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NINJA H2 SX SE PERFORMANCE TOURER

Sente a adrenalina com o maior conforto

Refª: NINJA H2 SX PERFORMANCE TOURER

EM DESTAQUE

A Kawasaki Ninja H2 SX é a mais avançada Sport Tourer de sempre da Kawasaki; a integração definitiva dos mais elevados padrões de tecnologia, desempenho e conforto de condução. Novas funcionalidades dedicadas, como o sistema ARAS, proporcionam benefícios reais, incluindo controlo de cruzeiro adaptativo e deteção de ângulo morto. Integrado na nova instrumentação TFT colorida de 6,5” está o sistema de infotenimento SPIN da Kawasaki. Experimente a emoção do motor supercomprimido equilibrado único, tanto para viagens de longa distância como para condução diária. A melhor tecnologia é aquela que se torna uma extensão natural de nós mesmos e nos liberta. Ninja H2 SX. CONCEBIDA PARA SER LIVRE.

 


Acessórios da Edição

 


Kit de montagem de alforges (Ninja H2 SX/SE)

Protetores de quadro

Escape de Titânio Akrapovic (Euro 5)

Conjunto de capas de alforges, Verde Esmeralda Brilhante (60RB)

Para-brisas fumado

Conjunto de decalques para alforges, Verde Esmeralda Brilhante (60RB)

Conjunto de cilindros de fechadura para alforges (ranhura interna)

Conjunto de alforges (2 x 28L)

Conjunto de sacos interiores para alforges (2 x 28L)

 


Características

 


KECS com Skyhook

O KECS, o sistema de suspensão eletrónica semi-ativa da Kawasaki, adapta-se às condições da estrada e de condução em tempo real, proporcionando a quantidade ideal de amortecimento necessária. O software atualizado incorpora a tecnologia Skyhook para oferecer uma condução ainda mais composta, contribuindo para um maior conforto e prazer.

 


Supercharged Sport Touring

Concebida originalmente para ser a sport tourer mais rápida na Autobahn, a Ninja H2 SX oferece uma experiência de condução única. Com aceleração supercomprimida e o equipamento necessário para cobrir longas distâncias com conforto, a sport tourer supercomprimida da Kawasaki fará com que os pilotos sorriam dentro dos seus capacetes enquanto devoram quilómetros.

Funcionalidades de Conveniência Topo de Gama

À altura de um modelo topo de gama, a Ninja H2 SX apresenta uma instrumentação grande e a cores, além de uma série de funcionalidades de conveniência de alta qualidade, incluindo KIPASS e TPMS.

 


Tecnologia de Ponta

A Ninja H2 SX é o primeiro modelo da Kawasaki a integrar uma unidade de controlo de injeção (FI-ECU) com capacidades de demanda de binário; uma nova IMU que mede em 6 DOF (graus de liberdade); e um ABS com circuito de reforço e alta capacidade computacional, permitindo o controlo coordenado do chassi. Equipada com os Sistemas Avançados de Assistência ao Piloto da Bosch e (no modelo SE) a Tecnologia Skyhook da Showa, a Ninja H2 SX é o modelo mais avançado da Kawasaki até à data.

 


Motor Supercomprimido Equilibrado

Concebido para oferecer potência e eficiência de combustível, o Motor Supercomprimido Equilibrado oferece uma potência máxima de 200 PS. A afinação focada na gama média-baixa prioriza a usabilidade quotidiana em situações de condução urbana em detrimento do desempenho absoluto, e ajuda a alcançar uma eficiência de combustível superior à da Ninja 1000SX e da Versys 1000.

 


Tecnologia de Suporte ao Piloto Kawasaki

Os sistemas eletrónicos de gestão altamente sofisticados da Kawasaki oferecem suporte ao piloto, permitindo-lhe experienciar plenamente como a Ninja H2 SX é divertida e recompensadora de controlar.

 


Luzes Automáticas de Máximo (AHB)

Utilizando um sensor de câmara para avaliar o brilho das luzes dos veículos à frente, dos candeeiros de rua, etc., o AHB liga ou desliga automaticamente as luzes de máximo da mota conforme necessário. Para o sistema funcionar, o interruptor de mudança de luzes/pisca deve estar definido para luzes de máximo, a mota deve estar a circular acima de 20 km/h e deve estar escuro. Quando o sistema está ativo, o ícone no ecrã do painel de instrumentos mostra-se a verde.

