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R1M

História da R. O seu futuro

EM DESTAQUE

Esta é a moto de produção mais avançada para os motociclistas de elite. Equipada com o lendário motor de 998cc com planos cruzados e o leve chassis em alumínio Deltabox da Yamaha, a R1M é a derradeira máquina de pista. E com o sistema eletrónico da próxima geração, esta moto que não faz cedências permite-lhe descobrir o seu verdadeiro potencial na pista de competição

A Yamaha criou a R1M focada nas corridas utilizando algumas das tecnologias mais sofisticadas desenvolvidas a partir da moto da M1 vencedora do MotoGP. A sua última suspensão de corridas eletrónicas Öhlins (ERS) com suspensão dianteira de gás anticavitação NPX realçam o seu melhor desempenho em todos os circuitos – e a carenagem frontal rebaixada em carbono ajuda a barbear os tempos de volta.

Mas o que realmente torna a R1M numa grande inovação são as ajudas de alta tecnologia ao piloto, incluindo o Controlo de travagem, a Gestão do Travão do Motor e o Launch Control – bem como uma Unidade de Controlo de Comunicações para a afinação de dados e afinação de motores sem fios. Com jantes totalmente pretas, painéis de estrutura em carbono, cores pretas/prateadas do depósito e os gráficos mais recentes, a R1M é a derradeira série R, proporcionando o pacote de pista mais completo.

  

CARACTERÍSTICAS

  

Carenagem em carbono inspirada na M1 

A R1M vem com um novo visual de moto de fábrica radical inspirado na moto Yamaha M1 vencedora do MotoGP. A frente agressiva e o ecrã dão uma área frontal baixa para o mínimo de arrasto, e a carenagem integrada flui perfeitamente para os lados do depósito de combustível para dar uma posição apertada para a aerodinâmica mais eficiente.

  

Suspensão eletrónica de competição (ERS) Öhlins 

A suspensão eletrónica de competição (ERS) Öhlins é o sistema de suspensão mais sofisticado disponível numa Yamaha de produção. O software avançado permite curvar, travar e acelerar com mais eficiência e a interface de utilizador intuitiva permite alterar rapidamente as regulações da suspensão para adaptação a diferentes pistas e condições de superfície.

  

Suspensão a gás anticavitação Öhlins NPX 

Para obter um melhor feedback da superfície com um desempenho de amortecimento mais consistente, a R1M está equipada com a suspensão altamente tecnológica a gás Öhlins NPX. Os apoios do veio da suspensão possuem pequenas câmaras de gás que exercem 0,6 Mpa de pressão interna para reduzir a cavitação no curso de ressalto. Isto permite que o sistema de amortecimento seja mais eficaz e o resultado é uma sensação de precisão com mais controlo.

  

Traseira leve em carbono 

Para alcançar a melhor centralização em massa juntamente com um baixo peso pronto para a corrida, a R1M apresenta uma carenagem de carbono e para-lamas dianteiro, bem como jantes e sub quadro traseiro em magnésio e uma carenagem inferior em titânio – e a traseira de carbono sublinha a especificação extremamente alta desta sofisticada moto de pista.

  

Número de produção gravado 

Ser proprietário de uma R1M é um orgulho – e não poderia ser de outra forma pois é a produção mais exclusiva de sempre da Yamaha! Para realçar o seu estatuto especial, a R1M possui uma placa especial com o número único de produção gravado.

  

Sistema de controlo de travão (BC) 

Na pista, é necessário ter controlo preciso em todas as situações quando se pretende reduzir os tempos de volta. Com dois modos diferentes, o sistema de controlo de travão (BC) da R1M analisa o ângulo de inclinação, a aceleração de derrapagem e outros dados para condicionar instantaneamente a pressão do travão hidráulico e evitar bloqueios das rodas, resultando em voltas mais uniformes e rápidas.

  

Sistema de gestão do travão do motor (EBM) 

Para aumentar o controlo, que é essencial quando estamos na pista, o novo sistema de gestão do travão do motor (EBM) da R1M permite selecionar a melhor força de travagem do motor para diferentes condições de condução. Com dados de vários sensores, o sistema EBM ajusta a abertura da válvula do combustível, o tempo de ignição e o volume de combustível injetado para proporcionar três modos de travagem do motor à escolha.

