No primeiro Rali Dakar em 1979, a Yamaha XT teve a oportunidade de mostrar o que valia na corrida mais dura do mundo. Os pilotos XT venceram este lendário evento em 1979 e 1980, e inspiraram o desenvolvimento da Ténéré original em 1983, a icónica moto de aventura da Yamaha que mudou o mundo do motociclismo.
Passados 40 anos, a Ténéré 700 está a conquistar a imaginação de uma nova geração de pilotos que querem descobrir o que está para lá do Próximo Horizonte. A exclusiva Ténéré 700 Rally Edition conta com as cores de rali, ABS ajustável de 3 modos e um painel de instrumentos TFT de 5" com conectividade para smartphone.
Com a decoração de competição em branco e vermelho, os gráficos Speedblock e as jantes douradas, a Ténéré 700 Rally Edition presta homenagem às motos de fábrica que competiram no Dakar. Com componentes premium e o ADN puro da Ténéré, esta é a moto de aventura de referência que reflete o legado da Yamaha.
CARACTERÍSTICAS
Cores brancas tradicionais
Com uma interpretação moderna da lendária e impactante combinação branca e vermelha utilizada nos primeiros modelos da Ténéré que competiram no Dakar. Baseada nestas primeiras cores do Dakar, a primeira XT600 Ténéré de 1983 também tinha esta combinação de cores: O contraste branco/vermelho, as jantes douradas e o design Speedblock (também inspirados na herança histórica do Dakar). Detalhes no acabamento, como o guiador preto, que complementa o design global.
Banco Rali especial
O banco Rali monopeça oferece uma posição de condução ligeiramente mais alta e mais direita para facilitar o movimento do corpo e melhorar o conforto nas longas expedições. Com 895 mm, o banco Rali é 20 mm mais alto do que o banco original. O acabamento com dois materiais e o logótipo YAMAHA impresso a branco destacam a imagem de Rali.
Ponteira Akrapovic
A ponteira desportiva e leve da Akrapovic combina o desempenho com o aspeto de rali e um rugido potente e apelativo, mas sem ser ruidoso. Homologado para circulação na via pública, inclui proteção térmica em carbono e grampo silenciador, com um redutor de Db não amovível.
Ecrã TFT de 5" a cores com conectividade para smartphone
O ecrã TFT a cores de 5" oferece dois temas de ecrã diferentes: um design dinâmico moderno e um visual mais tradicional, que remete para a era analógica. A CCU da moto comunica com a aplicação MyRide para que os alertas de mensagens de texto e chamadas recebidas sejam apresentados no ecrã, mantendo-o sempre contactável. A conectividade móvel também permite monitorizar todos os parâmetros-chave da moto através da aplicação.
ABS comutável de 3 modos
O ABS comutável de 3 modos permite adaptar a moto consoante a superfície da estrada e a estilo de condução. O modo 1 significa totalmente ativo, com o ABS a trabalhar em ambas as rodas – obrigatório nas vias públicas. O modo 2 significa ativado na roda dianteira e desativado na roda traseira, o que dá mais confiança em piso com gravilha solta. O modo 3 significa totalmente desativado, para desfrutar da máxima capacidade de controlo na aventuras em todo-o-terreno.
Características de proteção de alta qualidade
A Ténéré 700 Rally Edition está equipada com acessórios em alumínio cuidadosamente selecionados que protegem a sua moto durante a condução mais exigente em todo-o-terreno. A resistente placa de proteção do cárter de 4 mm oferece proteção adicional para o motor e o quadro. Pode ser adicionada uma prática caixa de ferramentas opcional que utiliza os pontos de montagem na proteção do cárter. Compacta, leve e com um revestimento especial de maior durabilidade, a tampa do radiador protege contra pedras e ramos. Para desfrutar de uma proteção completa, a moto conta ainda com uma elegante proteção da corrente cortada por laser.
Iluminação totalmente LED
Fiéis ao património do Dakar da Yamaha, os emblemáticos 4 faróis LED estão profundamente ancorados no ADN da Ténéré DNA, o que confere à sua moto uma genuína aparência agressiva de rali. Juntamente com os piscas compactos na dianteira e na traseira, a potente iluminação LED da Ténéré 700 Rally Edition irá iluminar o seu caminho em qualquer aventura.
Acabamento para todo-o-terreno
Para melhorar ainda mais a capacidade de todo-o-terreno, a moto está equipada com almofadas aderentes com perfil em borracha para maximizar o apoio dos joelhos durante a condução em pé. Além disso, os punhos todo-o-terreno proporcionam melhor aderência e controlo em condições de poeira e lama.
ESPECIFICAÇÕES
Motor
Tipo de motor: 4 tempos, 2 cilindros, Refrigeração líquida, DOHC
Cilindrada: 689 cc
Diâmetro x curso: 80 x 68,6 mm
Taxa de compressão: 11,5 : 1
Potência máxima: 55 kW (74,8 PS) a 9000 rpm
Binário máximo: 69 Nm a 6500 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Consumo de combustível: 4,16 l/100 km
emissões CO2: 100 g/km
Alimentação: Injeção Electrónica de Combustível
Chassis
Quadro: berço duplo, Estrutura tubular em aço
Ângulo do avanço de roda: 27º
Trail: 105 mm
Sistema de suspensão dianteira: Suspensão telescópica invertida
Sistema de suspensão traseira: suspensão de ligação por braço, Braço oscilante
Curso dianteiro: 210 mm
Curso traseiro: 200 mm
Travão dianteiro: Hidráulico, dois discos, Ø282 mm
Travão traseiro: Hidráulico, um disco, Ø 245 mm
Pneu dianteiro: 90/90 - 21 M/C 54 V
Pneu traseiro: 150/70 R 18 M/C 70 V
Dimensões
Comprimento total: 2.370 mm
Largura total: 905 mm
Altura total: 1455 mm
Altura do assento: 895 mm
Distância entre eixos: 1.595 mm
Distância mínima ao solo: 240 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 203 kg
Capacidade Dep. Combustível: 16,0 l
Capacidade Dep. Óleo: 3 l