 


Sinal de Paragem de Emergência (ESS)

Durante travagens bruscas, o ESS faz com que a luz de travão pisque, alertando para a rápida desaceleração da mota.

 


Deteção de Ângulo Morto (BSD)

O sensor de radar traseiro monitoriza o entorno da mota e alerta o piloto para a presença de um veículo que se aproxime no ângulo morto.

 

Aviso de Colisão Frontal (FCW)

Quando o sistema determina que continuar à velocidade atual pode resultar numa colisão com o veículo à frente, avisa o piloto.

 

Proteção contra o Vento e Aerodinâmica

Com o seu grande para-brisas e carenagem completa, a Ninja H2 SX oferece uma proteção substancial contra o vento, contribuindo para o conforto do piloto em viagens longas. Além de contribuir para um estilo desportivo, a carenagem aerodinâmica também é benéfica ao conduzir a velocidades elevadas.

 


Controlo de Cruzeiro Adaptativo (ACC)

Uma versão mais avançada do Controlo de Cruzeiro Eletrónico, o ACC mantém a velocidade definida pelo piloto, mas ajusta a velocidade do veículo para manter uma distância segura do veículo à frente.

 

Instrumentação TFT Colorida de 6,5”

A grande e fácil de ler instrumentação TFT colorida de 6,5” adiciona um toque high-tech ao cockpit. Complementando os múltiplos modos de exibição e a conectividade com smartphones, a compatibilidade com o Kawasaki SPIN oferece inúmeras possibilidades de infotenimento.

 

Assistente de Manutenção de Veículo (VHA)

Ativado quando o piloto para e aplica firmemente o(s) travão(ões), o VHA ativa o travão traseiro para permitir que o piloto relaxe a mão/pé no travão.

 

Kawasaki SPIN

A nova aplicação de infotenimento baseada em smartphone da Kawasaki permite que várias aplicações de terceiros sejam descarregadas e exibidas no ecrã TFT do cockpit.

 

Sistema de Monitorização de Pressão dos Pneus (TPMS)

O TPMS monitoriza continuamente a pressão dos pneus durante a condução, aumentando a tranquilidade do piloto em viagens longas.

 

Luzes de Curva LED

Luzes ativadas por inclinação, integradas na carenagem, ajudam a iluminar a estrada ao fazer curvas.

 

Pinças Brembo Stylema Monobloco (SE)

No modelo SE, as pinças Brembo Stylema monobloco de alta especificação oferecem um controlo melhorado. As pinças compactas e leves minimizam o espaço interno ocupado pelo fluido, permitindo uma resposta mais direta. As pinças Stylema arrefecem muito rapidamente graças a um design que promove o fluxo de ar em torno das pastilhas dos travões, espaço em torno dos pistões e uma abertura que permite a saída de ar da ponte central.

 


KIPASS

O sistema de chave mestra KIPASS (Kawasaki’s Intelligent Proximity Activation Start System) permite a ativação remota do interruptor principal da mota e do bloqueio da direção.

 

Sistemas Avançados de Assistência ao Piloto (ARAS)

Os sistemas ARAS baseados em radar da Bosch fizeram a sua estreia na produção em massa de motociclos japoneses na Ninja H2 SX. Estas funcionalidades de tecnologia de sensoriamento envolvente ajudam a aumentar a tranquilidade do piloto durante viagens ou condução em tráfego intenso.

 

Assentos Confortáveis para Dois

O assento dianteiro, desenhado ergonomicamente, proporciona conforto para passar longas horas na mota e acomoda mudanças de posição para uma condução mais desportiva. Tanto o assento do piloto como o do passageiro são mais largos do que os anteriores, e as formas, espessuras e densidades revistas aumentam o conforto do piloto e do passageiro.

 

Sistema de Alforges de Montagem Limpa

A montagem e remoção dos alforges acessórios é simples e conveniente graças ao sistema de montagem. Quando montados, os alforges integram-se perfeitamente na traseira da mota; quando removidos, o design sem desordem garante que a traseira da mota mantenha um aspeto agradável.

