Qualquer que seja o seu caminho,a nova Versys 1000 oferece o máximo prazer de condução.
Sozinho ou acompanhado, em qualquer canto do mundo, a combinação perfeita de um motor quatro cilindros em linha de elevado desempenho com um quadro verdadeiramente ágil,torna-se a receita perfeita para uma viagem única e muito divertida.
Juntando uma posição de condução mais vertical, temos o pacote ideal para as voltas na cidade, o que de forma natural se sentirá nos caminhos mais sinuosos.
CARACTERÍSTICAS CHAVE
KMCF (Função de Gestão em Curva Kawasaki)
Utilizando a mais recente evolução do software Kawasaki e os dados da unidade IMU (Unidade de Medição Inercial) da Bosch, o KCMF monitoriza os parâmetros do motor e do chassi ao longo da curva – desde a entrada, até à saída - ajustando a força de travagem e a potência do motor para facilitar a transição entre a aceleração e a travagem e vice-versa, para ajudar o condutor a traçar a linha pretendida ao longo da curva.
Empolgante motor de 4 cilindros em linha
Responsável pelo fator de diversão na Versys 1000, o motor oferece muito mais do que apenas os valores de desempenho. O motor de quatro cilindros em linha de 1043 cm3, optimizado para uma utilização em todos os regimes, oferece uma excelente resposta do acelerador, um forte binário (especialmente em médias-baixas) e um excecional barulho de admissão – proporcionando uma sensação física e auditiva em cada utilização do acelerador. A utilização de Válvulas de Acelerador Electrónicas (ETV) permite a instalação do Cruise Control, e contribui também para uma entrega de potência mais linear.
Farol duplo de LED
Cada um dos faróis de LED está equipado com mínimos, médios e máximos. Com uma luminosidade superior, proporcionam uma excelente visibilidade em condução noturna.
Condução em diversos pisos e condições de utilização
Como a condução no mundo real ocorre em estradas com piso muito diferente de um circuito – com imperfeições (lombas, buracos) e ruas que nem são pavimentadas (paralelepípedos, etc) - os engenheiros da Kawasaki escolheram uma suspensão de longo curso para permitir absorver todas essas imperfeições com agilidade. Embora não tenha sido projetada para utilização off-road, a capacidade da suspensão de longo curso de lidar com as condições menos perfeitas das estradas permite que a Versys 1000 permaneça estável onde motociclos com configurações mais rígidas e desportivas exigiriam a redução da velocidade. As rodas dianteiras e traseiras de 17” contribuem também para a agilidade de todo o conjunto.
KECS with Showa Skyhook Technology
Para 2021, o Versys 1000 SE se beneficia de uma atualização em seu KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension). Apresentando o primeiro uso da tecnologia Skyhook da Showa pela Kawasaki, a nova suspensão oferece uma condução mais suave para piloto e passageiro, contribuindo para maior conforto e diversão. O conceito Skyhook imagina um gancho que suporta o peso suspenso da motocicleta e modula a força de amortecimento da suspensão para permitir que as rodas rastreiem as quedas e solavancos encontrados, mantendo a posição vertical da motocicleta com o mínimo de perturbação.
Iluminação LED
Desde o farol duplo, indicadores de mudança de direcção, passando pelo farolim e luz de iluminação da matrícula, a Versys 1000 S oferece um conjunto de iluminação totalmente LED.
Viseira ajustável
Completando a protecção aerodinâmica proporcionada pela carenagem frontal e pelos deflectores laterais da Versys 1000, a viseira pode ser ajustada em altura de acordo com as preferências do condutor, aumentando o conforto na deslocação. O ajuste da altura da viseira pode ser efectuada facilmente na posição de condução.
Modos de condução integrados
A Versys 1000 SE vem de equipada com modos de condução integrados, permitindo a seleção de três modos que combinam automaticamente o controle de tração e configurações de potência mais adequados para o tipo de condução – Desportiva, Estrada e Chuva, e ainda um modo adicional, totalmente configurável de acordo com as preferências do condutor.
KIBS (ABS Inteligente Kawasaki)
O sistema de gestão da travagem de alta precisão utilizado nos modelos “Supersport” da Kawasaki é equipamento de série na Versys 1000 SE. É o mesmo sistema utilizado na Ninja H2 e Ninja ZX-10R, com programação e configurações revistas de forma a se adequar aos parâmetros da Versys 1000 SE.
