através da aplicação RIDEOLOGY THE APP, diversas funções do painel de instrumentos podem ser acedidas, proporcionando uma experiência de condução melhorada. É possível visualizar informações da moto (como odómetro, nível de combustível, agenda de manutenção, etc.), consultar registos de condução (como rota GPS, posição da caixa de velocidades, rotação do motor, entre outros dados) e receber notificações de chamadas e mensagens diretamente no painel de instrumentos. Além disso, os utilizadores podem ajustar configurações da moto, incluindo Modo de Condução e funcionalidades eletrónicas de assistência ao condutor, diretamente pelo smartphone.

  

Válvulas de Acelerador Eletrónicas

O sistema de aceleração totalmente eletrónico da Kawasaki permite à ECU controlar a quantidade de combustível (através dos injetores) e de ar (através das válvulas de aceleração) entregue ao motor. A injeção ideal de combustível e a posição correta da válvula de aceleração resultam numa resposta suave e natural do motor, bem como numa entrega de potência ideal. Além disso, contribui para a redução das emissões. As válvulas de acelerador eletrónicas permitem ainda um controlo mais preciso de sistemas como o S-KTRC e o KTRC e possibilitam a implementação de funcionalidades como o KLCM, Controlo de Travagem do Motor Kawasaki e Cruise Control Eletrónico.

 

KLCM

Projetado para ajudar os motociclistas a otimizar a aceleração desde a paragem, o KLCM gere eletronicamente a potência do motor para evitar derrapagens ao arrancar. Os condutores podem escolher entre três modos, cada um com um nível de assistência progressivamente maior. Em qualquer modo, o motociclista pode arrancar com o acelerador totalmente aberto. Com a embraiagem puxada e o sistema ativado, a rotação do motor é limitada até que a embraiagem seja libertada, momento em que a potência é gerida para evitar patinagem da roda traseira e manter a roda dianteira no chão. O sistema desativa-se automaticamente ao atingir os 150 km/h ou ao engrenar a 3ª velocidade.

 

KIBS

O KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System) foi desenvolvido para se adaptar às características das motos Supersport, garantindo uma travagem eficiente com mínima intrusão durante a condução desportiva. É o primeiro sistema de travagem de produção em massa a ligar a ECU do ABS à ECU do motor. Além da velocidade das rodas, o KIBS monitoriza a pressão hidráulica das pinças de travão dianteiras, a posição do acelerador, a rotação do motor, o acionamento da embraiagem e a posição da caixa de velocidades.

 

KEBC - Controlo de Travagem do Motor Kawasaki

O KEBC permite aos condutores escolher a quantidade de travagem do motor desejada. Quando ativado, o efeito de travagem do motor é reduzido, oferecendo menor interferência durante a condução em pista.

 

KQS - Quick Shifter Kawasaki

Projetado para maximizar a aceleração em pista, o KQS permite mudanças de velocidade sem embraiagem com o acelerador totalmente aberto. O sistema deteta o acionamento da alavanca de mudanças e envia um sinal à ECU para cortar a ignição, permitindo engrenar a próxima mudança sem necessidade de usar a embraiagem. Nos modelos com reduções sem embraiagem, o sistema ajusta automaticamente a rotação do motor para permitir a troca de mudanças para baixo sem necessitar da embraiagem.

 

Suspensão Traseira Horizontal Back-Link

Comparado com o tradicional sistema Uni-Trak, o Horizontal Back-Link posiciona o amortecedor traseiro quase na horizontal, contribuindo para a centralização de massas. Além disso, elimina componentes sob o braço oscilante, libertando espaço para uma câmara de expansão maior no escape, permitindo reduzir o tamanho do silenciador e otimizar a distribuição de peso.

 

Modos de Potência

Os modelos equipados com Modos de Potência permitem ao condutor selecionar diferentes níveis de entrega de potência para se adaptar às condições de condução ou preferências pessoais. Além do modo Full Power, estão disponíveis um (Low) ou dois (Middle, Low) modos alternativos, nos quais a potência máxima é reduzida e a resposta do acelerador é mais suave.