 


Tecnologias

 


Motor Supercomprimido

Baseando-se no know-how e tecnologia do Grupo KHI, o motor supercomprimido da Kawasaki oferece uma elevada potência do motor mantendo um design compacto. A chave para alcançar este desempenho incrível reside no compressor do motor – uma unidade específica para motociclos, concebida inteiramente internamente com tecnologia da Divisão de Turbinas a Gás e Maquinaria, Divisão Aeroespacial e Divisão de Tecnologia Corporativa da Kawasaki.
Um dos maiores benefícios de conceber o compressor internamente e adaptar o seu design às características do motor foi que os engenheiros conseguiram alcançar uma operação de alta eficiência numa ampla gama de condições – algo que não teria sido possível simplesmente utilizando ou tentando adaptar um compressor automotivo do mercado de reposição.
A importância da alta eficiência num compressor é que, à medida que o ar é comprimido, o ganho de calor que rouba potência é mínimo. E enquanto muitos compressores conseguem oferecer uma operação de alta eficiência numa gama muito limitada de condições, o compressor da Kawasaki oferece alta eficiência numa ampla gama de taxas de pressão e fluxo – ou seja, numa ampla gama de velocidades do motor e do veículo. Esta ampla gama de operação eficiente (semelhante a ter uma ampla banda de potência) traduz-se facilmente numa forte aceleração. A alta eficiência e o mínimo ganho de calor do compressor também significaram que um intercooler era desnecessário, poupando muito peso e espaço, e permitindo o design compacto do motor.

 


KECS - Suspensão Eletrónica de Controlo Kawasaki

O KECS adapta-se às condições da estrada e de condução em tempo real, proporcionando a quantidade ideal de amortecimento necessária, ajustando eletronicamente o amortecimento para se adequar à velocidade do veículo e à velocidade de compressão da suspensão. A desaceleração também é tida em conta, o que permite ao sistema ajudar a gerir o balanço que pode ocorrer durante a travagem.
O controlo via válvula solenoide com atuação direta permite um tempo de reação extremamente rápido, tornando o KECS ideal para aplicações de condução desportiva, onde a sensação natural é crucial para se sentir em sintonia com a mota. Sensores de compressão integrados tanto na forquilha como no amortecedor traseiro fornecem informações em tempo real sobre a velocidade de compressão e a compressão. A entrada das bobinas dos sensores para a unidade de controlo do KECS é complementada por informações fornecidas pela IMU (aceleração/desaceleração) e pela unidade de controlo de injeção (FI-ECU) (velocidade do veículo). A unidade de controlo do KECS direciona então a corrente para as solenoides para ajustar o amortecimento conforme necessário pela situação.
Modos selecionáveis permitem aos pilotos escolher configurações de base mais suaves ou mais firmes.

 


IMU - Unidade de Medição Inercial

IMU significa Consciência Aprimorada da Orientação do Chassi. A força da eletrónica de ponta da Kawasaki tem sido sempre a programação altamente sofisticada que, utilizando hardware mínimo, dá à unidade de controlo (ECU) uma imagem precisa em tempo real do que o chassi está a fazer. O programa de modelação dinâmica proprietário da Kawasaki faz uso habilidoso do modelo de pneu de fórmula mágica enquanto examina mudanças em múltiplos parâmetros, permitindo-lhe ter em conta as condições variáveis da estrada e dos pneus. A adição de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) permite monitorizar a inércia ao longo de 6 DOF (graus de liberdade). A aceleração ao longo dos eixos longitudinal, transversal e vertical, além da taxa de rotação e inclinação, é medida. A taxa de guinada é calculada pela unidade de controlo (ECU). Este feedback adicional contribui para uma imagem ainda mais clara em tempo real da orientação do chassi, permitindo uma gestão ainda mais precisa para o controlo no limite. Com a adição da IMU e a mais recente evolução do software avançado de modelação da Kawasaki, a tecnologia de gestão eletrónica do motor e do chassi da Kawasaki dá um passo para o próximo nível, passando de sistemas do tipo de configuração e reação para sistemas do tipo de feedback, para oferecer níveis ainda maiores de emoção na condução.