  

Motor de 998cc com planos cruzados 

Desenvolvido com tecnologia da M1 do MotoGP, o motor de 998 cc possui injetores Bosch que oferecem um amplo ângulo de aspersão, para maior eficiência. Os martelos seguidores especialmente desenhados e os novos perfis das cames oferecem um desempenho incrível nos regimes de alta rotação. Por outro lado, este motor de planos cruzados em conformidade com a norma EU5 ganhou também um sistema de lubrificação de alta eficiência para uma performance perfeita.

  

Acelerador APSG ride-by-wire 

O controlo eletrónico do acelerador Yamaha (YCC-T) é ativado por um punho rotativo de alta tecnologia que confere uma sensação natural de controlo preciso. Com uma mola, um deslizador e uma engrenagem que proporcionam uma sensação natural e progressiva, o novo e leve punho com sensor de posição do acelerador (APSG) ride-by-wire oferece uma resposta de acelerador instantânea.

  

Sistema de controlo do arranque (LCS) 

Com os dados de diversos sensores, o sistema de controlo do arranque (LCS) otimizado da R1M oferece mais controlo de alto nível nos arranques. Para arranques mais rápidos e agressivos, o modo LCS1 está programado para se ativado às 9000 rpm com uma abertura do acelerador de 41 graus.

  

Pneus Bridgestone Battlax RS11 

Seja para acelerar agressivamente, travar a fundo ou inclinar-se ao máximo nas curvas, precisa de confiar totalmente nos pneus. Com um padrão e um composto especial, os pneus Bridgestone Battlax Racing Street RS11 – com uma secção de 190mm atrás – oferecem os níveis mais elevados de tração juntamente com uma sensação fantástica.

  

A exclusiva CCU permite afinação sem fios 

A unidade de controlo de comunicações (CCU) exclusiva da R1M possui uma função de registo de dados que permite registar uma ampla variedade de dados de corrida, incluindo tempos de volta, velocidade, posição do acelerador, localização por GPS, ângulo de inclinação e muito mais. Também pode ser utilizada para comunicar com o sistema de controlo de condução (YRC) da Yamaha ao visualizar, descarregar ou alterar os modos de funcionamento.

  

Unidade de medição da inércia (IMU) de 6 eixos 

Equipada com um acelerómetro, um giroscópio e um sensor de força G que medem os ângulos de inclinação longitudinal, inclinação transversal e viragem, a unidade de medição de inércia (IMU) de 6 eixos fornece informações de corrida precisas à ECU 125 vezes por segundo. Estes dados permitem que a ECU acione as ajudas eletrónicas ao piloto e mantenha os níveis máximos de controlo da máquina para permitir tempos de volta cada vez mais baixos.

  

Funções de controlo eletrónico de alta tecnologia 

Sempre que correr na sua R1M, poderá ter a certeza de que as tecnologias de controlo eletrónico avançadas estão a trabalhar plenamente consigo para lhe proporcionar o nível máximo de controlo do motor e do chassis. Com os sistemas ERS, QSS, controlo de elevação, controlo de arranque, controlo de derrapagem, controlo de travão e gestão do travão do motor, poderá escolher a configuração ideal para qualquer situação.

  

ESPECIFICAÇÕES

  

Motor

  Tipo de motor: 4 tempos, Refrigeração líquida, 4 cilindros, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada: 998cc
Diâmetro x curso: 79,0 × 50,9 mm
Taxa de compressão: 13,0 : 1
Potência máxima: 147,1 kW (200.0 PS) a 13500 rpm
Binário máximo: 113,3 Nm (11,6 kg-m) a 11500 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Consumo de combustível: 6,8 l/100 km
emissões CO2: 159 g/km
Alimentação: Injeção Electrónica de Combustível

 

Chassis

Quadro: Chassis, Diamante
Ângulo do avanço de roda: 24º
Trail: 102 mm
Sistema de suspensão dianteira: Suspensão telescópica
Sistema de suspensão traseira: suspensão de ligação por braço, Braço oscilante
Curso dianteiro: 120 mm
Curso traseiro: 120 mm
Travão dianteiro: Dois discos hidráulicos, Ø320 mm
Travão traseiro: Disco hidráulico único, Ø220 mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17M/C (58W) sem câmara de ar
Pneu traseiro: 200/55 ZR17M/C (78W) sem câmara de ar

 

Dimensões

Comprimento total: 2.055 mm
Largura total: 690 mm
Altura total: 1.165 mm
Altura do assento: 860 mm
Distância entre eixos: 1.405 mm
Distância mínima ao solo: 130 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 202 kg
Capacidade Dep. Combustível: 17,0 l
Capacidade Dep. Óleo: 4,9 l

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