 

Cruise Control Eletrónico

O Cruise Control Eletrónico permite manter uma velocidade desejada com um simples toque de botão. Assim que ativado, o motociclista não precisa de manter o acelerador constantemente aplicado, reduzindo a fadiga e proporcionando uma condução mais relaxada em longas distâncias.

 

Indicador de Condução Económica

Esta funcionalidade indica quando as condições de condução permitem um baixo consumo de combustível. O sistema monitoriza o consumo em tempo real e exibe um ícone “ECO” no painel de instrumentos sempre que o consumo for eficiente.

 

ABS

O ABS Kawasaki foi desenvolvido para evitar bloqueios das rodas durante travagens bruscas ou em superfícies escorregadias, garantindo um desempenho estável e seguro. Modelos específicos incluem sistemas avançados como KIBS (para Supersport) ou K-ACT (para motos de turismo de grande porte).

 

Especificações

 

Motor

Tipo de motor: Refrigerado a líquido, 4 tempos, quatro cilindros em linha
Relação de compressão: 13.0:1
Sistema de válvulas: DOHC, 16 válvulas
Diâmetro x curso: 76.0 x 55.0 mm
Cilindrada: 998 cm³
Sistema de combustível: Injeção de combustível com dupla injeção: 47 mm x 4
Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter húmido
Sistema de arranque: Elétrico
Sistema de ignição: Digital

 

Performance & Transmissão

Potência máxima: 147.1 kW {200 PS} / 13,600 rpm
Potência máxima com RAM Air: 154.5 kW {210 PS} / 13,600 rpm
Binário máximo: 111.0 N•m {11.3 kgf•m} / 11,500 rpm
Emissões de CO2: 143 g/km
Consumo de combustível: 6.1 l/100km
Transmissão: 6 velocidades, retorno, tipo cassete
Embraiagem: Húmida, multi-disco
Relação de redução primária: 1.681 (79/47)
Relação de engrenagem 1ª: 2.600 (39/15)
Relação de engrenagem 2ª: 2.158 (41/19)
Relação de engrenagem 3ª: 1.882 (32/17)
Relação de engrenagem 4ª: 1.650 (33/20)
Relação de engrenagem 5ª: 1.476 (31/21)
Relação de engrenagem 6ª: 1.304 (30/23)
Transmissão final: Corrente selada
Relação de redução final: 2.412 (41/17)

 

Chassis & Dimensões

Tipo de quadro: Dupla trave, alumínio fundido
Trail: 105 mm
Curso da roda dianteira: 120 mm
Curso da roda traseira: 115 mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17 M/C (58W)
Pneu traseiro: 190/55 ZR17 M/C (75W)
Comprimento x Largura x Altura: 2,085 x 750 x 1,185 mm
Ângulo de direção E/D: 27° / 27°
Distância entre eixos: 1,450 mm
Distância ao solo: 135 mm
Capacidade do depósito de combustível: 17.0 litros
Altura do assento: 835 mm
Peso em ordem de marcha: 207 kg

 

Travões & Suspensão

Tipo de travão dianteiro: Discos duplos semiflutuantes Brembo
Diâmetro do travão dianteiro: Ø 330 mm
Tipo de pinça dianteira: Brembo radial-mount, M50 monobloco, oposta, 4 pistões
Tipo de travão traseiro: Disco simples
Diâmetro do travão traseiro: Ø 220 mm
Tipo de pinça traseira: Pistão único
Tipo de suspensão dianteira: Forquilha invertida Balance Free com câmara de compressão externa, ajuste de compressão e recuperação, ajuste da pré-carga da mola e molas de topo
Diâmetro da suspensão dianteira: Ø 43 mm
Tipo de suspensão traseira: Horizontal Back-link, amortecedor BFRC lite a gás com reservatório piggyback, ajuste de compressão e recuperação, ajuste da pré-carga da mola e mola de topo

Marcas Representadas

Top
(6) items
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
Items 6
Subtotal 2.150