 

KIPASS

Com o chaveiro compacto (imobilizador portátil) no bolso, o KIPASS permite aos pilotos libertar remotamente o bloqueio da direção e o interruptor principal da mota simplesmente ao aproximarem-se da mota. Quando o chaveiro está perto da mota, o sinal que emite é captado e reconhecido pela unidade KIPASS na mota. Tal como as chaves de imobilizador, cada chaveiro tem um sinal único, tornando este sistema também útil como um impedimento ao roubo. O chaveiro pode ser reconhecido quando está no bolso de uma jaqueta, pelo que não é necessário que o piloto retire a chave para operar o interruptor principal da mota. As malas laterais e a tampa do depósito de combustível são abertas utilizando a chave de botão dentro do cilindro da chave. Como a chave de botão não pode ser removida quando o chaveiro está fora de alcance, o buraco da chave nunca fica visível, ajudando a prevenir adulterações. Este sistema utiliza o algoritmo de encriptação "MISTY" desenvolvido pela MITSUBISHI ELECTRIC CORPORATION.

 


KLCM

Concebido para auxiliar os pilotos ao otimizar a aceleração a partir de uma paragem, o KLCM gere eletronicamente a potência do motor para evitar a derrapagem das rodas ao arrancar. Os pilotos podem escolher entre três modos, cada um oferecendo um nível progressivamente maior de intervenção. Cada modo permite que o piloto arranque com o acelerador totalmente aberto. Com a manete da embraiagem puxada e o sistema ativado, a velocidade do motor é limitada a uma velocidade determinada enquanto o piloto mantém o acelerador aberto. Assim que o piloto liberta a manete da embraiagem para engatar a embraiagem, a velocidade do motor é permitida a aumentar, mas a potência é regulada para evitar a derrapagem das rodas e ajudar a manter a roda dianteira no chão. (No Modo 1, o menos intrusivo, a roda dianteira pode levantar ligeiramente.) O sistema desativa-se automaticamente a 150 km/h ou quando o piloto muda para a 3ª mudança.

 

KEBC

A travagem do motor pode ser usada vantajosamente para ajudar a mota a desacelerar, mas nem todos os pilotos preferem uma travagem do motor forte. Com o KEBC, os pilotos podem selecionar a quantidade de travagem do motor que preferem. Quando o KEBC está ativado, o efeito de travagem do motor é reduzido, proporcionando menos interferência ao conduzir no circuito.

 

Sistema de Monitorização de Pressão dos Pneus

Manter a pressão correta dos pneus é muito importante, pois pode afetar significativamente a manuseabilidade de uma motocicleta, e conduzir com pressão baixa dos pneus, devido a um furo, fuga ou outro, aumenta o risco de rebentamento de um pneu. O ar dos pneus escapa naturalmente ao longo do tempo, por isso também é importante verificar regularmente a pressão dos pneus. O Sistema de Monitorização de Pressão dos Pneus mede continuamente a pressão dos pneus (utilizando sensores ligados às válvulas de ar de cada roda) e exibe a pressão atual no painel de instrumentos da mota durante a condução. A pressão do ar dos pneus varia muito à medida que os pneus aquecem, mas o Sistema de Monitorização de Pressão dos Pneus tem isso em consideração e recalcula a pressão para 20° para evitar confusões e avisos falsos. Quando a pressão do ar dos pneus está excessivamente baixa, aparece uma marca de pneu no ecrã, avisando o piloto. Na 1400GTR / Concours 14, a pressão recomendada para ambas as rodas dianteira e traseira é de 290 kPa (aproximadamente 2.9 kgf/cm2). Se a pressão cair abaixo de 220 kPa (aproximadamente 2.2 kgf/cm2), a marca de aviso aparecerá. Este sistema não só elimina o incómodo de verificar manualmente a pressão dos pneus em viagens longas, como também informa rapidamente o piloto de qualquer perda súbita de pressão devido, por exemplo, a um pneu furado.

 

KCMF - Função de Gestão de Curva Kawasaki

O KCMF monitoriza os parâmetros do motor e do chassi ao longo da curva, desde a entrada, passando pelo ápice, até à saída da curva, modulando a força de travagem e a potência do motor para facilitar a transição suave da aceleração para a travagem e vice-versa, e para auxiliar os pilotos a traçar a linha pretendida através da curva. O KCMF supervisiona os seguintes sistemas (quando disponíveis): KTRC (incluindo controlo de tração, empinamento e deslizamento), KIBS (incluindo controlo de balanço), Controlo de Travagem do Motor Kawasaki.