Dois Assentos Disponíveis
O Versys 1000 SE está equipada com o “Assento Comforto”, que apresenta amortecimento de uretano mais espesso para fornecer um maior conforto durante longas horas de viagem, permitindo também aos condutores de maior estatura uma relaxada flexão de joelhos. Ambas as versões podem ainda ser equipadas com o acessório “Assento Baixo” (20 mm mais baixo) que privilegia um fácil acesso ao solo.
KQS (Kawasaki Quick Shifter)
Complementando o caráter emocionante do motor da Versys 1000 SE, o Quick Shifter (up & down) permite troca de mudanças sem o acionamento da manete de embraiagem, para uma aceleração perfeita e contínua e uma desaceleração rápida e fácil.
Conectividade com Smartphone
O chip de Bluetooth integrado no painel de instrumentos, permite ao condutor conectar o seu smartphone ao motociclo, via Bluetooth. Através da aplicação “RIDEOLOGY THE APP” (disponível para IOS e Android), o condutor pode aceder a uma variedade de funções e personalização, melhorando bastante a sua experiência de condução.
Tomada DC 12V
Localizada no lado esquerdo do painel de instrumentos, com uma potência de 40W, a tomada DC 12V, antes era um acessório, agora é equipamento de série.
Painel de instrumentos TFT a Cores
O display a cores TFT, proporciona um alto nível de informação e visibilidade. A cor de fundo do ecrã é selecionável (preto ou branco) e o brilho ajusta-se automaticamente para se adequar à luminosidade. Para além da navegação nas janelas multifuncionais, é possível seleccionar entre dois modos de exibição permitindo ao condutor escolher a forma como as informações são exibidas.
Punhos Aquecidos
Punhos aquecidos em toda a superfície, garantindo um excelente aquecimento mesmo nos dias mais frios.
Montagem das malas fácil e sem suportes
O sistema de montagem fácil das malas permite que estas sejam colocadas e retiradas com muita simplicidade, contribuindo para maior comodidade. As malas são conectadas à moto por pontos de apoio nas pegas e pousa-pés traseiros, ficando perfeitamente enquadradas com a estética da moto e posicionadas numa linha central do veículo. A ausência de um sistema adicional de fixação, permite que a moto fique com uma aparência “clean” quando optar por circular sem bagagem.
Válvulas de Acelerador Electrónicas
As válvulas de acelerador electrónicas permitem que o ECU controle a quantidade de combustível (por meio dos injectores de combustível) e do ar (por meio das válvulas de aceleração) fornecido ao motor. A posição ideal das válvulas de aceleração e da injecção de combustível resulta numa resposta suave e de uma entrega de potência linear do motor.
Faróis Angulares
Os faróis integrados nas carenagens laterais proporcionam uma maior iluminação da estrada em curva. Cada farol possui 3 LED’s e que são ativados com base no ângulo de inclinação do motociclo. À medida que o ângulo de inclinação do motociclo aumenta, os LED’s acendem, iluminando a trajetória na direcção que o motociclo circula.
Cruise Control Eletrónico
O sistema de cruise control da Kawasaki permite a manutenção de uma determinada velocidade com o simples primir de um botão. Uma vez activado, o motociclista não necessita de estar constantemente a enrolar o punho do acelerador. Este sistema reduz a fadiga na mão direita, permitindo que as deslocações maiores sejam muito mais confortáveis.
KTRC (Controlo de Tracção Kawasaki)
Os três modos de controlo de tracção permitem um superior desempenho de condução, adaptando o comportamento do motociclo ás condições do piso.
Pinças de Travão Dianteiras de Montagem Radial
Os discos de travão de ø310 mm em pétala, em conjunto com as pinças monobloco de montagem radial, complementados por uma bomba principal radial contribuem para um excelente sensibilidade e poder de travagem.
TECNOLOGIA
KCMF
KCMF (Kawasaki Cornering Management Function) monotoriza o motor e o quadro para uma melhoria em curva.
IMU - Unidade de medição de inércia
Combinado com o programa de modelagem dinâmica propriedade da Kawasaki, a inclusão do IMU (unidade de medição de inércia) permite ao motociclista abordar as curvas de uma maneira diferente.
Válvulas de admissão eletrónicas
As válvulas de admissão eletrónicas permitem ao ECU controlar a quantidade de combustível e ar que entra no motor.
KQS - Kawasaki Quick Shifter
KQS (Kawasaki Quick Shifter) permite aumentar mudanças e dinimuir mudanças mais rápidamente.
