Notícias / Revisão de Produtos

Clique para aumentar

Teste Yamaha Niken – Conduza a revolução

Novo

O conceito desenvolvido pela Yamaha em torno da Niken refere com especial destaque a aderência extra conseguida na dianteira e a capacidade aumentada de inclinar nas curvas a mais de 45º, mas também a maior segurança na travagem em curva ou em linha recta, e em pisos mais ou menos degradados.

EM DESTAQUE
Limpeza TotalMassa para Correntes – Ambiente HúmidoRenovador de Silicone
"O seu nome é inspirado na expressão japonesa que significa duas espadas, uma alegoria às duas forquilhas que suportam cada uma das duas rodas dianteiras, ancoradas num sistema que lhes permite inclinar até aos 45º, e que simultaneamente compensa o raio de viragem para que cada roda se mantenha numa trajectória perfeita, sem arrasto ( a chamada geometria Ackermann).
 
À primeira vista a Niken intimida. Mas o seu aspecto agressivo, algo ficcional, de linhas orgânicas a lembrar um qualquer ser alienígena, esconde uma extrema facilidade de condução. Qualquer desconfiança relativamente à precisão, rapidez e leveza da direcção desvanece-se ao cabo das primeiras curvas.
 
Passados os primeiros quilómetros, à medida que se vai ganhando confiança, ou vencendo a desconfiança, esquecem-se as duas rodas e as duas forquilhas dianteiras, e começa-se a aumentar o ritmo na entrada das curvas.
 
Na prática, a Niken conduz-se efectivamente tal e qual como uma moto. Por isso a Yamaha a homologou como motociclo, sendo necessária carta de condução de moto para poder ser legalmente conduzida na via pública.
Mas não se pode cair no erro de pensar que esta é uma moto para iniciados. Longe disso.
 
Como argumento de venda, a Yamaha aposta na promoção de uma condução desportiva, mesmo para aqueles condutores que não tenham nem um gene em comum com Valentino Rossi. Mas isso não significa que possam ser inexperientes.
 
A potência disponibilizada pelo motor tricilíndrico CP3, que equipa a gama MT-09 e debita cerca de 110cv, apesar de não ser aconselhada nem a condutores iniciados nem aos menos experientes, pois mantém o seu carácter explosivo proporcionado por um elevado binário e uma grande capacidade de subir de rotação, requer algum controlo na dosagem do acelerador, sendo por outro lado viciante em termos de prestações, e nada fácil de resistir aos seus encantos.
Mais ainda por se desfrutar de uma caixa de velocidades com “quickshifter” para subir de relação.
 
A travagem é potente, muito doseável, e o ABS é, como seria de esperar devido ao acréscimo de aderência, muito pouco intrusivo. O quadro mantém-se firme, permitindo que haja alguma leitura do piso. A suspensão, completamente regulável, tem uma afinação desportiva, mas os componentes de qualidade garantem um excelente conforto sobre pisos degradados.
Mas porquê, então, as duas rodas na frente?
As vantagens são óbvias e residem sobretudo na maior aderência proporcionada pelos dois pneus dianteiros de 16 polegadas, desenvolvidos pela Bridgestone especificamente para a Niken, e que proporcionam além de uma maior confiança, uma segurança acrescida em curva e em travagem.
 
No entanto, o sistema de paralelogramo deformável que integra ponteiras de direcção, com todas as articulações providas de rolamentos, garante uma extrema leveza na inclinação lateral, que é em tudo semelhante à de uma moto normal. Até se a largarmos, ela cai para o lado.
A distribuição de pesos é optimizada (50/50), à custa do facto do guiador ter sido recuado 5cm relativamente à Yamaha MT09.
 
O teste que a Yamaha Portugal proporcionou aos meios de comunicação lusos, em território nacional, num trajecto diversificado que até deu direito às belas curvas do Bombarral, foi suficiente para perceber que, no que respeita à travagem, além de um acréscimo de estabilidade, há em situações de aderência reduzida nítidos ganhos na tarefa de reduzir a distância de paragem, permitindo travagens vigorosas mesmo com ângulos de inclinação elevados.
 
O único aspecto em que se notam diferenças para uma moto normal é a agilidade na mudança de direcção, que se vai perdendo com o aumento da velocidade, causado pelo efeito giroscópico a duplicar, e que está na base da utilização de jantes de 15 polegadas precisamente para o diminuir.
Atingir elevados ângulos de inclinação é extremamente fácil, proporcionando altos níveis de adrenalina. Os mais afoitos irão seguramente gostar das manobras de “drift” que a Niken permite, já que também é possível desligar o controlo de tracção, e seguramente que alguns se vão deliciar a fazer uns “wheelies”.
 
Claro que há limites, mas estes, apesar de dependerem igualmente das condições do piso e da velocidade, estão muito para lá do expectável e só se revelam numa condução excessivamente efusiva e pouco recomendável na via pública.
 
Apesar de a Niken ter sido concebida para as curvas, a circulação em trânsito urbano não se vê penalizada pela existência das duas rodas dianteiras, já que a sua largura total, de 410mm, é inferior à do guiador, que nem é exagerada, havendo no mercado motos com guiadores mais largos que o da Niken.
 
As capacidades turísticas deste novo modelo da Yamaha também não são de desprezar. Uma posição de condução elevada e muito ergonómica, espaço desafogado para o passageiro, uma suspensão bastante confortável e a instalação de “cruise control” fazem da Niken uma potencial candidata a uma “roadtrip” pelo centro da Europa ou mais além!
A Niken já se encontra em comercialização na versão normal ou GT, sendo a Benimoto um dos distribuidores autorizados da mesma.
 
Uma vasta gama de acessórios Yamaha está também disponível. Clique aqui para ver:
https://www.yamaha-motor.eu/pt/pt/products/motorcycles/sport-touring/niken-2019/accessories/
"

Capa Aquatex

Capa Aquatex

Capa Aquatex da Oxford para moto/scooter com ou sem topcase
FREECOM 2 Intercomunicador

FREECOM 2 Intercomunicador

Microfones híbridos e microfone c/ fios incluídos na embalagem, permitindo a ...
KD6 Cadeado com alarme de 6 mm

KD6 Cadeado com alarme de 6 mm

KD6 Cadeado com alarme de 6 mm. Protecção nível 6.
Elástico de Transporte "Aranha"

Elástico de Transporte "Aranha"

Rede elástica para fixação de objetos na parte superior do baú, ou no ...
Kit de reparação de furos

Kit de reparação de furos

Permite que um furo seja reparado em apenas alguns minutos e proporciona uma ...
Limpeza Total

Limpeza Total

Limpeza total da moto; Fácil de usar – basta aplicar e enxaguar bem; Limpa em poucos ...
Massa para Correntes – Ambiente Húmido

Massa para Correntes – Ambiente Húmido

Excelentes propriedades de aderência à corrente; Proteção contra ...
Renovador de Silicone

Renovador de Silicone

Acabamento impecável; Fácil de usar, sem necessidade de polir; Ajuda a prevenir o ...

Marcas Representadas

Top
(6) items
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
Items 6
Subtotal 2.150