 

KQS - Kawasaki Quick Shifter

Concebido para ajudar os pilotos a maximizar a sua aceleração no circuito, permitindo mudanças ascendentes sem embraiagem com o acelerador totalmente aberto, o KQS deteta que a alavanca de mudanças foi acionada e envia um sinal para a unidade de controlo (ECU) para cortar a ignição, de modo que a mudança seguinte possa ser engatada sem ter de utilizar a embraiagem. Nos modelos que oferecem mudanças descendentes sem embraiagem, durante a desaceleração, o sistema controla automaticamente a velocidade do motor para que a mudança inferior seguinte possa ser selecionada sem operar a embraiagem.

 


KIBS

A Kawasaki desenvolveu o KIBS para ter em conta as características particulares de manuseabilidade das motocicletas supersportivas, garantindo uma travagem altamente eficiente com mínima intrusão durante uma condução desportiva intensa. É o primeiro sistema de travagem de produção em massa a ligar a unidade de controlo do ABS (ECU) e a unidade de controlo do motor. Além da velocidade das rodas dianteira e traseira, o KIBS monitoriza a pressão hidráulica das pinças de travão dianteiras, a posição do acelerador, a velocidade do motor, o acionamento da embraiagem e a posição da mudança. Esta informação diversificada é analisada para determinar a pressão hidráulica ideal do travão dianteiro. Através de um controlo preciso, as grandes quedas de pressão hidráulica observadas nos sistemas ABS padrão podem ser evitadas. Além disso, a tendência nos modelos supersportivos para a roda traseira levantar durante uma travagem forte pode ser suprimida e a controlabilidade do travão traseiro pode ser mantida ao reduzir mudanças.

 


ACC

O ACC (Controlo de Cruzeiro Adaptativo) mantém a velocidade definida pelo piloto, mas ajusta a velocidade do veículo para manter uma distância segura do veículo à frente. Uma versão mais avançada do Controlo de Cruzeiro Eletrónico, o ACC mantém a velocidade definida pelo piloto, mas ajusta a velocidade do veículo para manter uma distância segura do veículo à frente. Um sensor de radar frontal utiliza radar de ondas milimétricas para escanear à frente na faixa do piloto. O sistema tem em conta a proximidade do veículo à frente, o grau de inclinação da estrada, a velocidade das rodas dianteira e traseira, e a definição de distância selecionada pelo piloto (Perto, Médio, ou Longe). Quando a distância para o veículo à frente é considerada insuficiente, o sistema direciona a redução da velocidade. Quando a diminuição necessária da velocidade não é grande, isto pode ser conseguido com a travagem do motor; quando é necessária uma desaceleração mais forte, o sistema também ativa os travões. Assim que mais espaço se torna disponível, o sistema direciona o aumento da velocidade e o acelerador é aumentado para retornar à velocidade definida.

 


FCW

O FCW (Aviso de Colisão Frontal) avisa o piloto quando o sistema determina que continuar à velocidade atual pode resultar numa colisão com o veículo à frente. Quando o sistema determina que continuar à velocidade atual pode resultar numa colisão com o veículo à frente, avisa o piloto. Um sensor de radar frontal monitoriza a distância e a velocidade do veículo à frente. Quando um veículo está em proximidade e há perigo de colisão se a velocidade atual for mantida, o sistema alerta o piloto utilizando uma luz LED vermelha brilhante a piscar acima do painel de instrumentos. Um aviso também é mostrado no ecrã TFT. Os pilotos podem definir o tempo de alerta de acordo com a preferência: Cedo, Médio, Tarde.

 


VHA

Ativado quando o piloto para e aplica firmemente o(s) travão(ões), o VHA ativa o travão traseiro para permitir que o piloto relaxe a mão/pé no travão. Além da pressão do fluido de travão, o sistema examina o grau de inclinação da estrada, a velocidade das rodas dianteira e traseira, a posição do acelerador e o interruptor do suporte lateral para determinar se as condições de operação foram cumpridas. Quando o piloto para, o VHA é iniciado após o piloto exercer uma determinada quantidade de pressão (no travão dianteiro e/ou traseiro). A bomba do ABS exerce pressão para ativar o travão traseiro, e uma luz/sinal é indicado no painel de instrumentos para informar o piloto de que pode relaxar a mão (e o pé) no travão e a mota permanecerá no lugar. O sistema desativa-se automaticamente quando o piloto acelera, quando o suporte lateral é baixado, ou 10 minutos após a ativação. O piloto também pode desativar o sistema ao apertar e libertar rapidamente a manete do travão (por menos de 1 segundo).