Embraiagem Assistida e Deslizante
Baseada na tecnologia de corridas, a embraiagem assistida e deslizante atua como um limitador de binário e um mecanismo de auto travão que torna a manete de embraiagem mais leve.
KTRC (3-mode)
KTRC (Kawasaki TRaction Control) de 3 modos, é o sistema de controlo de tração mais avançado da Kawasaki, que oferece uma variedade de modos de condução para atender aos diferentes andamentos, desde os mais desportivos até aos mais tranquilos.
Potência Regulada
O botão Power Mode permite mudar a potência do motor consoante as necessidades.
Cruise Control
O Cruise Control permite fixar a velocidade da moto. Este sistema permite reduzir a fadiga em viagem longas permitindo assim um aumento do conforto para o motociclista.
Indicador de Modo Condução Económica
O Indicador de Modo Condução Económica é um simbolo que aparece no painel de instrumentos que indica os consumos mais favoráveis, encorajando o motociclista a fazer viagens mais eficientes.
ERGO-FIT
ERGO-FIT é o sistema que permite adaptar a estatura de um motociclista ao motociclo, aumentando assim a confiança e o prazer da condução.
KIBS
KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System) é um sistema de travagem de alta precisão projetado especificamente para modelos supersport que oferece uma travagem extremamente eficiente mantendo a sua sensação natural.
ABS
ABS (Anti-lock Brake System) garante um desempenho de travagem estável, impedindo o bloqueio das rodas durante a travagem.
Suspensão traseira horizontal Back-link
A Suspensão traseira horizontal Back-link assegura que todos os desníveis sejam absorvidos pela suspensão de uma forma horizontal, contribuíndo para o uso eficiente do espaço e para uma maior centralização da massa.
KECS-Kawasaki Electronic Control Suspension
KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension) adapts to road and riding conditions in real time, providing the ideal amount of damping called for.
Cornering Lights
Cornering lights provide supplemental illumination when cornering, creating a wider illuminated path in the direction the bike is heading.
Motor
Tipo de motor
Refrigeração líquida, 4 cilindros em linha
Cilindrada
1,043 cm³
Diâmetro x curso
77 x 56 mm
Rácio de compressão
10.3:1
Sistema de válvulas
DOHC, 16 válvulas
Sistema de combustível
Injeção de combustível: Ø 38 mm x 4
Ignição
Digital
Sistema de arranque
Elétrico
Lubrificação
Lubrificação forçada, cárter húmido
Gear Performance & Transmissão
Potência máxima
88.2 kW {120 PS} / 9,000 rpm
Binário máximo
102 N•m {10.4 kgf•m} / 7,500 rpm
Emissões CO2
128 g/km
Transmissão
6 velocidades
Transmissão final
Corrente selada
Rácio de redução primária
1.627 (83/51)
Rácios da 1ª mudança
2.692 (35/13)
Rácios da 2ª mudança
1.950 (39/20)
Rácios da 3ª mudança
1.529 (26/17)
Rácios da 4ª mudança
1.304 (30/23)
Rácios da 5ª mudança
1.136 (25/22)
Rácios da 6ª mudança
0.958 (23/24)
Rácio de redução final
2.867 (43/15)
Embraiagem
Húmida multidisco, manual
Suspensions Travões & Suspensão
Travões dianteiros
Duplo disco semi-flutuante em forma de pétala de 310mm. Duas pinças de 4 êmbolos opostos
Travões traseiros
Disco de 250mm em forma de pétala. Pinça de 1 êmbolo
Suspensão dianteira
Suspensão de 43 mm invertida, com controlo electronico (KECS) na compressão e na expansão, e pré carga ajustável manual
Suspensão traseira
Back-link horizontal, amortecedor BFRC, com controlo electrónico (KECS) na compressão, expansão e pré carga ajustáveis
Dimensions Quadro & Dimensões
Tipo de quadro
Dupla trave, alumínio
Rasto
106 mm
Curso da roda dianteira
150 mm
Curso da roda traseira
152 mm
Pneu dianteiro
120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro
180/55ZR17M/C (73W)
Ângulo direção E/D
34° / 34°
C x L x A
2,270 x 950 x 1,490(1.530mm com o pára-brisas ajustado no máximo de altura) mm
Base da roda
1,520 mm
Base da roda
1,520 mm
Distância ao solo
150 mm
Altura do assento
840 mm
Capacidade de combustível
21 litros
Peso em ordem de marcha
257 kg