 


ESS

O ESS (Sinal de Paragem de Emergência) faz com que a luz de travão pisque durante uma travagem brusca, alertando para a rápida desaceleração da mota. Durante uma travagem brusca, o ESS faz com que a luz de travão pisque – uma pista visual para os veículos que seguem atrás, alertando para a rápida desaceleração da mota.

 


Luzes de Curva

Conjuntos de três luzes LED integradas em cada lado da carenagem ajudam a iluminar a estrada ao fazer curvas à noite. Cada uma das três luzes tem uma direção fixa e é ativada com base no ângulo de inclinação. À medida que a mota se inclina, as luzes acendem-se por ordem, criando um caminho iluminado mais amplo na direção para onde a mota se dirige.

 

SPIN

O Kawasaki SPIN é uma aplicação de infotenimento baseada em smartphone que permite que várias aplicações de terceiros sejam descarregadas e espelhadas no ecrã TFT do cockpit. A nova aplicação de infotenimento baseada em smartphone da Kawasaki permite que várias aplicações de terceiros sejam descarregadas e espelhadas no ecrã TFT do cockpit. As funções básicas disponíveis na aplicação incluem telefone, exibição de mapas, música, calendário e contactos. Além disso, os pilotos podem optar por descarregar aplicações de terceiros para adicionar à sua biblioteca do Kawasaki SPIN, para poderem interagir com elas no ecrã TFT.

 


BSD

O BSD (Deteção de Ângulo Morto) monitoriza o entorno da mota e alerta o piloto para a presença de um veículo que se aproxime no ângulo morto. Utilizando um sensor de radar traseiro, o BSD monitoriza o entorno da mota e alerta o piloto para a presença de um veículo que se aproxime no ângulo morto. O sensor de radar traseiro escaneia atrás nas faixas à esquerda e à direita do piloto. Quando um veículo que se aproxima é detetado, um LED integrado no retrovisor acenderá. (Nota: O BSD não alertará o piloto para veículos diretamente atrás da mota, ou veículos que se estejam a afastar da mota.) Se o piloto indicar a intenção de mudar de faixa ao ligar o pisca enquanto um veículo é detetado num ângulo morto, o LED do retrovisor piscará.

 


KTRC (3 modos)

O KTRC de 3 modos combina a tecnologia de controlo de tração do KTRC de 1 modo, que proporciona uma estabilidade melhorada em situações de piso escorregadio ao prevenir a derrapagem das rodas, e do S-KTRC, que ajuda a manter a tração ideal em situações de condução desportiva ao prever a taxa de derrapagem da roda traseira durante a aceleração, num único sistema. O comutador conveniente no guiador permite que o tipo de controlo de tração seja alterado instantaneamente ao selecionar um dos três modos, mesmo durante a condução. Os Modos 1 e 2 mantêm a tração ideal durante as curvas, como o S-KTRC. Concebidos com a condução desportiva em mente, permitem uma aceleração forte ao sair das curvas ao maximizar a tração da roda traseira. Os Modos 1 e 2 diferem na quantidade em que intervêm. O Modo 1, definido para condições de estrada seca e com boa aderência, mantém a taxa de derrapagem ideal para garantir a tração ótima. O Modo 3 funciona como o KTRC de 1 modo, reduzindo a potência para permitir que a aderência seja recuperada quando é detetada derrapagem da roda traseira. É ideal ao conduzir em condições de piso escorregadio ou na chuva. Permitindo aos pilotos alterar facilmente as características do controlo de tração, o KTRC de 3 modos é o sistema de gestão do motor mais avançado da Kawasaki.

 


Embraiagem de Assistência e Deslizamento

Baseada no feedback das atividades de competição, a Embraiagem de Assistência e Deslizamento utiliza dois tipos de cames (um came de assistência e um came de deslizamento) para unir ou separar o cubo da embraiagem e a placa de operação. Sob operação normal, o came de assistência funciona como um mecanismo de auto-servo, puxando o cubo da embraiagem e a placa de operação juntos para comprimir os discos da embraiagem. Isto permite que a carga total da mola da embraiagem seja reduzida, resultando numa sensação mais leve na manete da embraiagem ao operar a embraiagem. Quando ocorre uma travagem excessiva do motor como resultado de reduções rápidas de mudança (ou uma redução acidental), o came de deslizamento entra em ação, forçando o cubo da embraiagem e a placa de operação a separarem-se. Isto alivia a pressão nos discos da embraiagem para reduzir o binário de reação e ajuda a evitar que a roda traseira salte e derrape. Esta função de estilo de competição é particularmente útil ao conduzir de forma desportiva ou em pista.

 

Válvulas de Borboleta Eletrónicas

O sistema de atuação de borboleta totalmente eletrónico da Kawasaki permite que a unidade de controlo (ECU) controle o volume de combustível (via injetores de combustível) e ar (via válvulas de borboleta) entregue ao motor. A injeção de combustível ideal e a posição da válvula de borboleta resultam numa resposta suave e natural do motor e na potência ideal do motor. O sistema também contribui significativamente para a redução de emissões. As válvulas de borboleta eletrónicas também permitem um controlo mais preciso dos sistemas eletrónicos de gestão do motor, como o S-KTRC e o KTRC, e permitem a implementação de sistemas eletrónicos como o KLCM, o Controlo de Travagem do Motor Kawasaki e o Controlo de Cruzeiro Eletrónico.

 


Modos de Potência

Os modelos equipados com múltiplos Modos de Potência oferecem aos pilotos uma escolha facilmente selecionável de entrega de potência do motor para se adequar às condições de condução ou preferência. Além do Modo de Potência Total, são fornecidos um (Baixo) ou dois (Médio, Baixo) modo(s) alternativo(s) nos quais a potência máxima é limitada e a resposta do acelerador é mais suave.

 


ERGO-FIT

O ajuste adequado é fundamental para o conforto e controlo do piloto. No entanto, o ajuste ideal varia de piloto para piloto, dependendo das suas dimensões físicas e estilo de condução. O ERGO-FIT é um sistema de interface concebido para permitir que os pilotos encontrem a sua posição de condução ideal. Vários pontos da interface do chassi (o guiador, os apoios de pés e o assento, etc.) podem ser ajustados através de uma combinação de peças intercambiáveis e peças com posições ajustáveis. Isto permite que uma ampla gama de pilotos encontre uma posição de condução que ofereça tanto conforto como controlo. Sentindo-se em sintonia com a sua máquina, poderão experienciar como as máquinas da Kawasaki são divertidas e recompensadoras de conduzir. *As peças ajustáveis e a sua gama de ajustabilidade variam consoante o modelo.

 

Indicador de Condução Económica

Utilizando controlo eletrónico de alta precisão para a gestão do motor, os modelos da Kawasaki podem alcançar um elevado nível de eficiência de combustível. No entanto, o consumo de combustível é grandemente afetado pela utilização do acelerador, seleção de mudanças e outros elementos sob o controlo do piloto. O Indicador de Condução Económica é uma função que indica quando as condições de condução atuais estão a consumir uma baixa quantidade de combustível. O sistema monitoriza continuamente o consumo de combustível, independentemente da velocidade do veículo, rotações do motor, posição do acelerador e outras condições de condução. Quando o consumo de combustível é baixo para uma determinada velocidade (ou seja, a eficiência de combustível é alta), uma marca "ECO" aparece no ecrã LCD do painel de instrumentos. Ao conduzir de forma a que a marca "ECO" permaneça acesa, o consumo de combustível pode ser reduzido. Embora a velocidade efetiva do veículo e as rotações do motor possam variar consoante o modelo, prestar atenção às condições que fazem com que a marca "ECO" apareça pode ajudar os pilotos a melhorar a sua eficiência de combustível – uma forma útil de aumentar a autonomia. Além disso, manter o consumo de combustível baixo também ajuda a minimizar o impacto negativo no ambiente.

 


ABS

A aplicação súbita e excessiva dos travões, ou a travagem em superfícies de baixa aderência (superfícies com um baixo coeficiente de atrito) como asfalto molhado ou tampas de saneamento pode fazer com que a(s) roda(s) de uma motocicleta bloqueie(m) e derrape(m). O ABS foi desenvolvido para prevenir tais incidentes. Os sistemas ABS da Kawasaki são controlados por uma programação de alta precisão e alta fiabilidade, formulada com base em testes exaustivos de inúmeras situações de condução. Ao garantir um desempenho de travagem estável, oferecem tranquilidade ao piloto que contribui para um maior prazer na condução. E para atender às necessidades especiais de certos pilotos, também estão disponíveis sistemas ABS especializados. Por exemplo, o KIBS (Sistema de Travagem Inteligente Kawasaki) é um sistema de travagem de alta precisão concebido especificamente para modelos supersportivos, permitindo que a condução desportiva seja apreciada por uma gama mais ampla de pilotos. E ao ligar os travões dianteiro e traseiro, o ABS K-ACT (Tecnologia de Travagem Coativa Avançada Kawasaki) proporciona a confiança para desfrutar de viagens em modelos pesados. A Kawasaki está continuamente a trabalhar no desenvolvimento de outros sistemas ABS avançados.

 


Especificações

 


Motor

Tipo de motor: Refrigerado a líquido, 4 tempos, em linha com 4 cilindros e Supercompressor
Taxa de compressão: 11.2:1
Sistema de válvulas: DOHC, 16 válvulas
Diâmetro x curso: 76.0 x 55.0 mm
Cilindrada: 998 cm³

Injecção de combustível com dupla injecção: 40 mm x 4
Lubrificação: Mistura de gasolina
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de ignição: Digital
Performance & Transmissão
Potência máxima: 147,1 kW {200 PS} / 11.000 rpm
Potência máxima com RAM Air: 154,1 kW {210 PS} / 11.000 rpm
Binário máximo: 137,3 N•m {14,0 kgf•m} / 8.500 rpm
Emissão de CO2: 128 g/km
Consumo de combustível: 5,4 l/100 km

 

 

Transmissão

 

 6 velocidades, retorno

Embraiagem: Húmida, multidisco
Rácio de redução primária: 1,480 (74/50)
Relação de transmissão 1ª: 3,077 (40/13)
Relação de transmissão 2ª: 2,429 (34/14)
Relação de transmissão 3ª: 2,045 (45/22)
Relação de transmissão 4ª: 1,727 (38/22)
Relação de transmissão 5ª: 1,524 (32/21)
Relação de transmissão 6ª: 1,348 (31/23)
Transmissão final: Corrente selada
Rácio de redução final: 2,444 (44/18)

 

 

Quadro & Dimensões

 

Tipo de quadro: Treliça, aço de alta resistência com placa de montagem do braço oscilante
Avanço: 103 mm
Curso da roda dianteira: 120 mm
Curso da roda traseira: 139 mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17 M/C (58W)
Pneu traseiro: 190/55 ZR17 M/C (75W)
C x L x A: 2.175 x 790 x 1.260 mm
Ângulo de direcção E/D: 30° / 30°
Distância entre eixos: 1.480 mm
Distância ao solo: 130 mm
Capacidade do depósito de combustível: 19,0 litros
Altura do assento: 835 mm
Peso em ordem de marcha: 267 kg

 

 

Travões & Suspensão

 

  Tipo de travão dianteiro: Discos duplos semi-flutuantes
Diâmetro do travão dianteiro: Ø 320 mm
Tipo de pinça do travão dianteiro: Brembo de montagem radial, Stylema monobloco, oposta de 4 pistões
Tipo de travão traseiro: Disco simples
Diâmetro do travão traseiro: Ø 250 mm
Tipo de pinça do travão traseiro: Duplo pistão
Tipo de suspensão dianteira: Forquilha invertida com controlo KECS de compressão e amortecimento de retorno, ajuste manual da pré-carga da mola e molas de topo
Diâmetro da suspensão dianteira: Ø 43 mm
Tipo de suspensão traseira: Uni-Trak, amortecedor BFRC lite a gás com reservatório piggyback, controlo KECS de compressão e amortecimento de retorno, e ajuste remoto da pré-carga da mola

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